voltar para listagem do blog

Afinal, quanto custa um servidor em nuvem?

Imagem de um homem pensativo

Em meio a diversos mitos e verdades sobre computação em nuvem, especialistas em infraestrutura de TI sempre ressaltam que a cloud é uma ótima opção de investimento, do lojista que está começando o negócio ao CEO que lidera uma corporação tradicional. Tudo de acordo com estratégias bem alinhadas de competitividade por meio da TI – que podem levar, inclusive, à transformação digital. Mas, afinal, quanto custa um servidor em nuvem? É exatamente o que viemos responder!

Imagem de um homem pensativo

Nós entendemos que no dia a dia – na correria do trabalho – pode ficar difícil colocar em pauta a inovação. Buscar, entender e implantar novos investimentos pode ser custoso não só financeiramente, mas também em esforços e tempo. Uma novidade como a cloud computing acaba ficando de lado por achar que o processo de implementação seria doloroso. Mas, para a sua felicidade, com a nuvem não tem nem orçamento enrolado – como logo você descobrirá!

Vamos responder, afinal, quanto custa um servidor em nuvem e, para além disso, dizer por que utilizar as soluções de cloud. Você vai perceber que os benefícios são muitos dentro de um ambiente virtual de computação em nuvem, porém, a grande descoberta aqui é que esses benefícios não começam ao acessar a cloud, mas, sim, desde o primeiro contato com o time de especialistas em nuvem. Quer entender por quê?

Entenda, afinal, quanto custa um servidor em nuvem!

 

Como é feito o cálculo de custo de servidor em nuvem?

A conta é muito simples e logo você descobrirá uma ferramenta que simplifica ainda mais o cálculo. Para que os técnicos responsáveis pela infraestrutura de TI virtual possam personalizar a sua solução em nuvem, eles vão precisar de algumas informações sobre seu(s) servidor(es) físico(s). Primeiramente, o sistema operacional: Windows, Linux – Red Hat ou Linux – Free? Depois, é necessário saber o número de núcleos de processador (vCPUs) utilizado pelo servidor. Fechando a primeira parte, você terá que informar a configuração necessária de memória RAM para o seu servidor. 

Na sequência, você tem a opção de solicitar que a nuvem comporte uma área de armazenamento de ultra velocidade (SSD), caso você necessite. Outra possibilidade muito relevante é agregar uma área de armazenamento de uso geral (SAS) – novamente, se você quiser e precisar. Por fim, a empresa de cloud computing precisa saber se o seu negócio necessita de um Link de Comunicação – 1, 5 ou 10 Mbps. Lembrando que essas configurações dizem respeito a apenas um servidor. Mas e se eu precisar de mais servidores?

Basta aplicar essa mesma lógica a quantos servidores você quiser! Pegue as configurações específicas de cada um deles e pronto: fica fácil saber a cotação final e quanto custa um servidor em nuvem. Nós ressaltamos que cada uma dessas configurações influencia no valor. E quer uma dica de ouro para ter o valor final em poucos segundos, sem depender de orçamento e enrolação? Utilize gratuitamente a calculadora de preço para Cloud Server Sercompe! Informe as configurações e faça quantos testes você desejar na calculadora. Não perca tempo!

 

Mas por que implantar um servidor em nuvem?

Agora que você já sabe como é feito o cálculo para saber quanto custa um servidor em nuvem para você, vamos relembrar o que dissemos lá no início: os benefícios da cloud computing começam ao contatar a empresa de cloud computing e se estendem por todo o uso. Mas por quê? Um servidor em nuvem ou Cloud Server tem diversas características e vantagens que contribuem com o aumento da competitividade do negócio. Quer conhecer algumas delas?

 

– Leia também:
>>> Como a computação em nuvem pode auxiliar o seu negócio

 

Servidor em nuvem e análise de dados

A cloud computing tem um grande potencial de suporte às estratégias de Big Data e Analytics, popularmente conhecidas como análise de dados. O Cloud Server é capaz de processar dados de forma rápida e eficaz, proporcionando um terreno fértil para o tratamento de dados – isto é, cruzar informações e identificar padrões. Pronto: seus colaboradores ganham a solução ideal para aplicar Big Data e Analytics, conseguindo aprimorar estratégias de relacionamento com o cliente, investimento e marketing digital!

 

Servidor em nuvem complementa a sua infraestrutura de TI

Caso você já possua servidores físicos dentro da sua empresa e entenda que a melhor opção é mantê-los rodando, a computação em nuvem pode ser a melhor opção para complementar a infraestrutura de TI já existente, alavancando o crescimento do negócio e/ou cumprindo um papel decisivo em momentos de alto volume de trabalho. Na prática, servidores em nuvem são um ótimo investimento para quem busca expandir o trabalho, pois é implementada rapidamente e não há custos com equipamento físico. 

Além disso, Natal, Dia das Mães e Black Friday são momentos de alta no mercado e exigem mais capacidade da TI, para que os sistemas não sejam sobrecarregados. Em períodos de sazonalidade para o seu negócio, servidores em nuvem são ideais para elevar o potencial da sua TI e garantir uma ótima performance. Mas e depois que a alta demanda passar? Com servidor em nuvem, você só paga quando usar. Nada de capacidade ociosa!
div id=”formulario-blog-ebook-estrategias-de-ti-para-deixar-sua-empresa-mais-competitiva-063e64326ede3923256c” role=”main”>

Servidor em nuvem favorece DevOps

Você já quis implantar metodologias ágeis na sua organização e não soube por onde começar? Dispor de servidores em nuvem pode ser um primeiro passo. Uma grande característica do Cloud Server é conseguir integrar os colaboradores da empresa – mesmo aqueles que atuam externamente. Com alta acessibilidade e velocidade dentro do ambiente virtual, é ideal para que o trabalho de todos esteja mais conectado e possa ser feito de modo mais colaborativo. Em tempo real ou compartilhando progressos. DevOps e outros tipos de política operacional modernas são favorecidas dentro de uma empresa que trabalha com servidores em nuvem.

 

Ferramentas personalizadas com servidor em nuvem

O Cloud Server tem demonstrado seu potencial em todos os setores do mercado. Hoje em dia, com a evolução dos servidores em nuvem, empresas de qualquer ramo podem se beneficiar. O que prova isso é o sucesso que as soluções em cloud server tem em áreas como o agronegócio: os profissionais do campo conseguem monitorar áreas cultivadas, analisar demandas de fertilização e irrigação, automatizar máquinas, fornecer indicadores de mercado e melhorar o planejamento de plantio. E não para por aí! 

Lembrando que isso não vale apenas para grandes empresas: a nuvem atende empresários de qualquer tamanho, experiência e capital financeiro. Sabendo disso, você já imaginou o que a nuvem pode fazer pelo seu negócio?

 

Servidor em nuvem? É na Sercompe!

solucoes em cloud-server

As melhores soluções em Cloud Server para empresas estão na Sercompe, um time com mais de 30 anos de experiência em infraestrutura de TI. Receba uma consultoria gratuita de nossos especialistas e encontre hoje a solução ideal!

– Leia também:
>>> Por que a cloud é segura?

>>> Computação na nuvem: quais os principais serviços na nuvem para empresas?