Ransomware e o backup do Microsoft 365

As previsões para o ransomware no ano de 2023 não são nada animadoras. Empresas especialistas em segurança digital já emitiram seus relatórios, mostrando como os ataques estão se tornando mais sofisticados e ameaçando entidades de todos os tamanhos.

Para quem usa a nuvem e os aplicativos de produtividade do Microsoft 365, é preciso ficar atento e criar uma camada a mais de proteção de dados contra o ransomware. Isso porque não há backup na plataforma, e a perda do acesso aos dados pode ser catastrófica.

Mas, claro, apenas se houver falta de informação ou negligência, já que há maneiras de se garantir a segurança de dados do Microsoft 365 e manter a continuidade dos negócios.

O cenário do Ransomware

Já é de domínio público que o Brasil é um dos países foco dos cibercriminosos. Os casos de ransomware no país são crescentes, com repercussão dos danos causados a empresas, hospitais, bancos, instituições públicas e muito mais.

De acordo com dados da empresa Proofpoint, especialista em segurança da informação, 80% dos ataques de ransomware tiveram sucesso no Brasil. Trata-se de uma taxa muito elevada, que liga o alerta para os perigos desta ameaça, mas como também é necessário ter um preparo adequado para lidar com os seus efeitos.

Ainda no mesmo estudo, é colocado que 91% das empresas pagam o resgate pelos seus dados, com 29% realizando o resgate mais de uma vez. É uma situação não recomendada, visto que não há garantias da plena devolução do acesso aos dados, somado à obrigatoriedade de informar o incidente às autoridades e torná-lo público, arranhando a reputação e as finanças da empresa.

Logo, vemos no backup uma forma de tornar mais seguro o ambiente de dados, especialmente para os usuários do Microsoft 365, que não possuem a cópia dos seus dados realizada de forma efetiva pela plataforma.

O backup para o Microsoft 365

A ameaça do ransomware no Brasil e no mundo, como vimos, é muito real. É um tema que não pode ser negligenciado e que deve fazer parte das discussões de governança em qualquer instância.

No caso do Microsoft 365, estamos lidando com uma plataforma que compartilha as responsabilidades de segurança com seus usuários. A Microsoft fica à frente da proteção ao sistema, garantindo o acesso dos usuários. Porém, a segurança dos dados deve ficar a cargo dos próprios clientes.

É por isso que se faz necessário adotar uma solução de backup para o Microsoft 365 que seja eficiente e ao mesmo tempo fácil de usar. É o caso da Sercompe Cloud Backup for M365. Um serviço realizado pelos experientes profissionais da Sercompe com tecnologia da Veeam, uma das líderes mundiais em soluções de backup e restauração de dados.

O Sercompe Cloud Backup for M365 tem as seguintes vantagens:

  • É contratada como um serviço, com sustentação da Sercompe 24/7/365;
  • 12 meses de retenção;
  • Os valores são pagos por usuário, com até 20 GB, com essa capacidade podendo ser livremente dimensionada entre todos os usuários;
  • Pode ser utilizada no apoio à migração de dados;
  • Realiza backups diariamente, reduzindo a janela de desatualização de dados;
  • Tem monitoramento remoto dos backups, com envio de alertas;
  • Possui restores ilimitados por meio de uma central de serviços.

 

Os especialistas da Sercompe estão preparados para levar essa tecnologia avançada de backup para os seus dados do Microsoft 365. Entre em contato agora mesmo para conhecer e levar mais segurança para o seu negócio.