voltar para listagem do blog

Computação em nuvem como aliada da análise de dados

imagem de uma homem analisando dados no notrbook

Se a sua empresa busca maneiras de crescer, muito provavelmente os conceitos de Big Data e Analytics já apareceram em alguma conversa. Talvez você já tenha lido algo sobre o assunto. Afinal, a inovação já conectou – e não vai desconectar – competitividade de mercado com análise de dados. Virou uma coisa só. Para se ter uma ideia, já em 2019, 60% das empresas brasileiras já orientavam suas estratégias a partir de coleta, armazenamento e tratamento de informações, segundo o estudo Global State of Enterprise Analytics. Mas você sabe quem pode ser a principal ferramenta na utilização de Big Data e Analytics dentro do seu negócio? Hoje nós te contamos porque ter a computação em nuvem como aliada da análise de dados!imagem de uma homem analisando dados no notrbook

Quando falamos em análise de dados, estamos nos referindo a um trabalho que não envolve uma quantidade pequena de informações – como explicaremos melhor daqui a pouco. Hoje em dia, quem tem dados, tem tudo. Logo, quanto maior a quantidade de dados envolvida, maior o potencial de adquirir vantagem competitiva sobre outras empresas que atuam no ramo.

Porém, aumentar a quantidade de dados também requer um crescimento em qualidade e responsabilidade. É uma relação diretamente proporcional. Descuidos, no que diz respeito a informações, principalmente pessoais, podem levar a problemas legais, econômicos e de imagem. Por isso, tenha a computação em nuvem como aliada da análise de dados. Ela pode ser o seu porto seguro nessa hora!

 

Computação em nuvem como aliada da análise de dados? Entenda!

Primeiramente, vamos entender, afinal, o que exatamente são Big Data e Analytics. Uma pesquisa realizada pelo IDC Predictions mostrou que empresas faturam 21% mais ao direcionarem investimentos para a análise de dados. Quem tem um negócio sabe o quanto vale a pena inovar e ver o resultado revertido em números melhores ao fim do mês!

 

O que é Big Data?

Lembra dos Data Centers? São os locais onde ficam armazenados servidores interligados que comportam um grande volume de dados. Big Data é justamente esse agrupamento de dados, que podem ser acessados remotamente e relacionados entre si. Nós estamos cercados de exemplos: redes sociais, sites e plataformas de textos, imagens, áudios e vídeos. Apostamos que agora você se deu conta de que o conceito de Big Data está presente em seu celular, seu computador, sua televisão e outros. E está mesmo.

Os benefícios para empresas que possuem seus próprios sistemas de Big Data são muitos. De informações internas – fichas de colaboradores, desempenho de campanhas – a informações externas – cadastro de clientes, despesas com transporte -, há diversas possibilidades de utilizar esses dados para melhorar o relacionamento com o público, integrar as equipes e ampliar as estratégias. Parece ótimo, não é mesmo? De fato, é. No entanto, vale ressaltar que o Big Data é apenas um banco de dados. Para que tudo isso funcione, ele precisa trabalhar com o Analytics.

 

O que é Analytics?

Complementando o conceito de Big Data, temos o Analytics – ou Data Analytics. Eles trabalham em conjunto pois a partir da coleta e do armazenamento de uma grande quantidade de dados, obtidas a partir do Big Data, é preciso tratá-los usando softwares desenvolvidos especificamente para essa tarefa. É aí que entra o Analytics com seu poder de análise das informações!

O tratamento de dados é, na prática, o cruzamento e a identificação de dados para identificar alguns padrões que podem interessar à empresa. Desde informações sobre hábitos de consumo de seus clientes até microdados que revelam o desempenho do negócio em uma determinada atividade. Os relatórios que nascem a partir do Analytics tem mais precisão, assertividade e foco no que realmente é útil. Não seria ótimo tomar decisões com base no Analytics?

 

Mas quais as vantagens da cloud computing na análise de dados?

