voltar para listagem do blog

A nuvem e o teletrabalho

Imagem de uma mulher sentada na sala de casa trabalhando com um nontebook no colo

Pense no seu círculo de convivência – familiares, amigos e colegas. Certamente, ao menos uma pessoa começou a trabalhar de casa nos últimos tempos. São boas as chances de, na verdade, todos terem iniciado o teletrabalho. Ou trabalho remoto, ou home office. Pouco importa o nome: fato é que essa realidade veio para ficar. Mesmo com as oscilações de isolamento social, empresas inteiras continuam mantendo trabalhadores em casa total ou parcialmente, como no caso do trabalho híbrido. Como manter tanta gente unida e integrada, trabalhando de forma colaborativa, quando cada um está em um lugar diferente? Nós temos algo que pode ajudar: hoje o assunto é a nuvem e o teletrabalho!

Imagem de uma mulher sentada na sala de casa trabalhando com um nontebook no colo

É importante, de início, deixar claro que a pandemia não foi quem iniciou o home office. É possível imaginar isso, pois, ainda era algo desconhecido de grande parte da população. No entanto, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2018, 3,8 milhões de pessoas já trabalham em casa. O home office correspondia a 5,2% do total de pessoas ocupadas no Brasil – um recorde, considerando os registros de anos anteriores. Com a chegada da pandemia, logo em meados de 2020, esse número quintuplicou. Com isso, podemos concluir que o teletrabalho, uma tendência emergente, ganhou um território nunca antes visto com o empurrão dado pela pandemia. E será que veio para ficar?

É exatamente o que grandes empresas indicam. Se nós olharmos para trás, veremos que essa realidade se tornou possível, de fato, apenas nos últimos anos. O teletrabalho seria inviável sem as ferramentas e plataformas que o sustentam atualmente. Afinal, o desafio é, como dito no início, levar a produtividade do ambiente físico para o remoto. E, nesse sentido, a cloud computing é uma grande aliada de empresas, líderes e colaboradores que miram o home office. Com ela, vantagens e benefícios são colhidos aos montes – mesmo trabalhando de pijama, na varanda de casa. Entenda, agora, mais sobre a relação entre a nuvem e o teletrabalho!

 

A nuvem e o teletrabalho: aliados em busca de vantagem competitiva

 

Como o teletrabalho precisa funcionar?

Hoje a realidade do trabalho se dividiu em diferentes culturas. Desde o trabalho totalmente feito de casa, passando por um reposicionamento estratégico de colaboradores (ou seja, manter em home office atividades que fazem sentido para o home office) até o formato híbrido, quando o trabalho é dividido entre casa/escritório. Cada empresa encontrou – e tem encontrado – a melhor solução para atender às suas necessidades. De qualquer modo, os resultados aparecem. E surpreendem.

O que prova isso é o interesse das empresas em manter ou até mesmo intensificar o trabalho remoto no pós-pandemia. Uma pesquisa da empresa de softwares Salesforce que entrevistou 20.000 profissionais de todo o mundo mostrou que, no Brasil, 57% dos pesquisados gostariam de realizar teletrabalho mesmo depois da pandemia. Mais do que isso: trocariam de emprego para conseguir o home office.

Do ponto de vista dos gestores, o desejo de manter o trabalho remoto também é grande, visto que a produtividade aumentou com a adoção do home office. Pesquisas mostram que essa constatação parte tanto das empresas quanto dos próprios colaboradores. Com isso tudo, é impossível não ser otimista quando o assunto é implementar home office. Afinal, o que poderia dar errado? Vamos falar, agora, exatamente disso.

 

Qual é o problema que envolve o teletrabalho?

Esses números citados anteriormente representam um cenário amplo. Mas, você, ao tentar implementar teletrabalho no seu negócio, de repente, se vê em uma situação diferente. Trabalho à distância, por si só, não garante bons resultados. O ponto decisivo está na estrutura por trás do home office, isto é, como a empresa se prepara para adotar a nova cultura. Mas por quê?

Produtividade e satisfação no home office são duas variáveis intimamente ligadas com a estratégia usada. Sem um bom planejamento, os colaboradores podem se distanciar, a integração das equipes diminuir, o dia a dia se tornar menos fluido e o trabalho, de modo geral, perder ritmo e continuidade. Além disso, os arquivos, planilhas e outros documentos utilizados no trabalho podem ficar dispersos, resultando em acessos, alterações e compartilhamentos mais complexos e demorados. Por onde, então, começar a construir uma estratégia de home office eficaz?

 

– Leia também:
>>> Quando vale a pena implantar a computação em nuvem?

 

Como a nuvem pode contribuir com o teletrabalho?

Agora que nós já reconhecemos o problema que pode vir a acontecer em uma cultura de home office, vamos direto ao seu melhor aliado na busca de uma solução: a computação em nuvem pode ser a ferramenta ideal para implementar teletrabalho no seu negócio. Isso tudo, por meio da sua infraestrutura de TI. Uma das principais características da cloud computing é a integração de colaboradores de uma empresa por meio de um ambiente virtual acessível, flexível e ágil.

Aplicando essa lógica ao teletrabalho, é possível manter todos os times da empresa conectados por meio de um único ambiente, mesmo que cada um esteja em sua casa. Informações, dados e arquivos específicos ficam organizados e centralizados ao alcance de toda a equipe, facilitando o acesso e o compartilhamento de atividades desenvolvidas de qualquer lugar em que a pessoa esteja. Nesse contexto, até mesmo o trabalho colaborativo e simultâneo é fortalecido pela computação em nuvem. Com a rápida disponibilização da cloud, as análises, avaliações e prosseguimentos ganham um novo ritmo e a produtividade, de fato, aumenta. O desempenho dos colaboradores não fica travado, mas, sim, ganha fôlego no conforto de casa!

 

Como unir a nuvem e o teletrabalho?

solucoes em cloud-server

O crescimento da nuvem nos últimos anos a coloca também como uma tendência clara, que ganhará espaço cada dia maior nas empresas. Ou seja, quando relacionamos a nuvem e o teletrabalho, estamos falando de dois conceitos que se fazem mais presentes nos negócios, ano após ano, e que se complementam no quesito de performance. A cloud computing dá suporte a um bom home office. Mas, na prática, como isso acontece?

Existem diversas soluções de cloud computing que contribuem com o teletrabalho. O Cloud Server provisiona o ambiente virtual da empresa, onde rodam aplicações e softwares usados na rotina de trabalho; o Cloud Storage, por outro lado, armazena dados e informações que podem ser utilizadas pelas aplicações, resultando em plataformas que facilitam a utilização de informações; há também soluções de segurança, como Cloud Backup, Disaster Recovery e Cloud Firewall, que vão garantir ao trabalho remoto toda a segurança contra perdas e roubos de dados.

Ficou interessado e quer levar todas essas vantagens para o home office do seu negócio? Os especialistas da Sercompe te oferecem uma consultoria gratuita a respeito da sua empresa, apontando as melhores soluções para a sua demanda! Tire todas as suas dúvidas sobre a nuvem e o teletrabalho e descubra como trazer competitividade por meio da sua infraestrutura de TI!

 

Fontes:

Números do IBGE (primeiro, segundo)

Pesquisa sobre home office pós-pandemia (primeiro, segundo)

Pesquisa sobre produtividade

 

– Leia também:
>>> Transformação Digital: descubra o que é e os impactos positivos para sua empresa

>>> Como escolher a melhor empresa de cloud computing