voltar para listagem do blog

Tendências da Computação em Nuvem para as empresas em 2022

Imagem representa uma cidade com vários icones de conectividade interligados

Chegamos à metade deste ano, já é hora de fazer um balanço parcial: você esteve antenado às tendências da computação em nuvem para as empresas em 2022? E elas foram, de alguma forma, aplicadas à infraestrutura de TI do seu negócio? Nos perguntamos e às vezes não sabemos nem como responder. A verdade é que as novidades deste mundo de cloud computing “pipocam” a cada momento. Neste momento, para quem ainda não inovou dentro da nuvem, é uma oportunidade de mergulhar fundo. Para quem já tem inovação, o mergulho pode ser ainda maior!Imagem representa uma cidade com vários icones de conectividade interligados

Até o fim do ano, os ambientes de TI híbrida, tipo de infraestrutura que inclui a cloud, estará presente em mais de 70% das empresas brasileiras de médio e grande porte, segundo o IDC Brasil. Além disso, os investimentos em nuvem pública devem alcançar R$ 9,5 bilhões, um crescimento de 36%, em comparação ao ano passado. Vale dizer que os números alcançam também os pequenos negócios. Mas, por quê?

As tendências da computação em nuvem, além de poderem funcionar como alavancas para o crescimento, mesmo sem grandes investimentos, também fazem isso de maneira prática, sem complicação. Esse ano ainda promete muita coisa, quer ver?

 

Hiperconectividade

Você já teve a sensação de que estamos sempre conectados? E cada vez mais, em diferentes situações? Se tecnologias como o 5G vão integrar nossa casa, no trabalho não seria diferente. E quem tem colaborado ativamente com esse processo é a cloud computing.

A hiperconectividade diz respeito à integração de plataformas, colaboradores e trabalhos, permitindo que softwares e aplicações trabalhem em conjunto. É a partir dessa ideia que empresas implementam automação e processamentos mais refinados de dados, para extrair o melhor deles.

Quem tem dados, tem tudo! E a computação em nuvem e o aprimoramento dos ambientes virtuais de trabalho e armazenamento de informações dentro da nuvem ajudam a conectar todos nesse mundo. Se a sua empresa ainda não deu o primeiro passo em direção à hiperconectividade, que tal uma consultoria gratuita com a Sercompe para conhecer a nuvem?

 

Flexibilidade

Na esteira da maior conexão que a computação em nuvem propõe, empresas de diferentes setores passam a trabalhar com uma infraestrutura de TI mais flexível ao implementar cloud computing. As vantagens de possuir uma TI que comporta mais de um tipo de solução permite uma adequação maior à cada realidade de negócio. Mas como assim?

A verdade é que hoje em dia, com uma quantidade cada vez maior de dados armazenados, processados e analisados, ficar restrito a uma única solução de infraestrutura, em geral física, pode limitar a capacidade de ganho com os dados. Não à toa, até 85% das empresas do mundo devem operar também dentro da nuvem. É um movimento que cresce, e todo mundo já está correndo atrás.

A cloud computing pode ser a sua infraestrutura de TI principal. Mas, caso você já tenha servidores físicos, a nuvem pode atuar como um complemento, um algo a mais, servindo como suporte para picos de uso ou outras situações. Lembrando que nuvem não tem capacidade ociosa! Tente pensar nas vezes em que seus servidores podem ter te deixado na mão. Neste ano, você pode evitá-las com a computação em nuvem.

 

– Leia também:
>>> Até 2025, 85% das empresas do mundo devem operar dentro da nuvem

 

Cibersegurança

Infelizmente, quando o volume de informações trabalhadas aumenta, os perigos aumentam juntos. Tem se tornado comum ver empresas de diferentes segmentos e tamanhos sofrendo com invasores cibernéticos, os hackers. Com ataques mais sofisticados, conseguem entrar em sistemas e roubar, quando não apagar, informações muitas vezes sensíveis. O ataque ransomware é um exemplo disso.

Por isso é tão importante garantir camadas de segurança para aplicações e dados. Não é possível eliminar as chances de que um ataque hacker aconteça à infraestruturade TI, mas é totalmente possível limitar os caminhos dos invasores e minimizar os efeitos de um eventual ataque. Mas como?

Duas inovações são ferramentas de defesa: o Cloud Firewall, que estabelece uma rede de proteção por perímetro e entre dispositivos; e o backup imutável, uma revolução na cibersegurança que bloqueia tentativas de alterar um dado protegido. Podemos te ajudar a saber mais sobre o assunto, quer conferir?

 

Inovação constante

Estamos a todo momento aqui falando sobre inovar. Inovar, inovar e inovar. Mas existe algum momento em que é preciso dar um pause nas implementações? Diversos negócios permanecem estagnados, outros interrompem os investimentos em inovação por falta de recursos. A verdade, é que buscar atualizar, readequar e replanejar as estratégias da empresa por meio da tecnologia é um hábito que não pode se perder. E a notícia boa é que, ao lado da computação em nuvem, isso pode se tornar mais fácil!

solucoes em cloud-server

Os serviços de computação em nuvem permitem que colaboradores e líderes tragam ideias e apliquem novas formas de trabalho. As metodologias ágeis, que buscam integrar e impulsionar o trabalho colaborativo entre as equipes, podem mudar a estrutura de uma empresa com rapidez e trazer mais competitividade. A computação em nuvem é aliada nesse processo, sem custos adicionais.

Com uma infraestrutura flexível, mais conexão e mais segurança, a empresa ganha liberdade para continuar sempre inovando, por diferentes caminhos. Só assim, os espaços poderão sempre serem ocupados. A hora de conhecer cloud server, cloud backup e outras soluções em nuvem é agora – e a Sercompe está ao seu lado!


– Leia também:
>>> Como a cloud computing complementa a sua infraestrutura e traz vantagens para a sua empresa?

>>> Como escolher a melhor empresa de cloud computing