voltar para listagem do blog

O papel da cloud computing na Indústria 4.0

A imagem mostra uma nuvem em um servidor, representando o cloud computing.

Para você, o que significa “Indústria 4.0”? Talvez você não conheça a definição exata do termo, mas vive diariamente essa nova realidade dentro do seu trabalho. Afinal, qual é a empresa que não utiliza um sistema automatizado, inteligência artificial ou computação em nuvem? Sim, a cloud computing é parte disso que chamamos de indústria 4.0. Entender a cloud computing na Indústria 4.0 não é só uma questão de atualização, mas, também, de entender onde estão as melhores oportunidades para conseguir atrair vantagem competitiva para o seu negócio. Por isso, hoje vamos entender o papel da cloud computing na Indústria 4.0!

A imagem mostra uma nuvem em um servidor, representando o cloud computing.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) analisou a forma como as empresas lidaram com a pandemia ao longo de 2020. O resultado não foi surpreendente: negócios que investem em tecnologias da Indústria 4.0 conseguiram minimizar os impactos econômicos e se adaptar mais facilmente ao cenário pandêmico. Para se ter uma ideia, no início de 2021, 54% das empresas que possuem até 3 tecnologias integradas aos processos de trabalho já tinham um lucro igual ou maior aos registros pré-pandemia. A cloud computing tem tudo a ver com isso, sabia?

O principal obstáculo para investir em inovação, revela a mesma pesquisa, é a falta de capital (35% das empresas). Mas, e se nós trouxermos uma solução que pode inovar o trabalho de toda a sua empresa, impulsionar o crescimento, complementar as qualidades e, ainda assim, não exigir alto investimento? Falar de cloud computing na Indústria 4.0 é mostrar como você e o seu negócio podem ir mais longe. E isso não precisa esperar!

 

Entenda o papel da cloud computing na Indústria 4.0!

Atualmente, a Indústria 4.0 funciona como um filtro ao mercado: negócios que aderem e acolhem as novidades, integrando-as de forma eficiente aos seus processos, sobrevivem e conseguem seguir adiante – crescendo, inclusive; já quem prefere manter apenas os métodos mais tradicionais, inevitavelmente, encontram mais dificuldades de se manter ativos em um meio tão competitivo. É exatamente para te ajudar a seguir o primeiro caminho que viemos falar da cloud computing na Indústria 4.0!

 

O que é Indústria 4.0?

Esse termo se refere ao cenário que o mercado vive depois da quarta revolução industrial. Mas o que foi essa revolução mesmo? Esqueça máquinas a vapor, pois a mais recente revolução industrial trouxe inteligência artificial, robôs e diferentes tecnologias de integração e automatização. Conceitualmente, podemos dizer que a quarta revolução industrial foi marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Mas, na prática, como as empresas absorveram isso?

Tudo foi transformado a partir da quarta revolução industrial, e não seria diferente com o mercado – o sábio que identifica problemas e apresenta soluções. Os negócios incluíram a inovação das mais diferentes formas, em todos os setores. A ideia é que a tecnologia seja integrada com mais intensidade, porém sem que o serviço. ou produto final, perca em qualidade.

Na verdade, é possível notar que há um aprimoramento nos lugares em que a Indústria 4.0 se faz presente. Produção, financeiro, vendas, relacionamento com cliente e marketing: todos são beneficiados pelas novas ferramentas. Vale ressaltar que essa é a situação encontrada em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas, afinal, como é a cloud computing na Indústria 4.0?

 

Qual é o papel da Cloud Computing na Indústria 4.0?

Levando em conta tudo o que já falamos sobre Indústria 4.0 – mercado, inovação, aprimoramento – é claro que um termo-chave relacionado é a nuvem. A cloud computing chegou nos últimos anos como uma possibilidade de infraestrutura de TI. Com muita acessibilidade, flexibilidade e agilidade, a computação em nuvem lançou novos olhares sobre a tecnologia da informação.

O papel da Cloud Computing na Indústria 4.0? Determinante, fundamental e norteador! Vamos por partes: a tendência agora é automatizar processos? As máquinas e sistemas que operam sem a necessidade de colaboradores precisam de uma infraestrutura com alta capacidade de processamento de informações. Aí está a nuvem!

Vamos utilizar um exemplo simples. Imagina que você quer automatizar seu estoque, ou seja, uma aplicação vai gerenciar a entrada e a saída de produtos, insumos e/ou outros. Serão necessárias todas as informações específicas dos itens, além de quem fez a operação, qual o destino e a conexão com informações do setor financeiro. É um grande volume de informações para tratar, armazenar e compartilhar simultaneamente. Vale ressaltar que todos esses dados precisam estar protegidos.

A nuvem e suas soluções são a resposta! Não à toa, a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre empresas na pandemia, citada no início, aponta a cloud computing como uma das inovações mais utilizadas por negócios em um contexto de Indústria 4.0. Mas o que explica a excelente performance da computação em nuvem?

 

– Leia também:
>>> Como a computação em nuvem pode auxiliar o seu negócio

 

Vantagens da cloud computing na Indústria 4.0

A infraestrutura de TI virtual que compõe a nuvem é altamente escalável. Isso significa que ela consegue adequar o poder de processamento à demanda necessária. Na prática, permite que o volume de informações tratadas possa diminuir e aumentar sem problemas de sobrecarga e mal funcionamento.

Voltando ao exemplo do estoque: em dias de alta demanda, ou mesmo em períodos de sazonalidade do mercado, o sistema poderia facilmente ficar sobrecarregado e sair do ar. Todo o controle sobre o estoque deixaria de funcionar e a ideia de Indústria 4.0 cai por terra. Seria um problema, não é mesmo?

A escalabilidade de soluções como Cloud Server e Cloud Storage, para processar e armazenar as informações, juntamente à segurança de soluções como Cloud Backup, Disaster Recovery e Cloud Firewall, dariam estabilidade e tranquilidade para o trabalho dos colaboradores e principalmente para os líderes do negócio. Quem não busca isso?

imagem olográfica de aparelhos eletrônicos em cima de uma mão

Computação Híbrida

Não é só de nuvem que vive a indústria 4.0, a infraestrutura edge, ou na borda, desempenha um papel fundamental já que uma das principais características desta indústria é a sensorização das máquinas de produção. Quanto mais sensores, mais informações. Essas informações são consolidadas primeiramente na borda, em equipamentos que ficam próximos às máquinas, depois, as informações de todas elas são consolidadas em uma nuvem, que permitirá integração com outros módulos dos sistemas de gestão das empresas, e tomadas de decisão baseadas em dados em tempo real. Esse é um dos exemplos que ajuda a entender como indústria 4.0, edge e nuvem interagem.

 

Indústria 4.0? Nós podemos te ajudar!

Quem tem mais de 30 anos de experiência em infraestrutura de TI e acompanhou todo o processo de consolidação da Indústria 4.0 é a Sercompe! Buscamos soluções ideias para você e sua empresa. Converse com nosso time de especialistas e identifique a sua necessidade. É de graça!

Fonte: Pesquisa CNI

– Leia também:
>>> Quando vale a pena implantar a computação em nuvem?

>>> Computação na nuvem: quais os principais serviços na nuvem para empresas?