Redução de custos e a revolução do data center

Se a empresa onde você trabalha está sempre procurando cortar custos, ou se você é o responsável por isso dentro da empresa, saiba que é assim em todos os negócios. E é assim que deve ser.

Energia elétrica, materiais de escritório, copos plásticos, o melhor regime tributário, esse é o básico. Agora, se o corte de custos chega a demissão de funcionários, o problema da sua empresa é bem maior.

Você sabia que tem uma infraestrutura aí na sua empresa, que talvez não esteja recebendo a devida atenção, mas que pode ser responsável por muitas despesas? Você pode fazer algo a respeito!

Servidores, refrigeração, energia, espaço. Ter um data center dentro da empresa envolve muitos custos. Segundo dados do Gartner, 10% dos gastos operacionais do data center são relacionados com consumo de energia e a projeção é que alcance os 15% nos próximos 5 anos. O Gartner também afirma que 55% do orçamento de TI das empresas é destinado a infraestrutura e operações.

A longo prazo, ou nem tão longo assim, você ainda precisa se preocupar com o quão novo o seu data center está. Novas demandas de negócio surgem a todo momento e a sua TI não pode ser o impeditivo para a inovação. A velocidade de adoção de novas tecnologias, o lançamento de um novo produto e a abertura de novos mercados para sua empresa dependem cada vez mais de quanto a sua TI pode entregar.

A Solução

Que tal tirar as preocupações com data center de dentro da sua empresa? Deixe para sua equipe a tarefa de conduzir a inovação, pensar em melhorias nos processos e ajudar a empresa a crescer. O data center como serviço é uma solução que vai reduzir custos e tirar a carga de preocupação da empresa em relação as operações rotineiras de TI.

Muitas empresas ainda não são adeptas desse modelo. Um levantamento realizado pelo IDC, que ouviu executivos de 200 grandes empresas no Brasil, mostrou que 85% ainda não terceiriza esse serviço. Desse total, 77% utiliza data center próprio com operação realizada por pessoal próprio e 8% utiliza data center próprio com operação terceirizada.

A pesquisa também apontou que 45% dessas empresas cogita tirar o data center de dentro de casa. O motivo mais citado foi a segurança, pois oferece agilidade; e na sequência, a redução de custos, tanto operacionais, quanto com investimentos.

Nesse processo de otimização de custos, é a hora de olhar para o seu data center e ver se ali não estão as oportunidades de melhoria.