11 de abril de 2017

HPE Aspire 2017: tecnologia e soluções transformadoras! O futuro é agora!

Por Marco Chaves, Solutions Arquitect na Sercompe.

Em Maio de 2017, a convite da Sercompe, tive o privilégio pela primeira vez de participar de um evento anual para funcionários e parceiros da Hewlett Packard Enterprise (HPE) chamado Aspire, que aconteceu em Nashville nos Estados Unidos.

Minha expectativa inicial era a de um evento com muita informação sobre produtos e pouca conexão com o dia-a-dia das pessoas. Só que não! Surpresa já na abertura! A HPE começa o evento falando justamente sobre transformação digital influenciando a vida das pessoas, novos modelos de negócio, novos tipos de experiências pessoais, tendências comportamentais, família, filhos, etc.

Tecnologia é só uma palavra, com uma infinidade de aplicações. As apresentações seguem mostrando claramente que o “fantástico tecnologicamente”, só o é de verdade se essa coisa fantástica tiver a relevância e a escala suficientes para transformar o nosso dia-a-dia, seja na vida privada ou na corporativa.

As sessões tiveram abordagem de temas já conhecidos em partes por nós do mundo de tecnologia, como: conectividade, tecnologias de armazenamento, processamento, transformação digital da indústria e internet das coisas. Tivemos a oportunidade conhecer o processo de desenvolvimento de tecnologias que só chegarão ao mercado em pelo menos 5 anos – considerando a velocidade atual.

Novos servidores com tecnologias de criptografia foram apresentados. Essa criptografia virá baseada em hardware (ou seja, teoricamente inquebráveis se não houver acesso físico ao equipamento!) e nos permitirão trazer um nível de segurança jamais imaginado: criptografia em tempo real da memória RAM do servidor!

Novas arquiteturas e modelos de análise de dados permitirão acesso aos dados sob visão estatística e comportamental de seu conteúdo. (Sabe, aquele conceito de Machine Learning, onde é possível ver “futuro” e “tendência”? É tudo isso, na prática). Assim, o olhar sobre o futuro começa a deixar de ser um exercício de adivinhação. Com informações precisas sobre tendências, vamos poder tomar decisões melhores em vários aspectos:  pessoal, corporativo, políticom econômico, e por aí vai. Nesse modelo, as decisões são tomadas olhando para frente, ao invés do retrovisor.

Novos equipamentos otimizados para alta densidade de processamento nos permitirão em um servidor de apenas 2 processadores disponibilizar 64 núcleos de processamento, 4 terabytes de memória RAM e ainda usar parte da memória como um filesystem utilizável pelas aplicações atuais de forma não volátil! Já imaginaram a capacidade de processamento de um banco de dados armazenado totalmente em memória RAM sem necessidade de troca de arquitetura de software? Esse tipo de funcionalidade pode transformar a realidade para sempre, pois teremos mais tempo para manipular dados e tomar decisões. Isso significa aumentar as chances de melhorar os resultados. Passamos e viver em uma época em que liderança tecnológica significa liderança de mercado.

Houve a oportunidade de conhecer coisas realmente inovadoras, como a criação da computação do futuro, baseada em memória e não mais em processador: “The Machine”. Durante o evento a HPE mostrou ao mundo um protótipo funcional da “The Machine” com 160 terabytes de memória em funcionamento, algo inimaginável com a tecnologia atual, e que nos deixa ainda mais ansiosos pelo que está por vir.

Enfim, saio de lá com saudades, após quatro dias de uma experiência transformadora: primeiro porque o ambiente e a organização do evento surpreenderam, mas acima de tudo porque pude entender de maneira mais clara que podemos e devemos usar a tecnologia para transformar a nossa vida e os nossos negócios. Afinal de contas a transformação nunca para!

Ficou interessando em avaliar como começar a sua jornada para transformação digital de forma segura e eficiente? Fale conosco! Estamos preparados para ajudar a sua empresa nesse desafio!

sercompe_wp4
Posts made: 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
You May Also Like