Como o Big Data pode impactar positivamente seu negócio?

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O Big Data – dados extraídos das mídias sociais, buscas na internet, blogs, transações de cartão de crédito, sinais de GPS, sensores e outras vertentes digitais – criou milhões de dados e, nesse processo, criou imensas oportunidades para os negócios.

De recomendações da Amazon e propagandas direcionadas de grandes varejistas à previsões que podem direcionar o esforço no desenvolvimento de produtos, o Big Data permitiu a observação do comportamento do consumidor e a tomada de decisões apoiadas em informações que impulsionam os resultados.

Entretanto, muitos negócios médios e pequenos seguem ignorando o Big Data, considerando-o uma prática comercial distante, fora do alcance e cuja incorporação é muito intimidadora, muito cara e consome muito tempo. Isso não é verdade.

O Big Data é tão relevante para as pequenas e médias empresas quanto para as multinacionais e representa um desenvolvimento transformador capaz de acelerar a trajetória de qualquer empresa.

Aqui vão cinco maneiras que o Big Data pode impactar positivamente seu negócio não importando o tamanho da empresa:

1. Desenvolvimento de insights fundamentais de mercado: Ao invés de depender da intuição, o Big Data fornece informações objetivas que podem ajudar a reduzir as incertezas, a criar modelos preditivos e a produzir soluções baseadas em dados. Como resultado, você pode obter uma vantagem no mercado em relação à concorrência, oferendo produtos e serviços adequados à demanda e atingindo consumidores no tempo certo.

2. Melhores decisões de mercado: Oferece insights em tempo real sobre o que os consumidores estão gostando e sobre quem está comprando o que, quando e onde. Munido desses dados, você pode tomar decisões mais rápidas e inteligentes ligadas a oportunidades de mercado e maneiras de atrair consumidores. Por exemplo, você pode aprender qual é a maior fonte de tráfego de seu site e descobrir novos lugares onde vender, grupos para visar ou conteúdos de valor agregado para desenvolver.

3. Melhor abordagem de consumidores: Fornece insights sobre os consumidores, o que permite que seu negócio personalize a experiência do consumidor com ofertas, produtos e serviços especiais, relevantes e oportunos direcionados especificamente para determinadas pessoas ou grupos. O Big Data também ajuda você a avaliar quando sua comunicação tem o maior impacto, assim como quais novos produtos, serviços ou ampliações de linhas podem ser mais desejadas pelos consumidores. Tais insights podem fortalecer as taxas de conversão, a repetição de negócios e o aumento de receita.

4. Criação de um local de trabalho mais inteligente: O Big Data consolida informações de diversas áreas de negócio, como vendas, recursos humanos e estoque, de maneira centralizada. Os insights resultantes podem catalisar decisões informadas de marketing, gerenciamento de cadeia de abastecimento, operações e emprego, entre outras. Você pode, então, direcionar tempo e energia para esforços que comprovadamente impulsionam o desempenho.

5. Melhora dos resultados: Com insights de negócio mais sólidos, incluindo uma compreensão melhor dos consumidores alvo, da eficiência do local de trabalho e das necessidades do consumidor, seu negócio pode garantir uma receita maior, reduzir custos e aproveitar uma rentabilidade aumentada beneficiando-se das oportunidades lucrativas que estimulam o desempenho e o crescimento.

Big Data, pequenos negócios e a estrada à frente

Intrigados pelo fascínio do Big Data, mais e mais empresas devem investir na tecnologia nos próximos anos, esforços que serão auxiliados pelo desenvolvimento de diversas ferramentas fáceis de usar que permitem que os pequenos negócios coletem e analisem seus dados crescentes da mesma forma que fazem as grandes corporações. Com as tecnologias de Big Data se tornando mais acessíveis, os pequenos negócios obterão os recursos para alcançar os objetivos organizacionais, melhorar o posicionamento em relação à concorrência e levar o negócio à frente.

Fonte: HP Technology at Work