HP Moonshot – servidores menores e mais baratos

Atualmente os provedores de serviços web e empresas de hosting têm experimentado um crescimento exponencial de novas aplicações, serviços e infraestrutura de TI. Estas companhias sofrem uma crise na sua capacidade de datacenter. A HP aposta em uma tecnologia que vem para causar impacto neste mercado.

Um dos destaques do último HP Discover, realizado recentemente em Las Vegas/EUA, foi o HP Moonshot, uma linha de servidores low-energy. Projetado para data centers de grande porte, a nova linha reduz em 89% o consumo de energia, ocupa 80% menos espaço e custa 77% menos do que servidores tradicionais.

Estes servidores foram projetados para endereçar os desafios da demanda de grandes cargas de trabalho e fortes necessidades de escalonamento trazidas por aplicações sociais, móveis, de nuvem e Big Data.

Para Meg Whitman, CEO da Hewlett-Packard, a HP Moonshot marca o início de um novo estilo de TI. Em seu discurso na abertura do evento ela revelou que todo o site HP.com, que recebe cerca de 300 milhões de acessos por dia, foi movido para essa nova tecnologia e gasta energia equivalente a 12 lâmpadas de 60W! “Quem não tem este número de lâmpadas em casa?” – brinca.

O Projeto Moonshot foi construído com base em 10 anos de intensa pesquisa para o desenvolvimento de infraestrutura de computação low-energy, feita no HP Labs, o braço central de pesquisa da empresa.

Segundo a empresa “Moonshot era o nome de código da NASA para o projeto da cápsula que permitiu a ida do homem à lua, como parte da missão Apollo. Um dos principais desafios no projeto do módulo lunar era o consumo de energia”. Como a HP também participou na época desta jornada, achou por bem batizar esta nova tecnologia com este sugestivo e apropriado nome.