Como manter o seu negócio funcionando em caso de imprevistos: conheça o Disaster Recovery as a Service

Catástrofes naturais, acidentes, situações imprevistas. Eventos dessa natureza podem colocar um negócio em risco e até mesmo paralisar as atividades por tempo indeterminado. Com o avanço da transformação digital nas empresas, cada vez mais a Infraestrutura de TI se torna um fator crítico para o sucesso de um bom Plano de Continuidade de Negócios. Neste cenário, recuperar rapidamente não somente os dados, mas a capacidade de manter as aplicações em funcionamento é um item fundamental, afinal de nada adianta proteger os dados se não houver infraestrutura disponível para colocá-los para trabalhar. A boa notícia é que a evolução da tecnologia já permite que esta proteção esteja disponível para empresas de todos os tamanhos.  

 

O que é o DRaaS?

O DRaaS (Disaster Recovery as a Service) consiste em um serviço que permite a recuperação das atividades da Infraestrutura de TI em caso de desastres. A partir de uma análise criteriosa das demandas de negócio e da adequação do RTO e RPO (entenda mais sobre RTO e RPO aqui) para cada aplicação, é possível voltar à atividade rapidamente em caso de imprevistos. Esta estratégia busca blindar a infraestrutura de TI da sua empresa, replicando dados, servidores e sistemas de forma rápida e segura e mitigando os riscos de paradas não planejadas.

 

O que o DRaaS pode fazer pela minha empresa?

Empresas que possuem um plano de ação definido conseguem se recuperar de forma rápida e segura de situações imprevistas. Com a velocidade exigida pelo mercado para manter os negócios rodando de forma saudável, curtos períodos de inatividade podem gerar grandes prejuízos em termos de faturamento, imagem e reputação. E com a chegada da nova Lei Geral de Proteção de Dados – a LGPD – os cuidados precisam ser redobrados. Uma solução de DRaaS permite que a sua empresa tenha a infraestrutura de TI com funcionamento rapidamente recuperado em casos de emergência. Um plano B pronto pra agir e manter os seus negócios em pleno funcionamento.

 

Quais são os benefícios da contratação de um plano de Disaster Recovery na modalidade de serviço?

Além de mitigar os riscos de imprevistos e recuperar a disponibilidade da infraestrutura de TI da empresa, o DRaaS possui outras vantagens. Confira:

 

É uma opção inteligente de investimento

Ao contratar uma solução de DRaaS a sua empresa evita os altos investimentos para “duplicar” a infraestrutura de TI existente.  Ao invés de alocar recursos em uma infraestrutura secundária que ficará ociosa esperando que um desastre aconteça para entrar em funcionamento, a empresa pode reduzir seus custos ao contratar uma infraestrutura que fique à disposição, mas que seja tarifada apenas quando estiver em uso.

 

Proteção customizada o tempo todo

Em uma solução baseada em serviço é possível alterar os níveis de serviço e proteção sempre que for necessário para acompanhar as demandas do negócio. Enquanto uma solução tradicional mantém uma infraestrutura estanque e adequada a determinado momento no tempo, uma solução baseada em serviço pode ser alterada sempre que for mais conveniente para os negócios.

 

Atualização tecnológica constante

Ao escolher um fornecedor confiável, sua empresa terá sempre à disposição uma infraestrutura constantemente atualizada para usufruir dos últimos avanços em custos e benefícios.

 

Mas, como funciona o serviço de DRaaS?

O serviço de DRaaS é contratado com base na demandas especificas do negócio, como número de servidores, espaço de armazenamento necessário e aplicações de negócio fundamentais. Ao definir os parâmetros ideais de RTO e RPO, os dados são replicados para uma infraestrutura segura e os recursos de processamento são reservados. A mensalidade é definida pelos recursos de armazenamento necessários e uma taxa de reserva dos recursos de processamento. Em caso de utilização dos recursos, uma taxa de utilização acordada previamente será aplicada. Isso garante que a partir de um baixo investimento mensal sua empresa terá os recursos disponíveis para voltar à atividade em questão de minutos.

 

O DRaaS da Sercompe

A Sercompe é uma empresa especialista em infraestrutura de TI que atua a mais de 30 anos no mercado da região sul do Brasil e São Paulo. Com o serviço de DRaaS da Sercompe, empresas de todo o país podem ter acesso a benefícios como:

  • Verificação de integridade dos dados;
  • Possibilidade de recuperação instantânea de dados;
  • Ambiente físico e virtual;
  • Monitoramento e operação 24×7;
  • Serviços consultivos para melhorias;
  • Relatório e gerenciamento da utilização de recursos;
  • Manutenção do plano de recuperação de desastre.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma conversa. Nossos

especialistas esperam por você!