11 de outubro de 2018

Rápido, simples e eficiente: conheça o poder dos appliances

A tecnologia da informação têm proporcionado muitos benefícios para as empresas, otimizando a gestão e contribuindo para o aumento da eficiência, agilidade e produtividade. Um exemplo disso são os appliances, dispositivos de hardware configurados e customizados para uma aplicação específica.

No início parece um pouco difícil de entender, mas em poucos minutos você vai saber exatamente como um appliance funciona. Acompanhe o post e conheça esse tipo incrível de ferramenta!

O que é um appliance?

Se fôssemos simplesmente traduzir, poderíamos dizer que um appliance é uma “ferramenta”. No universo da informática, appliances são computadores pré-configurados e pré-montados para executar uma tarefa específica.

As tarefas podem ser as mais variadas: operar como uma caixa registradora, compartilhar a conexão com a internet, servir como firewall (barreira de proteção) para a rede, funcionar como um leitor de código de barras e assim por diante. A lista de possibilidades realmente não tem fim. Se é possível imaginar, é bem provável que seja possível fazer.

Um bom exemplo corporativo seria a compra de um servidor da HPE, integrado com algum serviço da Microsoft e com um software ERP da SAP. Você pode negociar individualmente com cada um dos fabricantes, contratar um batalhão de especialistas para desenhar a arquitetura, implementar a solução e manter tudo em funcionamento, ou, enviar as especificações para a HPE que através da sua parceria com Microsoft e SAP, irá entregar um equipamento customizado e pronto para trabalhar.

Leia também: A sinergia entre negócio e TI

Usar um appliance é difícil?

A essa altura você deve estar pensando que isso tudo deve ser muito complicado, não é mesmo? Na verdade, o segredo para desenvolver um bom appliance é focar justamente na facilidade de uso. Imagine um eletrodoméstico: é difícil de fabricar, mas fácil de usar, certo? Nesse caso não é diferente. Todo o trabalho duro fica com o fabricante, ou seja, a empresa especializada que prepara o tunning do conjunto.

Quais são os principais benefícios?

Como já mencionamos no título da matéria, os appliances são rápidos, simples e eficientes. Como ele já vem pronto de fábrica, é possível implementar uma nova aplicação de forma extremamente rápida.  

Uma boa analogia para esse processo é a preparação de um carro para corrida: você pode comprar um carro padrão de fábrica, contratar especialistas em performance de carros de corrida, fazer acordos com outros fornecedores de peças para receber componentes de acordo com as suas especificações, e gerenciar toda esta complexidade ao longo do campeonato. Ou, você pode passar todas as suas especificações para o fabricante do carro, e receber um modelo pronto para entrar e começar a correr!

Você já conhecia a possibilidade do uso de appliances dentro da sua empresa? O que achou das possibilidades mostradas nesse conteúdo? A tecnologia da informação está abrindo cada vez mais oportunidades para que as organizações se concentrem no que fazem de melhor, automatizando ao máximo toda a parte operacional.

E você, já está pensando em usar todo o poder dos appliances na sua corporação? Divida suas ideias com a gente nos comentários!

sercompe_wp4
Posts made: 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
You May Also Like