A melhor estratégia de proteção dos seus dados do Microsoft 365

Pode parecer estranho falar em proteção dos dados do Microsoft 365 tendo por trás uma das maiores empresas de TI do mundo. Contudo, embora a segurança digital esteja em um patamar interessante, ela não é robusta o suficiente para manter os dados do M365 dentro dos parâmetros da proteção moderna de dados.

Claro, tem um motivo. Vamos abordá-lo no decorrer deste artigo. O importante é saber que para manter os níveis de produtividade do Microsoft 365 com segurança, é necessário criar uma estratégia de proteção para os seus dados na plataforma.

Até onde vai a proteção de dados do Microsoft 365?

Muitas organizações podem se pôr em risco ao ignorar que a Microsoft tem responsabilidades limitadas na proteção de dados do M365. A tarefa principal da empresa é manter os serviços em funcionamento e dar acesso aos seus milhões de clientes espalhados pelo mundo. Logo, a proteção de dados é de responsabilidade dos seus detentores.

Por que isso acontece? Trata-se de um serviço de nuvem onde os dados são armazenados e processados, sendo acessados a partir do aplicativos de produtividade. Este serviço oferecido pela Microsoft a caracteriza como Processadora de Dados, diminuindo seu papel na proteção desses ativos.

Cabe, portanto, às empresas contratantes do M365 manter os níveis de segurança dos seus próprios dados da plataforma e, em última instância, se responsabilizar por eles. Ou seja, a preocupação da Microsoft é com a infraestrutura da plataforma, enquanto as empresas devem manter a vigilância sobre seus dados.

A melhor estratégia para a proteção de dados do M365 

A essência da segurança digital é que a empresa mantenha o controle sobre os seus dados em qualquer cenário existente. Como não há segurança 100% eficiente, embora as táticas sejam cada vez mais robustas, é necessário estar preparado para agir quando alguma situação sair do controle.

Existem diversas formas de impedir o acesso à base de dados, como por ataques cibernéticos, exclusões acidentais ou mesmo com a ação de usuários maliciosos. Não importa qual seja o motivo, é necessário ter ferramentas de ação para manter a continuidade dos negócios.

Estamos falando claramente de realizar backups. E, no contexto do Microsoft 365, eles são realmente necessários.

Backups são a linha de defesa final na proteção de dados. Contar com soluções modernas que possam realizar a cópia de dados de forma simplificada e que mantenha a imutabilidade, é uma estratégia desejável no mundo corporativo.

Afinal, é com os dados do backup que se realiza uma restauração e evitam-se os prejuízos decorrentes da indisponibilidade. No entanto, os argumentos não param por aí. É preciso pensar no backup para outros propósitos, que têm conexão com os dados do Microsoft 365.

  • Governança – a governança, no contexto do ESG, se tornou um ponto chave para o sucesso empresarial, tornando a proteção de dados, com a existência de backups, uma das formas de garantir o alto nível de gestão de governança

 

  • Retenção de dados – é crescente o número de empresas que alongam o tempo de retenção dos dados do M365, mantendo cópias por um período maior em sua política de retenção.

 

  • Conformidade – com o backup dos dados do Microsoft 365, as empresas cumprem os requisitos de conformidade com as principais legislações e suas próprias regras de segurança.

Claro que para isso tudo se tornar realidade, é necessário contar com um serviço de backup eficiente. É o caso do Sercompe Cloud Backup por M365. É uma plataforma que usa a tecnologia avançada da Veeam para realizar backups diários com eficiência e facilidade. Com apoio à migração de dados e uma sustentação 24/7/365, ela tem todos os requisitos necessários para manter seus dados do Microsoft 365 sempre seguros.

Entre em contato com os especialistas da Sercompe para conhecer o Sercompe Cloud Backup por M365.