voltar para listagem do blog

Implementação e gestão de ambiente de segurança na nuvem para empresas: tudo o que você precisa saber

Quando se fala em nuvem, dúvidas recorrentes sobre segurança são postas à mesa como uma forma de evitar falar sobre o assunto ou mesmo de ceder a sua implementação em empresas. Isso porque a maior dúvida ainda recorrente é sobre a segurança dos dados que ficam em rede.

A dúvida é pertinente, uma vez que informações sensíveis ou sigilosas da empresa podem ser salvas em nuvem. Para tanto, é preciso criar um ambiente seguro, e muito disso pode vir com o auxílio da provedora de serviços em TI.

Confira um pouco mais abaixo sobre como funciona esse sistema em nuvem e o que pode acontecer com os dados da sua empresa.

O que é o gerenciamento de nuvem?

O gerenciamento da nuvem é a como os administradores mantém e orquestram produtos e serviços que funcionam em uma nuvem: usuários, controle de acesso, informações, aplicativos e softwares.

O gerenciamento permite que administradores tenham acesso a recursos necessários para automatizarem tais processos e realizarem ajustes fundamentais. Além do mais, é o modo como é mantida a flexibilidade e a escalabilidade.

É assim também que os administradores conseguem supervisionar as nuvens públicas, privadas ou híbridas; observam as atividades de implementação de recursos, rastreamentos, integração de dados e recuperação de desastres; e controlam a infraestrutura, plataformas, aplicações, recursos do provedor de nuvem e o conjunto que dá forma à nuvem.

Como é realizado gerenciamento da segurança da informação na nuvem?

Todo o gerenciamento de nuvem depende de um sistema operacional. É ele que rege as diferentes tecnologias que dão vida à nuvem e insere as ferramentas de gerenciamento. Portanto, o sistema operacional precisa ser compatível com qualquer nuvem escolhida.

Mas como é o funcionamento da segurança? Para isso, um software de gerenciamento é implantado em uma VM (virtual machine), dentro de uma nuvem. O servidor se comunica com APIs (interfaces de programação de aplicações), que conecta o banco de dados e os recursos virtuais.

Desta forma, o banco de dados coleta informações a respeito do desempenho da infraestrutura virtual ou da nuvem e envia avaliações a uma interface na qual os administradores conseguem analisar a estrutura da nuvem.

Gestão se difere de cloud computing

As regras são dadas pela nuvem, a execução é feita pelo gerenciamento. Enquanto a nuvem é um misto de recursos digitais, armazenamento e serviços de gerenciamento, o gerenciamento em si combina software, políticas, governança e equipes para definir como os serviços — acesso sob demanda, por exemplo — serão ofertados.

Quais as ameaças à computação em nuvem?

Utilizar a computação em nuvem não é sinônimo de que nunca mais possam acontecer problemas aos seus dados. Embora pela maior segurança seja mais difícil ocorrer a perda total dos seus dados, como em um desastre, algumas ameaças ainda são possíveis de ocorrer.

Vazamento de dados

Em ataques mal-intencionados podem ocorrer perda de dados. Se você trabalha com computação em nuvem, esse é um dos principais fatos com que é preciso ter atenção. Dados sigilosos, números de cartões de crédito e até contratos podem ser copiados e ou deletados.

A origem pode vir de malwares, softwares piratas e ataques em que uma máquina é capaz de controlar milhares de outras.

Leia também:
>>> Backup: é melhor ter!

Conta roubada

A perda de uma conta de e-mail não parece ser algo tão problemático, mas pode se tornar uma dor de cabeça. Se um intruso consegue essa informação, tal como senha, pode manipular seus dados, transações e redirecionar clientes para concorrentes.

Informações vazadas

Deixar senhas na nuvem, com a possibilidade de que outro membro da equipe possa ter acesso a elas e consiga acessar informações sigilosas, pode levar ao vazamento delas.

Como garantir segurança na nuvem

Ilustração de informações seguras conectadas a um cadeado

Hoje em dia, no mercado de TI, existem vários recursos de segurança na nuvem. Eles podem ser contratados de forma separada, isto é, você adquire um pacote para Disaster Recovery ou backup etc.

Porém, de um modo geral, a gestão do ambiente de nuvem precisa estar integrada com a TI existente, personalizando-a às suas necessidades, automatizar tarefas manuais, antever custos, ser acessível por meio da web e gerenciar tudo.

De todo modo, a segurança dos seus dados precisa estar de acordo com alguns princípios:

  • Criptografia de dados e acessos privilegiados a determinadas posições da hierarquia de colaboradores da empresa;
  • Separação de dados entre o seu negócio e o negócio de outros clientes do provedor da nuvem;
  • Processamento de dados e informações em locais específicos (país, estado), sempre obedecendo as leis do país da empresa contratante;
  • Backup é importante em qualquer máquina e na nuvem não é diferente. Neste caso, é realizada uma replicação das informações da nuvem em caso de algum problema nos servidores;
  • Certeza de que dados e sistemas estão seguros, e, também, conhecer o atual estado da segurança;
  • Garantia em caso de algo incomum e inesperado acontecer, bem como ficar ciente de falência ou venda da empresa provedora;
  • Apoio em investigações, no caso de alguma invasão ou acesso ilegal.

Recursos de segurança em nuvem

Como vimos até então, a gestão de segurança da nuvem requer atenção de todos os lados, desde quem contrata um serviço de nuvem até o provedor da mesma. E para que a segurança se torne algo ainda mais presente, pacotes de serviços podem ser contratados para que todas as necessidades da empresa, principalmente sobre segurança, sejam atendidas.

Alguns dos serviços ofertados pela Sercompe são:

Cloud Firewall

É a melhor forma de se proteger contra invasões cibernéticas enquanto seus programas e aplicações rodam no sistema de forma segura.

Cloud Backup

Com o cloud backup seus arquivos são sempre copiados para a nuvem. Desta forma, em alguma eventualidade, toda a sua base de dados estará disponível sempre que for preciso. E mais: protegida de ponta a ponta.

Cloud Disaster Recovery

No caso de uma infraestrutura física de TI falhar ou algum acidente danificá-la, com o CDR você garante a continuidade do seu negócio com as aplicações e dados necessários a salvo. Quer saber mais como funciona os serviços de nuvem? Confira nosso blog ou entre em contato com a Sercompe!

 

Leia também:
>>> Computação na nuvem: quais os principais serviços na nuvem para empresas?

>>> Nuvem privada x híbrida x pública: por onde começar e até onde ir?