11 de outubro de 2019

Sistema lento na sua empresa. Quais as possíveis causas?

Num mundo competitivo como o de hoje, onde tempo é dinheiro e as decisões devem ser tomadas rapidamente, um bom servidor dentro de uma empresa deve acompanhar esse ritmo frenético. Por outro lado, um servidor lento ou instável pode causar prejuízos incalculáveis dentro de um estrutura organizacional. Um e-mail importante que demora para ser enviado, ou uma transferência de arquivo que trava durante o processo são consequências preocupantes de um servidor com problemas. Diretorias cobram mais agilidade dos funcionários, que se sentem impotentes diante de um servidor de baixo desempenho.

Todas estas falhas acabam sobrecarregando o suporte de TI, gerando despesas adicionais com suporte e manutenção. Se um computador doméstico apresenta problemas como vírus, malware ou memória insuficiente, ele certamente trabalhará de maneira mais lenta. Quando problemas como estes acontecem em proporções empresariais, as consequências são bem piores. Afinal, centenas ou até milhares de profissionais acessam a mesma máquina, solicitando serviços ou gravando no banco de dados.

Causas e soluções de um servidor lento.

Baixa performance do HD

Quando um usuário está utilizando o servidor, o HD precisa acessar os arquivos ou as informações nele contidas para devolver ao usuário. Um HD de baixa performance gera limitações de velocidade, deixando, consequentemente, o servidor lento.

Soluções.

É importante checar o status do HD e a sua capacidade atual. Quanto maior o tempo de uso, mais informações são armazenadas. Outra causa do servidor lento é o superaquecimento do disco. Neste caso, faz-se necessária a instalação de coolers adicionais.

Falta de memória RAM

A memória RAM é um dos principais responsáveis pela rapidez do computador, influenciando na velocidade de desempenho do processador instalado no servidor. Pouca memória RAM causa lentidão ao sistema.

Soluções.

Neste caso, é preciso adicionar módulos de memória. Quanto maior a memória RAM, mais instruções o servidor conseguirá acessar e consequentemente ficará mais rápido.

Baixo desempenho do processador.

O processador é o cérebro de um computador. Ele tem a capacidade de acelerar, endereçar e preparar dados, dependendo de sua aplicação. Num servidor, o desempenho de um processador é fundamental.

Soluções.

Antes de tudo, verifique se o seu processador é compatível com as suas necessidades. Além disso, você pode otimizar o seu processador, removendo as aplicações desnecessárias e customizando as suas funções de acordo com a demanda do sistema.

Malwares.

Os malwares são responsáveis por consumir toda a memória e a capacidade do seu processador, deixando o servidor cada vez mais lento e prejudicando severamente a produtividade de uma empresa.

Soluções.

Para resolver este problema, basta realizar uma limpeza por meio de programas antivírus. Mas este procedimento só é válido desde que o malware não tenha afetado arquivos críticos do seu sistema.

Agora que você conheceu os diversos motivos que acarretam lentidão no sistema, escolha agora as melhores ferramentas, resolva o problema e agilize seus processos.

sercompe_wp4
Posts made: 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
You May Also Like