voltar para listagem do blog

A nuvem e a tecnologia blockchain

Ilustração cloud computing com varios dispositivos interligados a nuvem

E se você pudesse garantir segurança no tratamento de dados sem perder competitividade na hora de lucrar com eles? Um dos principais enganos ao falarmos de cibersegurança, segundo o Gartner, é acreditar que “jogar dinheiro” no problema e interromper atividades de risco é a solução. De maneira alguma! Quem busca espaço no mercado precisa, sim, proporcionar um ambiente de processamento de dados protegido, porém sem que isso impacte negativamente a produtividade e o desempenho da empresa. É aí que entram a nuvem e a tecnologia blockchain!

Ilustração cloud computing com varios dispositivos interligados a nuvem

Essa inovação, na verdade, já não é tão nova. Ela surgiu em 2008 junto ao popular Bitcoin. A Blockchain foi pensada como um pilar de sustentação à primeira criptomoeda e, sem surpresas, essa tecnologia demonstrou um ótimo desempenho e se espalhou por outras iniciativas ao redor do mundo ao longo dos anos. Mas, o que explica o interesse de empresas na Blockchain?

Os excelentes resultados vistos em grande escala dentro da rede Bitcoin poderiam, com facilidade, ser replicados dentro de outros negócios. Pouco importando o tamanho do negócio, o que realmente vale é a capacidade de trabalhar com dados e enxergar ótimas chances de crescimento por meio deles. Um dos caminhos, claro, é a computação em nuvem: quem já utilizava ou estudava a possibilidade de utilizar a cloud computing, ganhou mais um motivo para implementá-la. A nuvem e a tecnologia blockchain podem, unidas, representar a sua melhor oportunidade!

 

Entenda como a nuvem e a tecnologia blockchain andam juntas!

 

O que é blockchain?

A Blockchain é, em suma, um banco de dados. O diferencial da Blockchain para plataformas que desempenham esse papel é que, aqui, esse banco de dados é preenchido com informações de forma compartilhada e, principalmente, em cadeia. Cada dado registrado ocupa espaço em um bloco, “block”, e esses blocos se mantêm conectados, criando uma corrente, “chain”. Não se preocupe, já vamos visualizar melhor essa tal corrente de blocos!

Mas como funciona a blockchain? Apesar de ter surgido como base para o Bitcoin, vamos aplicar a tecnologia a uma empresa mais próxima de nós e tomar como exemplo uma iniciativa do agronegócio. Imagine que essa iniciativa utiliza um ambiente virtual de trabalho vinculado a uma blockchain. São muitos colaboradores registrando novas informações simultaneamente: terras cultivadas, operação de máquinas, preços de produtos, contatos com clientes, entre outras.

Então, um colaborador registra uma informação. Pouco depois, outro colaborador utiliza essa mesma informação para escrever uma nova e preencher um outro bloco. Exemplo: quantidade de grãos colhidos no dia; depois, a quantidade de grãos que foi deslocada até um silo. O segundo bloco leva consigo um “pedaço” do primeiro. Desta forma, o terceiro bloco, possuirá pedaços do segundo e do primeiro. E assim por diante, formando a famosa cadeia de blocos.

 

Blockchain é segura?

A partir disso, como a blockchain se prova segura? Vamos retomar. Cada novo bloco a ser preenchido levará consigo parte do bloco anterior, e, para ser validado, será necessário que essa nova informação seja aceita por todos os dispositivos conectados ao ambiente virtual. É exatamente aí que a alta segurança se encaixa: é praticamente impossível hackear todos os dispositivos ao mesmo tempo.

Vamos supor que um ataque hacker é provocado contra uma empresa que utiliza a tecnologia blockchain, por exemplo. Para modificar ou infectar uma informação registrada em um dos blocos, será necessário que todos os blocos antecessores também sejam alterados. Isso com certeza despertará a atenção dos outros dispositivos, que não permitirão a alteração. O ataque hacker não segue adiante!

 

– Leia também:
>>> Por que a cloud é segura?

 

Qual é o valor dos dados?

“Quem tem dados, tem tudo”. É um clichê, um chavão, mas é cada dia mais verdadeiro. É impensável, hoje em dia, competir seriamente no mercado sem estratégias que tenham base sólida nas informações. São os dados que impulsionam o negócio, revelam as falhas de desempenho e os pontos altos da performance. Logo, é preciso sempre rever a forma como esses dados são colhidos e analisados. Além, é claro, das ferramentas que utilizamos para esses dois processos. Mas quais são elas?

Nesse sentido, a cloud computing tem mostrado sua capacidade de trabalhar com processamento e armazenamento de dados, em estratégias como Data & Analytics. Mas não só! A partir deste trabalho com as informações, ela fornece subsídio para que o negócio consiga ter uma visão muito mais aprofundada sobre as atividades desenvolvidas. O que isso significa? Que os dados percorrem toda a estrutura operacional e organizacional! 

Para trabalhar com eles – e, principalmente, ganhar com eles – é necessário garantir proteção. Pois ao mesmo tempo que oferecem oportunidades únicas de mercado, também apresentam riscos para a empresa quando não há políticas e estratégias rigorosas e sofisticadas de proteção. Por que, então, não unir a nuvem e a tecnologia blockchain?

 

Como a nuvem e a tecnologia blockchain se conectam?

Ilustração dados interligados através de cloud computing

A blockchain pode ser uma ótima opção de complemento à segurança da sua infraestrutura de TI em nuvem. Hoje já existem diversas soluções com base em cloud computing que elevam a segurança no tratamento de dados, como Cloud Backup, Disaster Recovery e Cloud Firewall. Sem esquecer de uma novidade que aos poucos avança no mercado: o Cloud Backup imutável. Porém, negócios diferentes e propostas diferentes exigem estratégias diferentes, certo?

É importante conhecer a tecnologia blockchain quando falamos de computação em nuvem pois ela pode ser a opção que mais se adequa ao tipo de trabalho que você busca com os dados. Principalmente quando falamos em uma grande quantidade de dados sensíveis e/ou relacionados a pessoas físicas, a segurança praticamente inviolável da blockchain pode ser a solução mais adequada. Isso vale também para ambientes virtuais de computação em nuvem usados em grandes proporções, com uma grande quantidade de dispositivos conectados – pois a segurança será ainda maior!

Para que você possa conhecer ainda mais a conexão entre a nuvem e a tecnologia blockchain, vai nossa dica: conecte-se à Sercompe! Uma consultoria gratuita de computação em nuvem te espera junto aos nossos especialistas em infraestrutura de TI. Temos mais de 30 anos de experiência no ramo e todo empenho para te ajudar a encontrar a solução ideal! Fale conosco!

 

– Leia também:
>>> Como a cloud computing complementa a sua infraestrutura e traz vantagens para a sua empresa?

>>> Como escolher a melhor empresa de cloud computing