11 de agosto de 2017

Como escolher a consultoria certa para infraestrutura de TI

O avanço da tecnologia tornou as empresas cada vez mais dependentes dos sistemas de informação. O departamento de TI – Tecnologia da Informação – deixou de ser uma área de suporte à operação para se tornar estratégico para aumentar a produtividade das organizações. E aumentar a produtividade significa fazer mais com menos, fazer mais rápido, melhor, ser mais ágil e ganhar vantagem competitiva sobre a concorrência.

O mercado está repleto de ferramentas para ajudar as empresas a atingir seus objetivos, sejam de produtividade ou regulatórios, a informatização é uma realidade já há algum tempo. Mas para poder extrair o máximo de todos estes sistemas, uma infraestrutura adequada é fundamental. Sejam próprios ou terceirizados, os equipamentos como servidores, storages, sistemas de backup e replicação, dispositivos de redes e de acesso dos usuários é que sustentam as operações e são capazes de fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização.

Especializadas em seus core business, as empresas dos mais variados segmentos recorrem à especialistas para ajudá-las na tarefa de projetar e implementar uma infraestrutura de TI adequada. E é neste momento que surge um grande desafio: diante de tantas alternativas no mercado, como escolher o parceiro certo?

Neste post, vamos mostrar algumas dicas para que você faça a escolha da consultoria certa para a sua infraestrutura de TI. Confira!

Experiência

Um dos primeiros pontos a analisar é experiência e o tempo de vida da empresa de consultoria é um bom indicador. Em um mercado exigente e dinâmico, empresas que já estão há bastante tempo no mercado levam vantagem: o fato de ter participado de diversos projetos permite acumular grande experiência, ajudar a evitar armadilhas e a encontrar mais rapidamente as respostas certas.

Conhecimento

A habilidade necessária para conduzir projetos simples ou complexos não cai do céu nem nasce com ninguém. É preciso muita dedicação para se tornar capacitado. Um bom indicador da capacidade de uma empresa de consultoria é a qualidade e a quantidade de profissionais certificados que ela tem em seu quadro. No mundo da TI, uma certificação profissional vale mais que uma graduação. Elas são um atestado que os grandes fabricantes desenvolvedores de tecnologia conferem aos profissionais que adquiriram conhecimento suficiente para aplicar suas inovações de forma confiável.

Equipe

É fato que existem consultores extremamente qualificados atuando há bastante tempo no mercado com excelentes resultados e clientes satisfeitos. Mas diante da complexidade e interdependencia dos sistemas de TI, é praticamente impossível que uma única pessoa seja a melhor resposta para todos os desafios. Uma empresa de consultoria que tem em seu quadro vários profissionais especializados traz uma segurança muito maior na condução dos projetos de TI

Fabricantes parceiros

Grandes fabricantes desenvolvedores de tecnologia contam com uma rede de empresas parceiras para acompanhar de perto as necessidades dos clientes. Vale conferir quem são os parceiros da empresa de consultoria, como o mercado os reconhece e que inovações eles produzem. Empresas independentes como o Gartner são uma boa referência para avaliar os fabricantes.

Além disso, todos os fabricantes possuem programas de parceria que refletem o comprometimento e o investimento que eles terão com os seus parceiros. Níveis mais altos traduzem maior confiabilidade.

Clientes satisfeitos

Outro ponto importantíssimo é: quem sãos os clientes desta consultoria? qual o nível de satisfação destes clientes com o trabalho realizado? Uma consultoria de infraestrutura de TI que traz resultados para os clientes é aquela que consegue avaliar com sabedoria as necessidades, projetar soluções adequadas e colocar toda a infraestrutura para funcionar. Uma boa estratégia é buscar por casos de sucesso publicados, conversar com estas empresas clientes e visitá-los para conhecer os detalhes dos projetos.

Ficou com alguma dúvida sobre a consultoria certa para infraestrutura de TI? Que outro ponto você acha importante? Deixe o seu comentário para enriquecer o debate e aproveite para conhecer um dos nossos casos de sucesso!

sercompe_wp4
Posts made: 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
You May Also Like