voltar para listagem do blog

Digitização, Digitalização e Transformação Digital: qual o conceito e a diferença entre esses termos?

Com o avanço das inovações tecnológicas, é inevitável que em algum momento ela chegue até sua empresa. A questão maior é como se adaptar a elas e como inseri-las no contexto do seu negócio, estabelecendo uma nova forma de solucionar problemas.

Nesse quesito, entra a digitização, a digitalização e a transformação digital. Três conceitos que podem se confundir, mas que possuem valores diferentes.

Enquanto de um lado, há a transformação do modelo de negócios e da estrutura empresarial, do outro, temos a visão mais prática sobre a transformação de dados.

Com essa ideia estabelecida, você consegue definir o que é ideal para sua empresa e o que fazer para estabelecê-los? Se a resposta é não, confira mais a respeito sobre o que é digitização, digitalização e transformação digital e qual a importância desses termos para uma verdadeira mudança no seu negócio!

Qual o significado do termo digitização

Embora seja um termo ainda novo, a digitização está envolvida em atividades de revisão de processos de inovação e procedimentos de uma organização. Seu objetivo é transformar a empresa antes física em digital.

Esse processo não exige mudanças muito profundas, uma vez que a empresa passa a deixar de lado, por exemplo, uma pilha de papeis e agora passa a um novo modelo de negócio.

De tal forma, a empresa utiliza novos procedimentos, sistemas, instrumentos e formas de colaboração, tudo com o intuito de deixar a sua atuação muito mais inteligente.

Na digitização de uma empresa, todos os itens necessários para seu funcionamento, nascem digitais. Exemplos disso são contratos desenvolvidos virtualmente, que podem ser criados, geridos e assinados de forma digital.

Outra forma de digitização, por exemplo, é a conta de luz ou água que antes vinha em papel. Há lugares em que o recebimento da fatura online ou a cobrança em débito já acontece e podem ser solicitadas.

Transformar a forma e o tempo de fechar um negócio, de realizar uma transação etc., são parte da digitização e ocasionam em eficiência, receita e diminui custos.

O que é o processo de digitalização?

Diferente da digitização, aqui as informações “nascem” físicas e são transpostas para o digital, acarretando, assim no processo de digitalização. De forma prática, consiste em eliminar papeladas e transferir os dados desses documentos para um sistema.

Aqui não há uma mudança profunda nos processos da empresa. Afinal, não há uma alteração nos moldes do funcionamento da empresa, e, sim, a adaptação de um modelo para o outro.

Qual a diferença entre digitação e digitalização?

A digitação consiste em digitar algo se usando de um teclado. É basicamente copiar as informações de um papel para um sistema digital.

Enquanto isso, a digitalização normalmente é realizada por escaneamento. Do mesmo modo, há a cópia das informações, porém, por meio de imagem.

Como pode ser definida a transformação digital?

Basicamente, transformação digital é um processo no qual a organização utiliza o que há de mais tecnológico no mercado com o intuito de expandir sua produtividade. Com tal mudança, a tecnologia passa a ser o centro das atenções no negócio e se busca pela potencialização dos resultados.

Neste contexto, a transformação digital pode se aproveitar dos processos de digitização e digitalização, porém, vai além disso. Aqui, ferramentas e metodologias de análise de dados são usados para que atos sejam pensados e adotados com o intuito de aumentar o desenvolvimento da empresa e gerar mais valor para os clientes.

A diferença entre digitização, digitalização e transformação digital é que, no último caso, existe uma mudança profunda no funcionamento da empresa. Deste modo, ela deve seguir e implementar as inovações conforme elas vão aparecendo no mercado.

 

Leia também:
>>> A importância da relação da TI com os outros departamentos de uma empresa

 

Pilares da transformação digital

Embora às vezes a transformação digital possa ser vista como uma atualização de softwares ou hardwares, não é exatamente isso. Sua implementação deve seguir os seguintes apontamentos:

  • Melhoria na eficiência dos processos internos;
  • Melhoria na experiência do cliente;
  • Ampliação na inovação tecnológica;
  • Geração de valor e vantagem competitiva para a empresa.

Elementos presentes na transformação digital

  • Big data (interpretação de grandes volumes de dados por meios específicos que não seriam suportados por um sistema tradicional);
  • Inteligência artificial;
  • Computação em nuvem;
  • Cibersegurança;
  • Blockchain (protocolo da confiança);
  • Manufatura digital por adição (impressão 3D).

Impactos da transformação digital na empresa

imagem olográfica de aparelhos eletrônicos em cima de uma mão

Os impactos da transformação digital em uma organização são gigantescos, necessitando de pesquisa e planejamento para implementá-la e, consequentemente, obter o sucesso esperado.

Na transformação digital o diferencial é a busca por solucionar problemas que existam de fato. Portanto, tecnologia por si só não significa muito, uma vez que não faz diferença quando não é bem aplicada dentro de um planejamento.

Recapitulando, com o cronograma ideal, há um aumento no lucro do negócio, redução de custos, aumento de produtividade da equipe, elimina gargalos de processo, melhora a comunicação e traz inovações para clientes.

Governança de ti

Toda transformação digital dentro de uma organização, envolvendo digitização e digitalização, envolve ativamente a participação das equipes de TI— uma vez que a modernização de tecnologias é parte essencial deste grupo.

Para tanto, é preciso que haja uma boa governança de TI. Este nada mais é do que um processo que visa cuidar do gerenciamento de informações, garantindo a segurança da empresa. Além do mais, também auxilia no alcance de resultados e objetivos, alinhada com as estratégias de negócios.

Serviços de cloud

Serviços presentes em nuvem, são uma boa forma de dar início à transformação digital da sua empresa. Com o cloud computing, por exemplo, você vai ter mais velocidade no arquivamento e recuperação de dados, acessos remotos e disposição do servidor a qualquer momento.

Com a Sercompe você vai ter uma infraestrutura sempre atualizada, pronta para as transformações digitais e, o melhor, pague apenas pelos recursos que usar, no momento em que precisar. Confira nossos serviços de TI e entre em contato!

 

Leia também:
>>> Computação na nuvem: quais os principais serviços na nuvem para empresas?

>>> Tecnologia no varejo: competitividade, redução de despesas e ampliação das receitas