voltar para listagem do blog

Nuvem corporativa: tendências para 2022

Imagem de um homem trabalhando com um notebook em uma mesa

Como você e sua empresa estão se preparando para este ano? Trazer os bons resultados de 2021 para o agora é fundamental, porém inovar e estar de olho nas promessas do mercado é ainda mais. E nunca é tarde para sentar com os colaboradores, colocar o tema em pauta e discutir, de fato, o que pode atrair vantagem competitiva. Que tal começar pela cloud computing corporativa? Afinal, até mesmo para quem já implementou esse tipo de infraestrutura de TI dentro do negócio, este ano reserva muitas perspectivas e novidades quando o assunto é cloud. Vamos aproveitar para atualizar as possibilidades e falar de nuvem corporativa: tendências para 2022!

Imagem de um homem trabalhando com um notebook em uma mesa

Projeções do Gartner mostram que a computação em nuvem corporativa está entre as estratégias de tecnologia que vão dominar os próximos meses, de diferentes formas, como você vai ver adiante. Para se ter uma ideia, os investimentos em nuvem, que chegaram aos 450 bilhões de dólares, devem aumentar 20% neste ano, de acordo com a pesquisa Public Cloud – Services & Solutions Brasil 2021. Para onde vai e o que explica todo esse investimento em nuvem corporativa? Tendências para 2022: essa é a resposta!

 

Descubra a nuvem corporativa: tendências para 2022 que você não pode perder

Hoje listamos aqui 4 tendências que podem, inclusive, já ter atingido seu negócio de alguma forma. Entenda melhor cada uma delas e deixe de ser apenas um espectador da inovação: torne-se um agente transformador, introduza ela pelos corredores da empresa e dispositivos de colaboradores em home office!

 

Implantar cloud computing na empresa inteira?

Um mito que (finalmente!) está caindo por terra é a de achar que apenas os colaboradores e o setor de TI podem utilizar o ambiente virtual de cloud computing no seu dia a dia. A nuvem é mais do que uma nova tecnologia de trabalho: é uma verdadeira estratégia de negócio! É extremamente importante que ela percorra todos os times da empresa, independente da atividade que exerçam para o todo. Mas por quê?

As projeções mostram que uma das tendências para 2022 é que os líderes entendam a importância de todos os colaboradores, ou ao menos grande parte deles, estarem integrados em um servidor cloud. Afinal, esse é exatamente o objetivo quando se utiliza a cloud computing: integrar, para depois conseguir mais acessibilidade e resultados precisos no dia a dia. É a partir de uma plataforma de cloud que se estende por todos os departamentos que as vantagens reais vão ser alcançadas – e o mercado, agora, mais do que nunca, sabe disso!  

 

– Leia também:
>>> A nuvem e o teletrabalho

 

O que são plataformas nativas da nuvem?

Um olhar mercadológico que ganha forma é o da nuvem não como meio, mas como fim. Como assim? Inicialmente, a cloud computing surge como uma opção aos mais tradicionais servidores físicos, a edge computing. Hoje, fica claro que não é assim, pois os dois tipos de infraestrutura de TI podem trabalhar em conjunto, a excelente TI híbrida. Mas, o ponto aqui é outro. Quando se imaginava que era uma ou outra, as empresas que adotavam a nuvem corporativa apenas faziam o processo de migração de suas aplicações e dados que já estavam nos servidores físicos. Hoje, estamos muito além disso, sabia?

Com mais experiência e entendimento sobre a nuvem, foi possível entender que: mais do que migrar, podemos criar plataformas específicas para a cloud, dentro do próprio ambiente virtual. São as plataformas nativas da nuvem. São iniciativas mais ágeis, flexíveis e inteligentes, além de viabilizarem um gerenciamento mais atento e uma segurança mais forte. 2022 promete negócios entendendo o potencial das plataformas nativas da nuvem e, de fato, colocando essas soluções em prática!

Por que adotar inteligência artificial, análise de dados e nuvem?

Nós dissemos que servidor na nuvem para empresas é uma estratégia de negócio, mais do que apenas uma tecnologia para o trabalho. Lembra disso? Aqui, temos também a ideia de convergência de estratégias de inovação, trabalhando em conjunto em prol de mais vantagem competitiva. Um entendimento que cresce entre as empresas é de que a nuvem corporativa pode ser a solução, mas que ela é muito mais potente ao lado de outras estratégias. Aqui, vale ressaltar principalmente duas, com base nas tendências: inteligência artificial (IA) e análise de dados (Data & Analytics).

A inteligência artificial, viabilizando processos de automação e otimização no trabalho, assim como a análise de dados, que permite mais precisão nas decisões e nos projetos desenvolvidos pelos colaboradores, são dois fortes aliados da computação em nuvem corporativa e vão ganhar muito destaque em 2022. Pois, com essa convergência, será possível extrair mais valor dos dados e resolver problemas com mais facilidade e rapidez. É nessa realidade que os líderes miram – sem dúvidas, podemos dizer que estão corretos!

 

O que é TI híbrida?

Outra tendência já mencionada aqui, mas que vale um tópico só para ela, é a TI híbrida. Possivelmente, este ano vai encerrar uma discussão que tem perdido a validade rapidamente: edge ou cloud? Tentar colocar uma espécie de oposição entre os dois tipos de infraestrutura de TI é algo tão do passado… precisamos encontrar a solução ideal, e, muitas vezes, a resposta não estará em apenas uma opção, mas, na mistura das duas! Mas como isso pode funcionar?

A TI híbrida, como é chamado essa mescla, propõe manter em uma infraestrutura de TI física aplicações que rodam e gerenciam sistemas internos e de maior proximidade com os colaboradores, como equipamentos de uma linha de industrial, e armazenar em um ambiente virtual aplicações que exigem mais elasticidade de processamento, como sites e plataformas de atendimento a clientes. A expectativa é que as empresas entendam que é mais vantajoso utilizar o melhor dos dois mundos, atendendo às especificidades e particularidades de cada situação!

 

Nuvem corporativa: tendências para 2022 aqui!

solucoes em cloud-server

Agora, responda a essa pergunta: o que mais é necessário para conseguir aproveitar as tendências para 2022 da nuvem corporativa? É fundamental, para que as soluções de nuvem corporativa dêem resultados, ter uma empresa de cloud computing experiente, qualificada e humana ao seu lado. A Sercompe tem tudo isso e muito mais? Serviços de Cloud Server, Cloud Storage, Cloud Backup e diversos outros, além de uma consultoria gratuita com nossos especialistas, te aguardam!

 

– Leia também:
>>> Como escolher a melhor empresa de cloud computing

>>> 6 mitos e verdades sobre computação em nuvem: confira aqui!