voltar para listagem do blog

Infraestrutura de TI para desenvolver carros autônomos Mercedes-Benz

Imagem de uma mão segurando uma esmeralda verde

Hoje trouxemos um caso de sucesso da global Mercedes-Benz AG. O objetivo da empresa não era criar apenas veículos inteligentes, mas sim autônomos. E para isso eles precisavam de uma plataforma de dados que fosse capaz de coletar e gerenciar os dados de veículos de testes e, com isso, enviar as informações para o mundo todo. 

Para acelerar o desenvolvimento de funções de direção autônoma e com acesso imediato a dados globais a montadora implantou o HPE Ezmeral Data Fabric e a solução foi um sucesso. 

A implementação do HPE Ezmeral proporcionou às equipes de ciência de dados da empresa os processos de armazenamento, processamento e gerenciamento dos dados em um único local e com o dinamismo que era necessário para tal desenvolvimento. 

Imagem de uma mão segurando uma esmeralda verde

Desafios enfrentados

Você já imaginou a possibilidade de soltar o volante enquanto dirige e retomar o controle da direção quando desejar? Ou ainda, desligar-se completamente do processo de direção, como se estivesse em uma carona.

Para desenvolver veículos altamente automatizados e totalmente autônomos, os automóveis passam por testes rigorosos e seus sistemas precisam ter a capacidade de coletar grandes quantidades de dados de câmeras e sensores acoplados ao carro e, com isso, possibilitar a percepção de seus arredores e a detecção de problemas. 

O objetivo da montadora é que, com a criação desses veículos, possa haver uma direção sem acidentes e, com isso, aumentar a segurança. 

Os dados armazenados são disponibilizados aos desenvolvedores e cientistas que treinam algoritmos, que são conhecidos como redes neurais, a ensinar o carro a tomar decisões inteligentes em tempo real, usando dados do sensor e, com isso, possibilitar ao motorista uma direção mais segura. 

Além disso, os dados coletados são usados para identificar anomalias e, com isso, ajudar os cientistas a refinar os sistemas de direção automatizada. 

Mas o desafio da montadora era em como gerenciar e analisar a grande quantidade de dados que era gerado em todo o mundo. Por isso, procuraram uma solução que permitisse acessar e compartilhar dados em grande escala e com isso acelerar o desenvolvimento das funções autônomas. 

Além disso, a montadora queria evitar a replicação dos dados para otimizar os recursos de hardware. 

 

– Leia também:
>>> Por dentro do HPE Ezmeral: um brinde à inovação de software para TODOS os aplicativos

 

Solução encontrada: uma plataforma de dados

Os desenvolvedores e cientistas da montadora Mercedes-Benz AG constataram que sua tecnologia anterior não estava mais acompanhando os requisitos cada vez maiores para ter um veículo com a qualidade que eles prezavam. 

Com isso, a montadora considerou conhecer novas plataformas a níveis empresariais, incluindo a HPE Ezmeral Data Fabric

Ao conhecerem a maneira com que podiam acessar os dados diretamente no HPE Ezmeral Data Fabric, mesmo a partir de aplicativos legados e que o sistema de arquivos  de acesso direto da plataforma suporta leitura  e gravação em tempo real de fluxos de dados, eles viram que estavam próximos de encontrar a plataforma ideal para auxiliá-los no desenvolvimento de um automóvel inteligente e autônomo. 

Outro fator importante para a decisão da empresa sobre o HPE Ezmeral  Data Fabric foi o desempenho. A plataforma, que possui um ecossistema de dados, também se mostrou muito rápida.

Essas características mostraram ao fabricante de automóveis uma  vantagem de custo em comparação com outras  soluções, afinal, com o HPE Ezmeral Data Fabric eles tinham tudo o que precisavam em uma única plataforma, sem a necessidade de investir em  ferramentas, processos ou recursos de força de  trabalho adicionais. 

Durante o período de seleção, a empresa teve  que lidar com muitos arquivos pequenos em seu  sistema de arquivos distribuído, o que diminuiu  o desempenho de seus clusters. Das plataformas  de dados consideradas, apenas o HPE Ezmeral  Data Fabric ofereceu uma solução completa para  esse problema.

Então, em 2016 foi implementada a sua primeira solução HPE Ezmeral Data Fabric. A solução se uniu em seu programa de direção autônoma  e subprojetos, que abrangeram direção  automatizada, sistemas avançados de assistência  ao motorista e teste de resistência do veículo.  

A plataforma multi-PB era o volume inicial necessário, que  era composta por uma solução híbrida de unidade  de estado sólido e unidade de disco rígido que  otimiza o desempenho analítico e o custo.  

Para a infraestrutura de hardware da plataforma  de dados, a empresa implantou servidores HPE ProLiant DL380 e sistemas HPE Apollo  6500 com unidades de processamento gráfico  (GPUs) NVIDIA®. Os sistemas HPE Apollo 4530  e HPE Apollo 4510 de alta densidade atendiam às necessidades de armazenamento dos ambientes Hadoop e HPE Ezmeral Data Fabric. 

 

Benefícios para sua empresa

Com a ajuda do HPE Ezmeral Data  Fabric, a Mercedes-Benz AG acelerou o desenvolvimento geral de suas funções de  direção automatizadas e autônomas, pois o sistema possibilitou  pronto acesso a dados de  teste de veículos que estavam sendo realizados em todo o mundo e eram rapidamente sincronizados em sua  infraestrutura de armazenamento em nuvem.  

Todo esse processo foi possível impulsionado pela alta largura  de banda dentro dos clusters da plataforma.  Com acesso direto aos dados de sistemas atuais  e legados, os desenvolvedores e cientistas de  dados da empresa podem obter as informações  de que precisam sem ter que trocar de aplicativo  ou usarem uma nova interface. E, com isso, o processo torna-se mais eficiente, pois permite a integração de dados de aplicativos legados em suas iniciativas de direção autônoma.

Outra vantagem significativa para a empresa foi a capacidade de oferecer suporte confiável e seguro para todos os usuários do projeto. 

Tendo começado como um pequeno projeto  envolvendo cerca de 100 usuários, hoje tornou-se várias centenas de desenvolvedores e cientistas  de dados usando seus clusters sem passar  por falhas no sistema.

Além de otimizar recursos e aumentar a potência de computação  de cada cientista de dados, a solução também reduz  as barreiras de entrada para projetos adicionais. 

Para a montadora também foi possível usar a solução HPE para processar dados após eles serem inseridos. A empresa também pode aproveitar a potência dos servidores para processar informações de forma distribuída.

 

– Leia também:
>>> Transformação Digital: descubra o que é e os impactos positivos para sua empresa

>>> O impacto da TI na competitividade das empresas