voltar para listagem do blog

Como fazer um bom planejamento da jornada de cloud computing

imagem de uma mão selecionando passos do planejamento

Você já conhece as vantagens da computação em nuvem e quer implementá-la no seu negócio. Mas e agora? Qual o próximo passo? Saber para onde ir é determinante. Afinal, não estamos falando de um produto que está disponível em qualquer loja. Há todo um processo de implementação que envolve as soluções de cloud computing. E os bons resultados com essa implementação dependem da mesma palavra-chave usada para outros tipos de investimento: planejamento! Para responder todas as dúvidas que podem estar passando pela sua cabeça, hoje nós explicamos como fazer um bom planejamento da jornada de cloud computing.imagem de uma mão selecionando passos do planejamento

Antes de tudo, é importante dizer que se dedicar a um bom planejamento será, lá na frente, revertido em bons resultados vindos da cloud. Mas se você não sabe como estruturar esse planejamento, não se preocupe. Essa é uma realidade de todo mercado: um estudo da SAS Brasil, realizado em 2019, com 286 executivos C-level na América Latina, mostrou que quase metade das empresas (47%) não têm as habilidades necessárias para fazer a migração – logo explicamos o que é migração para cloud computing. Mas por que não se preocupar?

Como você vai descobrir, a seguir, o mais importante em um planejamento de jornada de cloud computing é ter os parceiros certos ao seu lado! Encontrar uma empresa de cloud computing qualificada e experiente é, sim, o primeiro passo. Ter à disposição um time de especialistas em infraestrutura de TI – antes, durante e depois da implementação de cloud computing – é o melhor jeito de começar a agregar vantagem competitiva por meio da nuvem! 

Entenda como fazer um bom planejamento da jornada de cloud computing!

 

O que é jornada de cloud computing?

Esse termo é utilizado para definir todo o caminho percorrido por uma empresa ao implementar a cloud computing. A nuvem não é um produto fechado que é adquirido e adicionado aos demais; também se diferencia de um serviço convencional, que é vendido e tem um tempo de duração estipulado. A nuvem é uma solução de infraestrutura feita sob medida, de acordo com as demandas específicas do negócio, algo que exige um estudo prévio e um acompanhamento após implantá-lo.

Lembra que no início nós comentamos os problemas que envolvem o processo de migração para cloud computing? Essa etapa é o que estrutura toda a sua jornada de cloud computing. Migração é exatamente a passagem de softwares, aplicações e dados, que antes se encontravam em servidores físicos, para o ambiente virtual da nuvem. Não será custoso, não será demorado e nem complexo se você estiver com um bom planejamento de jornada de cloud computing em mãos!

 

Como iniciar a implementação de cloud computing?

Sua jornada na computação em nuvem inicia já nos primeiros contatos com a empresa de cloud computing corporativo que fará a implementação da nuvem! Como a nuvem oferece soluções sob medida, os colaboradores de TI e os líderes da sua organização precisam conversar com os profissionais do fornecedor de cloud computing e deixar que eles avaliem a demanda da empresa. Mas como isso é feito?

Vamos adotar como exemplo o Cloud Backup, solução que copia e armazena os dados usados na empresa em um local externo e protegido. Para que o Cloud Backup suporte o volume de dados necessário, os especialistas em infraestrutura de TI vão calcular, por exemplo, a quantidade de armazenamento, o processamento, o sistema operacional adequado e a velocidade ideais do seu ambiente em nuvem. Além das configurações, a empresa de cloud computing também vai escolher qual Data Center se adequa melhor à sua empresa, levando em conta a localização geográfica – fator que contribui para a estabilidade e a segurança da nuvem.

Porém, existem outras diferentes soluções: Disaster Recovery, Cloud Server, Cloud Storage, e Cloud Firewall. O início do planejamento da jornada de cloud computing também é o momento para analisar quais soluções são mais vantajosas para o seu negócio!

 

– Leia também:
>>> Como a computação em nuvem pode auxiliar o seu negócio

 

Como é o processo de migração para a cloud computing?

Após acertar valores e assinar o contrato, a nuvem estará disponível em menos de 24 horas. A partir desse momento, tudo que envolve a TI da sua empresa vai estar na nuvem? Não! Antes de começar a utilizá-la – e mesmo durante a utilização – é preciso escolher o que vai para a nuvem e o que fica na borda. A migração é um processo que não acontece do dia para a noite, muito pelo contrário: é feito aos poucos, sempre monitorado e avaliado. Quer uma prova disso?

Uma pesquisa desenvolvida pela Veritas Technologies revelou que 58% das empresas brasileiras estão migrando para a nuvem pública – tipo de cloud computing onde várias empresas utilizam o ambiente de um mesmo provedor. “Estão migrando”. Isso mostra como a implementação de cloud computing leva tempo, sempre acompanhada de análises que fornecem mais precisão na hora de migrar mais uma aplicação para a nuvem!

 

Como funciona o monitoramento de cloud computing?

Quando seus colaboradores começam a coletar, armazenar e processar dados na nuvem, entre outras possibilidades, começam também os trabalhos dos técnicos e profissionais da empresa de cloud computing que monitoram o ambiente virtual. Essa é outra grande vantagem da computação em nuvem, pois essa atuação que ocorre “do outro lado” da solução tem principalmente dois objetivos: estar à frente de eventuais falhas e oferecer indicadores de desempenho!

É preciso levar em conta o monitoramento da nuvem dentro do seu planejamento da jornada de cloud computing para que o processo de migração ganhe consistência e não seja interrompido no meio do caminho por conta de falhas no ambiente virtual. Somam-se a isso os indicadores de desempenho, que poderão revelar a performance real das aplicações depositadas na nuvem. 

Em um levantamento da McKinsey & Company com empresas do setor industrial estadunidense, publicado no início de 2021, 74% dos entrevistados disseram que ainda não tinham conseguido obter as vantagens financeiras e operacionais esperadas com a utilização da nuvem. O motivo, entre outras explicações, pode ser justamente a falta de um bom planejamento da jornada de cloud computing, e que, inclusive, engloba um acompanhamento próximo à nuvem após a implementação. Essa etapa é indispensável!

 

Como encontrar a melhor empresa de cloud computing para fazer o planejamento?

solucoes em cloud-server

Retomando: o mais importante em um planejamento da jornada de cloud computing é ter o parceiro ideal nessa missão! Na hora de buscar empresas de computação em nuvem que possam te oferecer soluções, não hesite em questionar, além da atuação durante a implementação da nuvem, sobre o trabalho pré e pós implementação. A provedora tem que estar disponível em tempo integral para te atender, sempre com uma assistência humanizada e ágil. Evite o quanto puder assistentes virtuais e robôs que não falam português.

Quer facilitar ainda mais a sua transformação digital? Conheça a Sercompe, empresa especialista em infraestrutura de TI e com excelência em serviços de computação em nuvem. Acesse, deixe seus dados e nosso time vai entrar em contato!

 

– Leia também:
>>> Por que a cloud é segura?

>>> Quando vale a pena implantar a computação em nuvem?