Microsoft lança o Windows 8.1 no Brasil

A Microsoft liberou hoje o download da versão final do Windows 8.1 em todo o mundo. A atualização é gratuita para os atuais usuários do Windows 8 e inclui pequenas novidades, como a volta do botão Iniciar, novos tamanhos de blocos dinâmicos e versões atualizadas de aplicativos.

Para quem usa Windows 8, a atualização é bem simples: na Loja do Windows, clique na imagem em destaque para baixar e instalar gratuitamente o Windows 8.1. Isso poderá demorar mais de uma hora, então é recomendável fazer isso quando não tiver nada mais importante para fazer. Os arquivos pessoais e aplicativos desktop serão preservados, mas por segurança, é melhor fazer um backup dos documentos mais importantes.

O Windows 8.1 tem botão Iniciar, maior consistência entre a interface e a área de trabalho clássica (você pode usar o mesmo papel de parede nos dois locais), aplicativos atualizados, Internet Explorer 11, integração mais profunda com o SkyDrive, loja de aplicativos com interface nova e atualizações automáticas ativadas por padrão e mais algumas novidades.

As várias pequenas mudanças do Windows 8.1 que, somadas, fazem a diferença no final das contas: se você usa o Windows 8, não há motivo para não fazer a atualização.

Se você ainda usa Windows 7 ou uma versão mais antiga, será necessário comprar o Windows 8.1, que estará disponível em mídia física a partir desta sexta-feira (18) e em breve por download. O Windows 8.1 tem preço sugerido de R$ 410; o Windows 8.1 Pro, por sua vez, será vendido por R$ 699.

No caso do Windows 7, os arquivos pessoais serão mantidos, mas será necessário reinstalar todos os aplicativos. Quem está no Windows Vista ou no Windows XP deverá fazer uma instalação completa; salve tudo o que julgar importante antes de migrar para o Windows 8.1.