11 de fevereiro de 2017

Gerenciamento de recursos de TI: Como fazer?

O avanço da tecnologia nas empresas trouxe uma grande variedade de serviços, equipamentos e sistemas para o ambiente de TI, que aumentam a complexidade na gestão do ambiente, mas requerem ainda mais cuidados no gerenciamento para garantir que todos os recursos estejam sempre disponíveis e seguros.

Os cuidados com o gerenciamento de recursos de TI são necessários para evitar uma série de incidentes e surpresas desagradáveis, e ao mesmo tempo podem melhorar os resultados dos serviços entregues pela TI e até mesmo os resultados do negócio.

Vamos analisar neste post os principais aspectos que devem ser levados em consideração ao se criar um modelo de gerenciamento de TI eficaz:

Criação de um modelo de governança de TI

A criação de um modelo de governança de TI baseado em frameworks como ITIL v3, Cobit ou a norma ISO/IEC 38500 analisam os principais serviços de TI nos níveis operacional, tático e estratégico.

A governança de TI será útil para identificar os pontos mais importantes a serem gerenciados, quais serviços necessitam de mais atenção e ajuda a definir planos de recuperação em casos de incidentes.

O gerenciamento recursos de TI se torna muito mais eficaz quando segue um plano de governança alinhado com as estratégias de negócio.

Monitoramento

O gerenciamento dos recursos de TI começa com o monitoramento dos serviços, equipamentos e sistemas. O monitoramento é a maneira da equipe de TI ter uma visão constante e em tempo real sobre o desempenho de cada recurso importante para o funcionamento da TI, permitindo que qualquer anomalia seja detectada instantaneamente, a tempo de corrigi-la antes que se torne um problema maior para o negócio

Métricas

Para saber se o ambiente de TI está melhorando sua produtividade e seus resultados, é preciso estabelecer métricas claras que permitirão aos gestores fazerem comparações com resultados anteriores e buscar melhorias.

As métricas podem estar relacionadas ao desempenho dos recursos, tempo de disponibilidade ou quantidade de requisições atendidas por um determinado serviço, por exemplo.

Virtualização do ambiente

Um dos serviços mais utilizados em datacenters e que facilitam o gerenciamento de recursos de TI é a virtualização total ou parcial do ambiente.

Além de todos os benefícios garantidos na virtualização, como melhor utilização do hardware e escalabilidade dos serviços, o gerenciamento do ambiente se torna muito fácil, pois uma única interface de monitoramento e controle é utilizada para gerenciar diversos recursos.

Nesta única interface, além da facilidade de monitoramento, todos os recursos virtualizados são facilmente gerenciados e podem ser configurados de uma maneira simples e prática, até mesmo enquanto ainda estão em produção.

Caso a empresa opte por uma estratégia de TI Híbrida, mantendo parte do ambiente em uma nuvem externa e parte no próprio datacenter, sendo nuvem interna ou infraestrutura legada,  o gerenciamento é realizado da mesma maneira, permitindo a visualização completa dos serviços onde quer que estejam rodando e garantindo a gestão integrada de todos os recursos.

Parcerias estratégicas

O gerenciamento de recursos de TI é um serviço fundamental em qualquer modelo de governança e deve ser realizado de maneira eficiente, por profissionais competentes e uma equipe preparada para identificar e solucionar qualquer anomalia sempre que necessário.

Independente do ambiente, local, virtualizado ou híbrido, contar com parceiros estratégicos é sempre recomendável para garantir que o ambiente de TI esteja sempre seguro e bem gerenciado.

Ao procurar um parceiro para o gerenciamento do ambiente de TI da sua empresa, procure empresas que demonstrem capacidade e tenham conhecimento comprovado para atender um ambiente de tamanha complexidade.

Sempre que possível, crie acordos de SLA (Acordo de nível de serviço) e estipule prazos de resposta e solução, peça relatórios gerenciais para acompanhar o desempenho dos serviços, mantendo assim o foco apenas na estratégia da TI, deixando o operacional para empresas especialistas.

Saiba mais sobre como escolher a consultoria certa para infraestrutura de TI neste artigo.

E na sua empresa, como é feito o gerenciamento de recursos de TI? Deixe seus comentários!

sercompe_wp4
Posts made: 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
You May Also Like