voltar para listagem do blog

O 5G irá acelerar a adoção da computação em nuvem

Ilustração de tecnologia conectadas ao 5G

Atenção! Lembrete importante: verifique se o seu 4G não está ligado com um Wi-Fi por perto! A verdade é que essa frase já é um tanto quanto ultrapassada, afinal muita gente já nem desliga mais seus dados móveis. Eles, inegavelmente, fazem parte da nossa vida. Sempre conectados, nós estamos agora cada vez mais rápidos também com essa tecnologia. E, sem dúvidas, é a expectativa que se coloca sobre o 5G: a novidade que deve impulsionar lares inteligentes, softwares mais eficazes e adoção de nuvem. Sim, a cloud computing acena positivamente ao 5G, e uma parceria muito competitiva já pode ser vista no horizonte. Entenda, aqui, como o 5G irá acelerar a adoção da computação em nuvem!

Ilustração de tecnologia conectadas ao 5G

De acordo com a última previsão lançada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a rede de internet 5G chegará a todas as capitais brasileiras até julho de 2022. Ou seja, num piscar de olhos, ela estará por aqui. A partir do estabelecimento do 5G no Brasil e suas principais cidades, a tendência é que ele se ramifique ainda mais, trazendo ricas oportunidades para empresas e organizações. Mas que oportunidades serão essas?

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não, o objetivo não é ter uma internet ainda mais rápida ao ligar seus dados móveis. Vamos além! A internet 5G, como você verá adiante, é a chave que nunca antes tivemos para um baú de possibilidades. Mesmo sem abri-lo, já sabemos que a forma como a cloud computing é encarada pode mudar radicalmente com o 5G. Quem antes as olhava com distanciamento, agora não terá mais desculpa para não implementar soluções baseadas em cloud. O 5G irá acelerar a adoção da computação em nuvem, e você pode ser o principal beneficiado nessa jogada!

 

5G irá acelerar a adoção da computação em nuvem: vem pegar carona nessa vantagem competitiva! 

 

O que é 5G?

Vamos lá: de fato, o 5G é um passo além do 4G no sentido de representar a quinta geração da internet móvel. No entanto, essa evolução vai superar em muito a utilização da web a partir de um dispositivo móvel. A grande diferença entre as gerações de internet móvel está na velocidade de transmissão de dados, ou seja, na transferência de informações de um dispositivo a outro. E como isso vai mudar?

Para se ter uma ideia, um download de 1 Gigabyte, por exemplo, demoraria cerca de 54 milissegundos em uma conexão 4G; A nova geração levaria de 1 a 2 milissegundos para processar 20 Gigabytes. Isso é muita velocidade! É exatamente por conta deste salto de conexão que o 5G pode ir além, afinal, com tanta velocidade, mais pessoas podem estar conectadas a uma mesma rede sem que haja perda de qualidade do sinal – o número de pessoas conectadas pode aumentar em até 100 vezes. Mais pessoas e mais coisas!

Sim, pois além da própria cobertura da internet poder se estender por áreas antes não alcançadas, como zonas rurais, o 5G vai facilitar a conexão entre dispositivos. No caso, equipamentos que antes não poderiam ser conectados ao 4G por falta de sustentação na rede. É aí que entra a IoT, com geladeiras, câmeras e máquinas de lavar roupa. São exemplos pequenos, mas que revelam o poder do 5G e como ele vai atingir todos nós. Sem exceção. Mas e a computação em nuvem?

 

– Leia também:
>>> 6 mitos e verdades sobre computação em nuvem: confira aqui!

 

Qual a relação entre 5G e computação em nuvem?

O 5G irá acelerar a adoção da computação em nuvem exatamente por esse impulso de conexão entre dispositivos. O ponto alto da cloud computing é a capacidade de armazenamento e processamento de dados, ou seja, capacidade de trabalhar com informações e compartilhá-las entre diferentes dispositivos. Esse ambiente virtual ganha muito mais eficácia se for sustentado por uma conexão de rede com alta velocidade de transmissão, certo?

Vamos utilizar um exemplo simples: imagine uma empresa de marketing digital. Teremos colaboradores de planejamento de estratégias, criação de conteúdo, posicionamento de propagandas, contabilidade e gerenciamento, entre outras funções. Muitos desses colaboradores, inclusive, podem estar em home office – realidade consolidada no mercado. O que vai garantir que todos estejam trabalhando de forma integrada, colaborativa e coesa? Pois serão muitas informações alteradas, removidas, substituídas e compartilhadas ao mesmo tempo.

Um ambiente virtual provisionado por uma solução de infraestrutura de TI com base na nuvem é o ideal. Porém, e se fosse possível garantir que todo o poder de processamento da nuvem pudesse ser ainda mais forte, ágil e prática, além de estável o suficiente para conectar diversas equipes sem perder qualidade?

Toda a dinâmica de trabalho dessa empresa de marketing digital seria transformada, o rendimento seria maior e os resultados apareceriam mais cedo – e, provavelmente, também melhores. Com o 5G, mais empresas vão se interessar na implementação de cloud computing. As mesmas empresas que antes decidiram não investir em inovação por temer ser um passo arriscado ou pouco vantajoso. Em resumo, o 5G vai mostrar, para quem ainda não conhece, as vantagens da computação em nuvem!

O que a computação em nuvem poderá fazer?

Atualmente, o conceito de computação em nuvem já marca presença em todos os setores do mercado, em negócios de todos os tamanhos. A ideia de que as soluções de cloud computing interessam apenas a empresas de tecnologia ou a profissionais de TI, caiu por terra a muito tempo. Agronegócio, indústria e muitos outros já utilizam ferramentas vindas da nuvem. Mas e com o 5G?

Soluções que já existem e fazem toda a diferença atualmente, como Cloud Backup, Disaster Recovery e Cloud Server, poderão ser otimizadas e proporcionar armazenamento e processamento de dados mais rápido e seguro. Além disso, mais equipamentos e sistemas serão conectados e vinculados a um mesmo ambiente virtual. Lembra daquela ideia de casa inteligente? Podemos aplicar essa mesma ideia à sua empresa, com mais dispositivos operando de forma automatizada e/ou aprimorada. De fato, bem mais “smart”!

Agora, vamos falar especificamente da sua empresa? O 5G irá acelerar a adoção da computação em nuvem. Aproveite essa oportunidade! Temos uma consultoria gratuita sobre cloud computing voltada para o seu negócio te esperando.

É aqui com a Sercompe! Nossos especialistas estão à disposição para oferecer os melhores serviços de computação em nuvem. Não perca tempo!

Fonte: Projeção da Anatel

 

– Leia também:
>>> Como a computação em nuvem pode auxiliar o seu negócio

>>> Afinal, quanto custa um servidor em nuvem?