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O mundo tem mudado de forma veloz, e as empresas que desejam acompanhar toda essa evolução tecnológica precisam entender como a TI tem impactado o mercado. Não é mais uma questão de diferencial. É questão de sobrevivência. E o motivo para isso é que a tecnologia da informação tem servido de base para os novos módulos empresariais, processos de negócio e meios de compartilhar a informação.
Em pleno século XXI, ter um bom gerenciamento de TI possibilita que empresas de todos os portes aumentem sua competitividade já que ela viabiliza a execução de processos complexos. Ao mesmo tempo, contribui para o conhecimento do ambiente em que a empresa está inserida.
Porém, para que todas as vantagens com o uso da tecnologia da informação sejam experimentadas dentro da organização, faz-se necessário uma boa gestão de TI. Mas como fazer isso, de fato? Se você está em busca dessa resposta, continue a leitura!
Não basta apenas fazer um investimento robusto na TI da sua empresa se ela não for gerenciada corretamente. Nesse cenário a gestão de TI se torna o ponto-chave das organizações que buscam ter vantagem competitiva em seu mercado de atuação.
Basicamente, a gestão de TI é a administração dos recursos tecnológicos que são utilizados no processo de tratamento da informação em uma entidade, instituição ou organização.
Dentro da gama de ações feitas pelo gestor e sua equipe estão a coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados que serão convertidos em informações para a tomada de decisão.
Sendo então de suma importância para que as empresas consigam ter vantagem competitiva no mercado, é preciso que o gestor desenvolva seu trabalho com base nos 3 pilares que sustentam a gestão da tecnologia da informação: pessoas, processos e tecnologia.
Aqui, as pessoas participam do processo de tratamento da informação; os processos estruturam a área de TI; e a tecnologia é responsável por dar o suporte aos processos. Além disso, cabem à gestão de TI algumas ações estratégicas, tais como:
Com tantas responsabilidades dentro das organizações, a presença de um bom gerente de TI é que permitirá a realização destas atribuições de forma coesa e estratégica.
Agora que ficou claro quais são as atribuições da gestão de TI, não poderíamos deixar de fora os impactos positivos que ela pode trazer ao negócio. Além de melhorar a eficiência nos processos, existem outros benefícios que podem ser percebidos:
Quando a empresa usa boas ferramentas de TI, é possível realizar um gerenciamento do nível de serviço e dos processos de relacionamento comercial. Dessa forma, a empresa consegue visualizar melhor a experiência do cliente e munida dessas informações gerenciar melhor as expectativas dos consumidores de modo a ofertar um serviço mais personalizado.
Com um bom sistema de TI, sua organização pode contar com um ambiente mais ágil e adaptável às mudanças impostas pelo mercado global. A vantagem é que a sua empresa estará à frente e com as informações que precisa para realizar melhorias na infraestrutura, não sendo necessário parar com a sua prestação de serviços.
Como já comentamos, muitas empresas acreditam que é necessário ter um sistema robusto e caro de TI para ter alguma vantagem competitiva no mercado atual. Isto pode ser enganoso, principalmente se não houver na retaguarda uma equipe capacitada e que saiba operar tudo de forma estratégica.
Sendo assim, quando a gestão de TI da organização é formatada de maneira eficiente, é possível um melhor retorno sobre os investimentos nesta área, com redução de gastos e consequente melhoria da saúde financeira do empreendimento.
Com o avanço da globalização, o mundo se transforma em instantes. Isso exige das empresas mais rapidez e que tenham um sistema de informação ágil de forma a acompanhar o ritmo dessas mudanças. A TI, por si só, já provocou mudanças significativas no mundo do trabalho, que passaram de manual a eletrônico em poucos anos.
As empresas precisam, neste cenário, investir em tecnologias e inovações para conseguirem acompanhar as demandas dos seus clientes. Estas ações permitem que os gestores consigam organizar todos os recursos tecnológicos disponíveis para utilizá-los de forma estratégica e alinhado aos objetivos organizacionais.
Sem essas ações, o empreendimento pode sofrer diversos problemas, como a interrupção de suas atividades, indisponibilidade dos sistemas e rede, incidentes com dados corporativos, brechas e vulnerabilidade, entre outros contratempos que desgastam tanto a imagem da empresa quanto seus recursos.
Por isso, é fundamental que, independentemente do tamanho, as organizações reconheçam o impacto da TI em meio a um mercado cada dia mais competitivo e invistam em um bom gerenciamento de sua equipe para enfrentarem as mudanças de modo proveitoso.
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