A grande questão da análise de dados – e que nos motiva a trazer esse conteúdo – é que todo esse mundo que se abre a partir de Big Data e Analytics pode desaparecer quando não há o preparo adequado. A parte humana, sem dúvidas, conta muito, porém nós estamos falando propriamente da infraestrutura de TI utilizada para fazer a análise de dados. Ela é crucial para um bom desempenho e pode ser a causa de dores de cabeça nesse momento. Mas por quê?

Novamente, Big Data e Analytics se referem a um trabalho feito com um volume muito grande de dados. Pode ser que a infraestrutura de TI que já está dentro da sua empresa, isto é, servidores e outros equipamentos, não sejam suficientes para uma boa análise de dados. E suficiência se refere a vários aspectos – tamanho, escalabilidade, acessibilidade e outros. Aplicar uma estratégia de análise de dados sem a certeza de que a infraestrutura de TI suporta, é um grande risco, pois o negócio pode ser impactado de muitas formas, como mencionamos lá no início.

Uma solução encontrada nos últimos anos para resolver esses dilemas é a TI híbrida. Ela permite que a gestão interna e externa da empresa tenham uma ótima performance, além de garantir segurança para aplicações e dados, evitar custos desnecessários e favorecer estratégias de análise de dados que envolvam Big Data e Analytics. A TI híbrida consiste na junção entre infraestrutura de TI física – a edge computing – e a infraestrutura de TI virtual – a cloud computing. Vamos, então, entender um pouco mais as vantagens da cloud computing na análise de dados!

Computação em nuvem: segurança na análise de dados

É preciso, dentre outras necessidades, ter responsabilidade na análise de dados com Big Data e Analytics. Afinal, estamos falando, em muitos casos, de informações pessoais. A computação em nuvem se utiliza de um ambiente virtual envolvida em alta codificação e criptografia, o que já dificulta a vida de invasores e diminui as chances de ataques hacker. Inclusive, com a cloud computing, é possível adotar camadas de segurança a mais por meio de soluções como cloud backup, que copia e armazena os dados em um local externo, e disaster recovery, que mantém um ambiente de trabalho secundário para ser utilizado quando o principal estiver impossibilitado.

 

– Leia também:
>>> Por que a cloud é segura?

 

Computação em nuvem: acessibilidade na análise de dados

Para que o tratamento de dados propriamente dito seja bem aplicado – a parte do Analytics – é necessário que essas informações possam ser acessadas e compartilhadas de forma prática e rápida. Levando em conta também o fato de que podem ser tratados milhares de dados simultaneamente. A cloud computing propicia esse ambiente de forma inigualável! A alta capacidade de processamento da nuvem faz com que a acessibilidade ao ambiente virtual seja um de seus pontos fortes. Ao lado de um time de especialistas de uma empresa de cloud computing, você e seus colaboradores podem ter um ambiente altamente acessível e vantajoso!

 

Computação em nuvem: redução de custos na análise de dados

Há pouco, nós comentamos que a infraestrutura de TI que o negócio já tem pode não ser suficiente para atender às exigências da análise de dados. É possível imaginar, então, que uma das saídas pode ser investir em mais máquinas, cabeamento e outros equipamentos que compõem os servidores físicos. Entretanto, optar pela cloud computing é uma opção melhor, visto que você só paga pelo que usa – não tem capacidade ociosa – e o ambiente virtual fica rapidamente disponível para os profissionais de TI. Menos gasto, menos tempo: a computação em nuvem é a melhor forma de complementar a sua infraestrutura de TI e expandir os horizontes, principalmente quando o assunto é análise de dados!

 

Você tem mais um aliado da análise de dados bem aqui!

solucoes em cloud-server

Com mais de 30 anos de tradição em soluções ideais para infraestrutura de TI, a Sercompe está à disposição com os melhores serviços de cloud e uma equipe especializada, experiente e humana! Deixe seus dados e nosso time vai entrar em contato com você.

 

– Leia também:
>>> Como a computação em nuvem pode auxiliar o seu negócio

>>> Backup imutável: sua empresa protegida contra os ataques de ransomware