voltar para listagem do blog

Mais da metade do orçamento de TI das empresas terá como destino a computação em nuvem

Imagem representando uma pessoa selecionando serviços na nuvem

Não é segredo para mais ninguém que investir em nuvem está atrelado a sobreviver no mercado. Para garantir espaço e buscar maneiras de crescer, a empresa tem que estar antenada às inovações e conectada à tecnologia. No entanto, só investir não basta. Precisa saber investir! E dentro deste assunto, hoje em dia, falar em atualizar o setor de TI significa mandar as ideias, as aplicações e os resultados lá para cima, para a nuvem. Não à toa, mais da metade dos gastos com TI em empresas mudarão para a nuvem até 2025. Siga com a leitura e entenda mais!

Esse número vem direto de uma pesquisa feita recentemente pelo Gartner. A empresa de consultoria americana mostrou que 51% dos recursos depositados em tecnologia da informação terão como ponto final a cloud computing. Mais precisamente, as aplicações em nuvem pública (vamos explorar o conceito mais à frente).

Imagem representando uma pessoa selecionando serviços na nuvem

As tendências de investimento em servidores, aplicações e ambientes de trabalho virtuais se consolidam a cada dia e reforçam a importância gigantesca que possuem para o mundo, não apenas digital. Mas quais as explicações para todo esse movimento? E como levar o meu negócio para a nuvem e ganhar vantagem competitiva também?   

 

Como investir em computação em nuvem?

Quando falamos em investimento em nuvem pública, em geral, estamos nos referindo a transportar softwares e dados que estão em um servidor físico para servidores virtuais em nuvem. É possível também que a cloud seja o primeiro passo da empresa no processamento de dados, isto é, que o negócio não tenha nenhuma experiência com esse trabalho. No caso de negócios que já trabalham com dados, a mudança para a nuvem é chamada de “migração”.

A migração é parte de uma estratégia maior: a jornada de cloud computing. Para migrar de maneira eficiente, os especialistas em TI da empresa contratada vão analisar quais aplicações devem puxar a fila, garantindo a segurança de um bom resultado, sem comprometer a continuidade e a rotina de trabalho desenvolvida diariamente com os servidores físicos.

Segundo o Gartner, em 2022, esse processo faz parte da realidade de 41% das empresas. Logo, em menos de três anos, o salto vai ser de 10 pontos percentuais. As ofertas de soluções tradicionais, diferentes da nuvem pública, ainda dominam o mercado de TI – 58,7% dos gastos de instituições. Mas, o crescimento do setor perdeu muita força em comparação a anos anteriores. A nuvem pública está preenchendo espaços! Mas, com clareza, o que é nuvem pública?

 

  – Leia também: >>> Computação na nuvem: quais os principais serviços na nuvem para empresas?  

 

O que é nuvem pública?

Nuvem pública é o nome utilizado para definir a nuvem enquanto serviço de infraestrutura de TI. Nós temos principalmente três tipos de nuvem: pública, privada e híbrida. A nuvem pública é quando uma empresa de cloud computing é contratada para disponibilizar recursos virtuais a vários clientes, que podem utilizar um mesmo Datacenter. Os Datacenters são os locais onde os servidores virtuais ganham materialidade. São refrigerados e gerenciados pelos técnicos de TI da empresa de cloud computing contratada.

Para entender como funcionam os tipos de nuvem privada e híbrida, confira nosso outro texto que destrincha o tema e explica tudo que você precisa saber!

A nuvem pública é a queridinha da maior parte das empresas que investem em TI. Uma das possíveis explicações é justamente o seu funcionamento que impulsiona a empresa contratante. Sem precisar arcar com as despesas de uma estrutura de TI física, instalada em um escritório, a empresa ganha mais flexibilidade e dinheiro em caixa para investir em outros setores. 

Mas como escolher qual a melhor empresa de cloud computing para selar essa parceria?  

 

Como escolher empresa de cloud computing?

Se mais da metade das empresas que investem em TI vão mergulhar na nuvem, é sinal de que a solução, em si, já vale o investimento e a atenção de quem busca competitividade por meio da tecnologia. Mas, e se nós pudermos trazer essa solução revestida em ótimas vantagens a partir da empresa de cloud computing que oferece o serviço?

O ambiente virtual propriamente dito funciona de modo muito similar em todas as prestadoras de serviço. Por isso, os diferenciais estão na assistência na forma humana como a prestadora trabalha. Busque uma empresa que ofereça assistência integral e atendimento técnico especializado. Aliás, nada de atendente que não fala português: dê preferência a técnicos em língua portuguesa!  

 

Como implementar cloud computing na empresa?

Se você percebeu a importância da computação em nuvem para o mercado atual e acha que implementá-la no seu negócio pode ser interessante, comece com especialistas.

solucoes em cloud-server

Para identificar e entender como o serviço em nuvem podem colaborar com o seu tipo de empreendimento, levando em conta as condições específicas, é preciso fazer uma consultoria com especialistas em TI, que podem encontrar e preparar uma solução personalizada e adequada à situação.

Aqui na Sercompe, oferecemos uma consultoria gratuita, sem compromisso, para que a sua solução seja encontrada e, caso você deseje, implementada. Somos uma empresa de computação em nuvem com mais de 30 anos de experiência em infraestrutura de TI e estamos à sua disposição!

 

 

– Leia também:

>>> Até 2025, 85% das empresas do mundo devem operar dentro da nuvem

>>> Afinal, quanto custa um servidor em nuvem?