//Blog
24 de novembro de 2021
Compartilhe:

Computação em nuvem e DevOps: como eles podem tornar sua TI mais eficaz?

A cloud computing pode ser a principal aliada do seu negócio. Mas ela não é a única. Inovar dentro do seu empreendimento significa unir tecnologias de ponta com metodologias de trabalho eficientes. Dessa junção, surgem as vantagens competitivas de infraestrutura de TI que diferenciam positivamente um negócio. Nós indicamos, a partir disso, estratégias de computação em nuvem e DevOps. Como eles podem tornar sua TI mais eficaz? Descubra agora!

ilustração cloud comuting e pontos interligados

O setor de TI e seus colaboradores se tornaram uma parte fundamental para qualquer organização que busca espaço na era digital. A capacidade de otimizar informações e trabalhar com aplicações em ambientes virtuais pode determinar o poder de consolidação e expansão de uma empresa. Não é apenas uma questão de estar na internet ou promover outras ações isoladas: o mercado atual pede transformação digital! Repensar o todo é essencial – e a computação em nuvem pode te ajudar nesse processo.

As soluções de infraestrutura de TI em cloud são ótimas ferramentas para alavancar políticas operacionais na empresa, dentro e fora das instalações. As possibilidades de acessibilidade, agilidade e praticidade da nuvem facilitam a implementação de novas culturas de trabalho. É nesse sentido que o DevOps aparece! Entenda esse conceito e saiba como ele pode somar à cloud computing. Tudo, claro, visando mais benefícios!

 

Computação em nuvem e DevOps: Como eles podem tornar sua TI mais eficaz? Veja aqui!

O que é DevOps?

O termo “DevOps” é uma combinação entre “desenvolvimento” e “operações”. A ideia é que, por meio desses dois eixos, a empresa construa um ambiente de trabalho mais integrado. Colaboradores e líderes mais conectados e atividades do dia a dia com um fluxo mais rápido e prático. O objetivo também é encontrar soluções com maior facilidade, em conjunto. A maior proximidade entre os setores da empresa só pode beneficiar o resultado.

Esse tipo de política operacional tem base na continuidade de três momentos: integração, implantação e feedback. A união entre as diferentes partes do negócio se dá por meio da utilização de novas ferramentas que facilitem o fluxo de atividades e mantendo uma ativa participação de colaboradores de diferentes funções. Na prática, as estratégias de DevOps também afetam positivamente outros pontos.

Além do trabalho colaborativo, esse tipo de política operacional também pode fortalecer a segurança de aplicações e aprimorar a análise de dados feita dentro do negócio. Ao integrar, por exemplo, times de desenvolvimento de software, operações e controle de qualidade, é possível realizar um monitoramento mais intenso das atividades. Seja para elevar a proteção das aplicações, seja para melhorar a performance da organização por meio dos dados.

 

Como a computação em nuvem se relaciona com o DevOps?

A união entre computação em nuvem e DevOps contribui exatamente na aplicação dos pilares desse tipo de estratégia de trabalho! O caminho para estabelecer a nova política operacional na empresa pode ser mais curto e simplificado quando se utiliza as soluções de infraestrutura em nuvem. Afinal, o propósito do DevOps é levar integração. Para ajudar você nesse processo, nada melhor que uma ótima empresa de cloud computing corporativo!

 

Torna a adoção mais simples e agiliza processos

Para que os líderes comecem a implantar o DevOps na cultura de trabalho, é preciso aderir um ambiente virtual de trabalho com alta acessibilidade e fácil compartilhamento de atividades entre os colaboradores. O Cloud Server pode ajudar! Ele consiste em um servidor virtual que roda em uma infraestrutura de TI oferecida pela empresa de computação em nuvem. Em um cenário de implementação do DevOps, utilizar um único ambiente virtual para acesso e compartilhamento de arquivos, por exemplo, permite que os colaboradores possam adotar o trabalho colaborativo com mais praticidade.

ERP, CRM, Email e outras ferramentas utilizadas para a rotatividade de trabalhos desenvolvidos podem ser armazenadas na nuvem. Não há perda de tempo com o envio, troca e feedback entre os setores da empresa. Todos podem agilizar os processos e atingir um rendimento maior ao final do dia. A rápida disponibilização de arquivos no Cloud Server pode integrar as equipes e aumentar a produção. Só vantagens!

 

– Desenvolvimento mais eficaz

Como dito, os feedbacks são mais rápidos com a cloud computing. Estão a poucos cliques de distância. Com isso, a avaliação de atividades por parte dos colaboradores e líderes e as devolutivas não atrasam o andamento das atividades. O desenvolvimento de quaisquer tipos de trabalhos ganha eficácia, pois não perdem a qualidade de antes e ganham maior velocidade.

Uma possível preocupação ao implantar o DevOps é que o trabalho colaborativo torne a dinâmica de desenvolvimento mais lenta. Ter que adiar prazos e se distanciar de metas é sempre custoso para uma organização. Porém, fornecendo os meios corretos para os colaboradores, esse problema não vai existir! A cloud computing pode facilitar todas as partes do desenvolvimento: do planejamento inicial à aprovação com o cliente!

 

– Leia tembém:
>>> Computação na nuvem: quais os principais serviços na nuvem para empresas?

 

– Maior escalabilidade e capacidade de resposta ao mercado

Se é possível acelerar todos os processos de trabalho internamente, o mesmo se aplica em relação a todo o ambiente externo, isto é, ao mercado. A parceria entre computação em nuvem e DevOps deixa o negócio mais preparado para as adversidades do mercado, considerando ameaças e oportunidades. Um dos benefícios de ter uma empresa mais integrada é poder encontrar soluções melhores em menos tempo. Utilizando o suporte de monitoramento de dados da cloud, por exemplo, você consegue entender mais sobre o seu desempenho e reagir com mais precisão ao que acontece lá fora.

Além disso, os líderes também podem migrar suas ferramentas de gerenciamento para a nuvem. Acompanhando de perto o trabalho coletivo, eles podem aproveitar relatórios e análises de controle produzidos pela cloud computing para reavaliar, sempre que necessário, os rumos do empreendimento.

 

– Automatização de processos

Por meio da computação em nuvem, os colaboradores podem trabalhar em um ambiente virtual organizado e automatizado. Com isso, deixa de ser necessário que trabalhos mais mecânicos sejam realizados pelo setor de TI, poupando tempo e gastos. Novamente, sem perder a qualidade dos trabalhos. Os profissionais, dessa forma, conseguem se dedicar a atividades mais integradas com outras equipes. A automatização dos processos também contribui com um fluxo de compartilhamento mais ágil.

 

Fortaleça a relação entre computação em nuvem e DevOps aqui!

solucoes em cloud-server

Para encontrar soluções de infraestrutura de TI ideais para a aplicação do DevOps no seu negócio, converse com a Sercompe. Acesse nosso site, deixe seus dados e nosso time de especialistas vai entrar em contato com você para uma avaliação gratuita!

 


– Leia tembém:
>>> Quando vale a pena implantar a computação em nuvem?

>>> Como a computação em nuvem pode auxiliar o seu negócio

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Whatsapp
Fecha Menu

//SOLICITAR ORÇAMENTO








    Receba uma solução personalizada, fruto de um trabalho de pesquisa, análise e arquitetura, realizada por nossos especialistas em tecnologia e liderada pelo nosso time de negócios, com um objetivo comum: entregar resultados concretos para o seu negócio.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.