voltar para listagem do blog

A computação em nuvem já faz parte do seu dia a dia

Imagem de pessoas sentadas em circulo trabalhando com notebook no colo

Não te conhecemos, mas uma coisa nós sabemos: você está cercado de nuvens. Na verdade, é muito fácil chegar a essa conclusão, pois elas estão espalhadas por todos os lados – da rotina de trabalho ao momento do hobby – facilitando nossa vida. Assim como outras tecnologias que fazem parte do dia a dia, a nuvem (ou cloud) passa despercebida. Porém, isso não significa que seu papel é secundário. Muito pelo contrário! Você pode nem notar, mas a nuvem está aí, ao seu lado, e é crucial para boa parte de suas atividades. Para entender a importância da cloud na nossa vida pessoal e profissional, hoje você descobre que a computação em nuvem já faz parte do seu dia a dia!

Imagem de pessoas sentadas em circulo trabalhando com notebook no colo

Apesar de consolidado, o conceito – e a infraestrutura de TI, em si – de nuvem ainda não é amplamente conhecido. Mesmo assim, esse tipo de solução está presente entre os grandes líderes de mercado. Você acompanha a movimentação das Big Techs? São as maiores empresas do mundo – para se ter uma ideia, cerca de 80% do mercado é controlado por elas (mais à frente vamos conhecê-las um pouco mais). A computação em nuvem é fundamental para a sobrevivência delas, sendo um claro diferencial competitivo. Agora, já imaginou o que a computação em nuvem pode fazer pelo seu negócio?

Mesmo fazendo parte da nossa vida, muitas vezes não percebemos o potencial que essa mesma ferramenta pode ter em nosso caminho profissional. As vantagens que o cloud computing corporativo pode trazer a uma empresa, seja ela micro ou macro, podem alavancar bons profissionais e boas ideias. Se a computação em nuvem já faz parte do seu dia a dia, entenda também como ela pode fazer parte do seu sucesso!

A computação em nuvem já faz parte do seu dia a dia: saiba onde, como e porquê!

 

Onde a computação em nuvem está?

Seus aplicativos preferidos fazem uso da nuvem. Sua lista de filmes é acessada e assistida por meio de uma nuvem. Playlists inteiras de música estão armazenadas em uma solução de nuvem. Esse é o atual cenário? E, na verdade, foram apenas alguns exemplos. Mesmo as empresas e serviços que não utilizavam a computação em nuvem em sua origem, passaram a estudar a possibilidade de aderir a cloud computing e, de fato, fazer o processo de migração para nuvem. Mas isso é novidade, certo? Nem tanto!

O Spotify, por exemplo, iniciou a sua migração para serviços de nuvem em 2016, pouco tempo depois que a Netflix havia completado seu processo de implementação da cloud. Já na época, o serviço de streaming de música mais popular do mundo, que até então se utilizava de datacenters espalhados pelo mundo para armazenamento e processamento de dados, declarava que reconhecia as vantagens da nuvem. Essa mudança permitiu a expansão do app, levando a menos custos com manutenção e novas possibilidades de funcionamento do streaming.

Spotify, Netflix, Amazon, Google e muitas outras empresas gigantescas – as já mencionadas big techs – enxergaram na cloud uma oportunidade de crescer ainda mais. E conseguiram. São empresas que cercam nossas atividades, do momento em que acordamos (aquele “bom dia”, da Alexa) até o episódio da série do momento que você viu por último. Compras, serviços, divertimentos. Está tudo lá, na nuvem! Inegavelmente, a computação em nuvem já faz parte do seu dia a dia. Do dia a dia de todo mundo.

 

– Leia também:
>>> 6 mitos e verdades sobre computação em nuvem: confira aqui!

 

Como a computação em nuvem funciona?

A grande questão que fica para nós pensarmos agora é: até onde a nuvem pode ir? A expectativa é que, nos próximos anos, as soluções de cloud computing ganhem ainda mais presença – especialmente no nosso dia a dia. Você já ouviu falar em IoT? Ou Internet das coisas, como geralmente nos referimos no Brasil. A IoT está chegando com força para levar mais inteligência e eficiência aos eletrodomésticos da cozinha, aos itens do banheiro e aos móveis do quarto, entre muitos outros lugares. A nuvem é decisiva nessa evolução e estará ao lado da internet das coisas na hora de “dominar o território”. Mas por quê?

A forma como a cloud funciona é particularmente interessante para empresas que necessitam de uma grande capacidade de armazenamento e armazenamento ou têm o objetivo de conseguir vantagem competitiva por meio da TI. O ambiente virtual sustentado pela computação em nuvem é flexível e altamente adaptável à demanda, ou seja, a quantidade de informações pode variar, mas a nuvem não perde a capacidade de processá-las. Problemas com sobrecarga e mal funcionamento são minimizados.

No caso do Spotify, o aumento no número de artistas, músicas, usuários ou qualquer outra categoria de informação presente no aplicativo, em um cenário de infraestrutura de TI apenas sustentada pelos data-centers, poderia levar a sobrecargas nos sistemas de processamento. O app poderia apresentar falhas possivelmente não previsíveis. A nuvem aparece como uma solução adequada para as empresas por oferecer tanto uma solução completa de infraestrutura de TI como um complemento à infraestrutura que a organização já possui. O nome disso é vantagem competitiva!

Onde mais a computação em nuvem está?

Ficou claro como a computação em nuvem já faz parte do seu dia a dia e isso não é de hoje. Mas, para muita gente, essa presença ainda pode ser de forma “passiva”, digamos assim. Ela está por trás das suas principais ferramentas. Ela te ajuda a conhecer novidades, localizar interesses e comparar produtos. Mas e se ela também puder ser a sua principal aliada na hora de encontrar um novo lugar no mercado?

Da playlist para o seu negócio, que tal? Atualmente, a computação em nuvem é uma das grandes opções para empresas que buscam otimizar suas atividades e conquistar resultados melhores. Isso vale só para corporações tradicionais e consolidadas em sua respectiva fatia de mercado? De maneira alguma! Vale também para uma pequena iniciativa, que ainda está procurando a melhor maneira de atrair clientes – e pode encontrar essa maneira justamente aqui, na nuvem. Aliás, vale também para aquela sua ideia, aquela que faltava algo e talvez ainda nem tenha saído do papel.

Todas as áreas de atuação, quando o assunto é cloud computing, encontram soluções que respondem às expectativas. Serviços como Cloud Server, Cloud Storage, Cloud Backup, Disaster Recovery e Cloud Firewall são exemplos de soluções que melhoram o desempenho de seus colaboradores e dão mais segurança para as operações que envolvem o processamento de informações. Que tal uma consultoria gratuita sobre nuvem com especialistas? A Sercompe te oferece uma oportunidade para conhecer exatamente qual a melhor solução para você! Deixe seus dados e entraremos em contato!

 

– Leia também:
>>> Como a computação em nuvem pode auxiliar o seu negócio

>>> Qual solução é melhor: computação em nuvem ou computação na borda?