voltar para listagem do blog

Por que a cloud é segura?

Ilustração de informações seguras conectadas a um cadeado

Você precisa esquecer um mito: de que a nuvem não oferece proteção. Quando o cloud computing começou a ser estudado e aplicado, em fins do anos 1990 e início dos anos 2000, a questão da segurança era, sim, um problema. Mas o aprimoramento constante dessa tecnologia sanou as questões relacionadas à defesa dos sistemas de rodagem de aplicações e armazenamento de dados. Afinal, o mercado precisa confiar na inovação e isso só acontece por meio da informação. Hoje, então, vamos te contar tudo que você precisa saber para entender: por que o cloud é seguro?

Ilustração de informações seguras conectadas a um cadeado

Primeiramente, é impossível resumir a nuvem a uma única solução. Ela possui diversas ferramentas que, juntas, propõem uma estratégia de tratamento de dados excelente e segura. Quando falamos em proteção, o cloud computing trabalha em camadas: por exemplo, implemente mais ferramentas e a sua capacidade de lidar com ataques hacker, ransomware e problemas internos, por exemplo, será maior.

Inclusive, vale ressaltar que não se pode compreender o cloud como responsável único pela sua infraestrutura de TI. Atualmente, as melhores oportunidades estão na TI híbrida: a junção da nuvem com a computação na borda – cloud computing e edge computing. A segurança também é uma variável que precisa estar adequada para a realidade específica da sua empresa. Uma solução personalizada para negócios únicos!

Entenda, finalmente, porque o cloud é seguro!

Para entrarmos, de fato, no tema, nós apresentamos um número muito relevante: uma pesquisa do InfoWorld mostrou, já em 2017, que 78% dos profissionais de TI já confiavam mais na segurança da nuvem do que em serviços de segurança sob demanda. Se quem trabalha diretamente na área já tem o cloud como um aliado, é hora também de colaboradores de outros setores, e principalmente líderes, abraçarem essa vantagem competitiva!

 

Quais são os benefícios do cloud computing?

A nuvem pode ser pensada a partir de três pilares: flexibilidade, acessibilidade e praticidade. O ambiente do cloud permite uma série de ampliações para empresas de todos os tamanhos, independente do ramo de atuação. Quem busca expandir os negócios, complementar a infraestrutura de TI, aumentar a integração de colaboradores internos com equipes externas ou simplificar as atividades do dia a dia pode contar com a nuvem. Mas tudo isso tem segurança?

A codificação, isto é, a programação por trás do cloud computing é extremamente sofisticada e projetada por especialistas no assunto. O segredo da proteção está em uma criptografia avançada, difícil de ser penetrada. Geralmente, uma empresa de cloud computing de qualidade traz experiência também de suporte para infraestrutura de TI física. É exatamente por isso que os fornecedores sabem como é importante ter um sistema de codificação com um controle forte, seja em máquinas dentro da empresa, seja em um ambiente virtual.

Como dissemos, a segurança da nuvem opera em camadas. Para agregar mais defesa a aplicações e dados da organização, basta implantar diferentes tipos de soluções: o cloud backup copia e armazena as informações em um ambiente externo, fora da empresa; o disaster recovery mantém um ambiente de trabalho secundário, que pode ser acessado a qualquer momento por seus colaboradores, sempre que houver necessidade; há também o firewall, que estabelece um sistema de monitoramento por perímetro em tempo integral, oferecendo proteção contra diferentes tipos de invasores.

 

Qual é a importância do cloud computing?

É inevitável falar sobre transformação digital para explicar como o cloud é seguro. O que antes era um problema, agora, com o poder da inovação, vira uma preocupação a menos. Nesse sentido, o cloud computing pode complementar toda a estrutura do seu negócio, apresentando novos indicadores de desempenho, proporcionando acesso aos dados em tempo real, auxiliando na tomada de decisões data-driven e, sem dúvidas, oferecendo medidas de contra-ataque a tentativas de invesão no ambiente virtual – tão encontrada em cibercrimes.

É plenamente possível minimizar os impactos de pessoas mal-intencionadas tendo a nuvem como aliada. As soluções cloud backup e disaster recovery, que comentamos anteriormente, permitem que a sua empresa tenha meios de reagir com tranquilidade a ataques de ransomware, por exemplo.

Portanto, toda a forte criptografia que sustenta o cloud computing também recebe proteções a mais e soluções que diminuem bastante as chances de encontrar problemas. É fundamental, em meio a era digital, assegurar que a empresa tenha responsabilidade com as informações envolvidas nas atividades do dia a dia.

 

– Leia também:
>>> Implementação e gestão de ambiente de segurança na nuvem para empresas: tudo o que você precisa saber

 

Como funciona o processo de migração para o cloud computing?

A migração, isto é, a passagem de computação na borda para computação na nuvem dentro de uma empresa não oferece perigos para suas aplicações e seus dados. Converse com uma empresa de cloud computing que tenha à disposição um time de especialistas desde o primeiro contato com a nuvem. Além de auxiliar na implantação das soluções de cloud computing, poderão explicar porque o cloud é seguro e indicar o melhor jeito de começar o processo de migração.

Pode ser que, inicialmente, apenas algumas demandas migrem para a nuvem, mantendo ainda um grande volume rodando e armazenado em uma infraestrutura de TI física. Também é uma ótima possibilidade começar a introdução o cloud computing na empresa por meio do cloud backup, por exemplo, que não interfere em nada nas atividades da empresa e já garante muito mais segurança.

 

Quais são as vantagens competitivas do cloud computing?

Vale, aqui, lembrar que a nuvem tem alta segurança e deixa seu negócio capacitado para reagir adequadamente a ataques. No mercado, tendo em vista os recentes ataques de ransomware, investir em proteção de aplicações e dados significa estar à frente de outras empresas. Ter segurança é evitar gastos com reparação de servidores, problemas com paralisação de atividades e prejuízos com a própria imagem do negócio.

Além disso, você nunca está sozinho: a empresa de cloud computing precisa estar com você durante todo o uso da nuvem. Com monitoramento e atendimento em tempo integral, os técnicos de TI da nuvem conseguem rapidamente reparar possíveis falhas e antecipar futuros erros. Quem se previne, ganha. Sai na frente. Afinal, a segurança precisa estar em todo lugar, em todos os sentidos. Segurança é o que move uma empresa e seus colaboradores!

 

Venha conhecer o cloud com a Sercompe! 

Para entender ainda mais o que faz a cloud ser segura, converse com uma empresa que há 30 anos oferece soluções ideais de infraestrutura de TI: a Sercompe! Serviços na nuvem qualificados e humanos para você! Acesse, deixe seus dados e um de nossos especialistas entrará em contato.

 

– Leia também:
>>> Como a cloud computing complementa a sua infraestrutura e traz vantagens para a sua empresa?

>>> Cloud Backup: confira as vantagens dessa solução para sua empresa