voltar para listagem do blog

O que é computação em nuvem?

Você já deve ter ouvido falar da computação em nuvem, certo? Diversas empresas voltadas à tecnologia digital e internet possuem espaços virtuais para que seus clientes possam guardar fotos e arquivos gerais em seus servidores.

A cloud computing é bastante comum, estando a um toque de distância, quando pensamos em celulares e desktops pessoais. Quando voltamos os olhos para empresas, seu uso é essencial para um sistema de TI funcional e extremamente eficiente.

Uma vez que recursos podem ser usados para a recuperação de desastre, a computação em nuvem é, também, um importante instrumento na transformação digital. Por isso, te convidamos para saber mais sobre computação em nuvem a seguir e como ela pode ser importante para o seu empreendimento.

Como surgiu a computação em nuvem

A história da computação em nuvem pode ter surgido há mais tempo do que se imaginava. Os primeiros “protótipos”, por assim dizer, vieram dos anos 1950/1960.

Origens da nuvem

Inicialmente haviam estações conectadas a um computador central de mainframe, responsável pelo processamento dos volumes de dados. Posteriormente, discutiu-se o conceito de compartilhar um computador ao mesmo tempo por dois ou mais usuários. Chegou-se ao ponto então de troca de informações entre duas máquinas que não estavam no mesmo espaço físico.

Neste tempo, computadores eram equipamento caros, mas a partir dos anos 1990, empresas de telecomunicação passaram a desenvolver redes virtualizadas e que custavam menos. No mesmo período, a população geral passou a ter mais acesso às tecnologias e a ter melhor conhecimento sobre informática.

Mas a primeira menção ao termo computação em nuvem só surgiu no final dos anos 1990, e a inspiração do nome vem pelo motivo de os serviços serem prestados de forma remota; fazendo alusão à nuvem. Ou seja, é como dizer “computação na internet”.

O avanço da nuvem

Somente a partir dos anos 2000 a cloud computing passou a ser ofertada como um produto. Desde empresas já consolidadas, que ouvimos ou lidamos diariamente, a empresas de streaming, que passaram a utilizar a nuvem como uma ferramenta para transmitir filmes, séries, músicas para seus clientes.

Daí em diante, cresceu a procura por adotar essa ferramenta em empresas de pequeno, médio ou grande porte, para os mais diversos tipos de trabalho. E tudo isso graças às possibilidades que a cloud computing proporciona.

Conceito de computação em nuvem

De forma feral, as características da computação em nuvem funcionam da mesma forma que em um desktop e HD: salvando arquivos, documentos etc. A diferença maior está em três pontos:

  • Na capacidade de armazenamento, que na nuvem é praticamente infinito, mas que é moldada dependendo da sua necessidade;
  • Os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, bastando ter internet e o login necessário para a conta;
  • E, em ambientes empresariais, por exemplo, várias pessoas podem ter acesso aos mesmos arquivos para visualizar, comentar ou editar, dispensando a necessidade de cópias em diferentes máquinas.

Como funciona computação em nuvem

Mas não tenha medo, dados de empresas não ficam “boiando por aí” para que qualquer um tenha acesso. Não é esse o propósito das nuvens. Empresas de tecnologia da informação, por exemplo, possuem instalações de datacenters em ambientes físicos, nos quais são armazenados os arquivos desejados com total segurança.

Uma das vantagens da computação em nuvem é que todo esse empreendimento garante menor investimento em sistemas físicos para sua empresa e melhor segurança. Principalmente quando se pensa em um planejamento voltado à resiliência de TI.

Além do mais, você ganha mais agilidade nas inovações tecnológicas, tem escalabilidade na utilização de serviços e melhor sustentabilidade.

Leia também:
>>> Computação na nuvem: quais os principais serviços na nuvem para empresas?

Serviços da computação em nuvem

Com o crescimento e a popularidade que a cloud computing vem tomando, é certo que diferentes serviços são desenvolvidos para sanar diferentes objetivos e estratégias. Os principais modelos de serviço em nuvem se resumem a três, e a implementação de cada um deles permite diferentes níveis de controle e gerenciamento.

  • No IaaS, por exemplo, temos a infraestrutura como serviço. Basicamente, você aluga uma estrutura de TI com servidores, virtual machines, redes e sistemas operacionais e paga conforme a necessidade;
  • Com o PaaS, você encontra uma plataforma como serviço. Aqui é para quem busca um ambiente virtual para desenvolver aplicativos e softwares, podendo, inclusive, testar, gerenciar e oferecer aos usuários;
  • Já o SaaS garante software como serviço. Você pode hospedar o seu aplicativo em um servidor, e distribuir suas licenças para os clientes que acessarem suas contas próprias para utilizar o seu produto.

Modelos de computação em nuvem

Ilustração computação na nuvem com dados interligados

Na computação em nuvem, existem três modelos de implantação, que podem ser configurados da melhor forma para o cliente, a depender das exigências do seu negócio.

  • Infraestrutura de TI. A forma mais comum é a implementação de datacenters. Aqui, são instaladas ferramentas de gerenciamento físicos em ambiente empresarial, mas com possibilidade de acesso à distância, por exemplo. Embora não ofereça a mesma flexibilidade da nuvem, às vezes é preferível pela oferta de recursos dedicados;
  • A nuvem, por outro lado, quando tem todo uma estrutura baseada nela, todos os seus aspectos são cumpridos de forma online. Aqui, as aplicações da empresa podem ter sido migradas para ela ou criadas nela, reduzindo a necessidade de gerenciamento, arquitetura e infraestrutura principal, uma vez que fica a cargo do provedor;
  • Uma implementação híbrida também pode ocorrer, conectando a infraestrutura física aos recursos da internet e vice-versa. A forma mais comum, é utilizar esse método como uma forma de expandir a infraestrutura da empresa na nuvem, conectando os recursos da nuvem no sistema interno.

Conclusão

Compreender a importância da computação em nuvem para sua empresa pode ser um pouco difícil de início, mas com o auxílio certo é possível identificar objetivos e necessidades para uma melhora no desempenho do seu negócio.

Para te ajudar com isso, entre em contato com a Sercompe! Atuamos a mais de 30 anos prestando serviços para quem busca agilidade e flexibilidade nas demandas de TI.

Com um servidor virtual que roda diversos tipos de aplicações, o nosso serviço Cloud Server, está em uma infraestrutura compartilhada e gerenciada pelo provedor de serviços, e garante ERP, CRM, e-mail e mais! Confira mais informações sobre o mundo do TI no nosso blog!

 

Leia também:
>>> As informações da sua empresa estão seguras?

>>> Como escolher a melhor empresa de cloud computing