Como promover a cultura da inovação na sua empresa?

Entenda a importância desta cultura no processo de otimização do seu negócio

Light bulb with brain inside the hands of the businessman. The concept of the business idea.

Inovação, termo derivado do latim innovatio, significa criar algo novo, seja uma ideia, método ou objeto. No ambiente corporativo, segundo a obra “Strategic management of technology and innovation”, de Patrício Morcillo Ortega, por cultura de inovação entende-se: “uma forma de pensar e de agir que gera, desenvolve e estabelece valores e atitudes na empresa, propensos a suscitar, assumir e impulsionar mudanças, mesmo quando isso implique uma ruptura com o convencional ou tradicional”.  

Levantamento realizado com mais de 70 mil empresas com mais de dez funcionários, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que as companhias que se preocupam com a cultura de inovação – representadas apenas por 1,7% da amostra -,  são responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria no Brasil e por 13,2% do número de empregos gerados.

Os números mostram a importância da aplicação de uma cultura da inovação mesclada à cultura organizacional das companhias. Mas como isso funciona na prática?

Hand flip wooden cube with word "change" to "chance", Personal development and career growth or change yourself concept

PREPARE O AMBIENTE

O primeiro passo para implementar a cultura da inovação e colher seus frutos é garantir um ambiente saudável, que permita interações e seja colaborativo. Para isso, crie um processo e tenha a certeza de que todos os funcionários estejam alinhados e envolvidos com o novo desafio. Essa é uma das grandes chaves para o sucesso dessa nova trajetória.

Comunicar de forma eficiente e dar liberdade para que todos se expressem é fundamental. Quando os funcionários se sentem confiantes para apresentar novas ideias e sugestões, sem medo de serem repreendidos, as chances de engajamento e sucesso são extremamente maiores.

PROMOVA A INOVAÇÃO

Os afazeres diários e compromissos consomem os membros de uma empresa e isso é absolutamente natural. No entanto, para promover a inovação é preciso que estas pessoas tenham tempo para criar. Ou seja, crie momentos e promova debates em que os funcionários possam refletir e compartilhar pensamentos e iniciativas que possam, de alguma forma, tornar processos mais ágeis e eficientes, sempre com foco em resultados melhores para todos.

Uma das formas práticas de promoção da cultura da inovação são os workshops colaborativos, em que todos da equipe são convidados a discutir um tema central e, a partir de dinâmicas colaborativas, são apresentados pontos e opiniões acerca do assunto discutido. Neste modelo, além de valorizar o trabalho em equipe, permite-se um ambiente mais descontraído e livre para criar.

Outro formato interessante é o Innovation Jams, metodologia que introduz e educa os participantes sobre o valor de um processo de inovação. Nesse tipo de dinâmica, as pessoas de diversas áreas são agrupadas de acordo com seus conhecimentos e experiências em relação ao tema a ser abordado. Depois, os grupos são mesclados para que haja troca de ideias e aprimoramento das visões encontradas.

APOIO DAS LIDERANÇAS

Para que o processo de inovação seja promovido de forma eficiente no dia a dia dos funcionários de uma empresa, é fundamental que os gestores incentivem e acompanham suas equipes de perto. Além disso, é essencial que os colaboradores tenham autonomia e se sintam confortáveis em compartilhar ideias e oportunidades. Os líderes, por sua vez, devem orientar o melhor caminho e jamais atuar como “fiscais”. Romper barreiras e conceitos pode incentivar os funcionários a se arriscarem mais, em uma busca constante pela inovação.

Young team of entrepreneurs working together in their modern looking office as part of a start up company. Kuala Lumpur, Malaysia

Implementar uma cultura inovadora nas companhias, que ainda estão muito apegadas aos métodos tradicionais de gestão, pode parecer um grande desafio, mas não é impossível. Com o uso de recursos financeiros, tecnológicos e humanos, fica muito mais fácil enxergar e promover um ambiente cada vez mais inovador em toda a cadeia: processos, produtos, serviços, clima organizacional e tratamento de clientes e colaboradores.