//CASOS DE SUCESSO
Unimed Blumenau

Case de sucesso: Unimed

“A solução da Veeam nos trouxe mais transparência em relação à proteção dos dados, bem como nos auxiliou na tendência de uso em nuvem, que nos permite salvar backups e efetuar restores de forma mais simples e transparente.”

Jean Carlos Raduenz - Gerente de TI e Inovação - Unimed Blumenau

//Unimed

A Unimed Blumenau abrange onze municípios da região e conta com um pronto atendimento, serviço de atenção domiciliar, Hospital e uma área administrativa da operadora. Ao todo, somam mais de 600 funcionários diretos e aproximadamente 800 médicos cooperados para atender a carteira de aproximadamente de 113 mil beneficiários.

//Necessidades

Todas as vezes que a Unimed Blumenau precisava restaurar dados, o processo era muito demorado. Era necessário dispender um funcionário para ir até o cofre, que levava cerca de uma hora para buscar e localizar as fitas. Além disso, era preciso mapear o período exato para restaurar o backup, acessar o datacenter e fazer o restore. Quando as cargas de trabalho eram grandes, ainda tinha que aguardar pela lenta performance da execução, processo que podia levar cerca de oito horas.

No entanto, ter um ambiente de TI inativo por qualquer falha que seja pode comprometer toda a operação da Unidade. Manter a estrutura ativa e disponível, assim como restaurar dados e colocar o ambiente no ar no menor intervalo de tempo possível são fundamentais para que nenhum cliente, em necessidade de emergência, fique sem atendimento.

//Como fizemos

“A solução da Veeam nos trouxe mais transparência em relação à proteção dos dados, bem como nos auxiliou na tendência de uso em nuvem, que nos permite salvar backups e efetuar restores de forma mais simples e transparente. Além disso, traz novas opções de Disaster Recovery”, afirma Jean Carlos Raduenz, gerente de TI e Inovação da Unimed Blumenau.

A solução de data protection anteriormente utilizada por eles estava para vencer e os profissionais precisavam de uma tecnologia que viesse a substitui-la, considerando que o sistema era baseado em fita, ocupava espaço em cofre, tinha risco de mofar com as ações do tempo e ainda precisava de um profissional dedicado in loco.

Raduenz explicou que a escolha pela solução da Veeam veio após uma rigorosa análise, incluindo pesquisa com outros usuários, posicionamento no Gartner, Prova de Conceito (POC) e indicações de outros especialistas mais próximos. “Tudo isso acabou sendo um farol que direcionou a nossa opção pela Veeam”, disse.

“A Veeam tem um ótimo custo-benefício. Consigo fazer quantos backups eu quero, e gravar em repositórios diferentes, além disso, ela não possui limitações como outras fabricantes devido à sua forma de licenciamento”, explicou Raduenz. O executivo afirmou que, com a Veeam, ele não precisa mais de um profissional dedicado em tempo integral.

Isso é possível porque, desde que a solução Veeam Backup & Replication (Enterprise Plus Edition) foi implementada, a unidade tem conseguido restaurar dados com muito mais velocidade. Se antes um processo de restore de uma máquina virtual, com 100 GB, durava cerca de oito horas, com a solução da Veeam atualmente leva 15 minutos. Consequentemente, o executivo calcula que será possível economizar cerca de 400 horas de profissionais de TI por ano.

A Sercompe é um parceiro muito forte da Unimed Blumenau e teve um papel essencial no mapeamento da solução. “Quando veio a demanda de reestruturar a estratégia de backup deles, eliminando a fita, fizemos um desenho e mostramos todas as opções. Foi um trabalho bem consultivo, de entender o cenário deles, suas exigências e requisitos, até chegarmos a um denominador comum, o qual a Veeam foi aderente”, explicou Fernando Dickmann, Account Manager da Sercompe.

A Sercompe compartilhou sua experiência de mercado quanto à melhor solução e metodologias de uso, disponibilizando, inclusive, Prova de Conceito (POC) da solução ofertada. “O parceiro ajudou muito na escolha, comparando as soluções. Isso foi um apoio muito importante para chegarmos na solução mais coerente. Foi realizado um grande estudo, com muitas observações e a Sercompe nos auxiliou muito por meio de suas análises técnicas”, finalizou Raduenz.

Benefícios

  • Redução do tempo de restauração de oito horas para 15 minutos.
  • Economia de 400 horas de profissional por ano.
  • A solução permite retenções em disco sem limitações de área permitindo grandes volumes de retenção.
  • A replicação de dados protegidos de forma incremental permite uma eficiência na transferência de dados.
  • A criptografia dos backups eleva o nível de segurança quanto ao acesso indevido de dados que é uma preocupação da atualidade.

Veeam reduz tempo de restauração de máquina virtual da Unimed Blumenau de oito horas para 15 minutos.

//Desafios

  • A TI influencia todo o processo da operadora. Sem o sistema em funcionamento, todos os clientes da operadora não conseguem realizar exames, consultas e cirurgias. Além de prejudicar o atendimento à saúde das pessoas, há ainda um grande impacto negativo com todos os stakeholders da sua cadeia de valor, gerando prejuízo financeiro a todos. O principal desafio é manter sua estrutura de TI totalmente ativa para que nenhum cliente em necessidade de emergência fique sem atendimento.

//Entre em Contato







    Receba uma solução personalizada, fruto de um trabalho de pesquisa, análise e arquitetura, realizada por nossos especialistas em tecnologia e liderada pelo nosso time de negócios, com um objetivo comum: entregar resultados concretos para o seu negócio.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Whatsapp
    Fecha Menu

    //SOLICITAR ORÇAMENTO







      Receba uma solução personalizada, fruto de um trabalho de pesquisa, análise e arquitetura, realizada por nossos especialistas em tecnologia e liderada pelo nosso time de negócios, com um objetivo comum: entregar resultados concretos para o seu negócio.

      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.