Blog Sercompe

Fique por dentro das novidades

1 de abril de 2020

Switches Aruba: desenvolvidos para nuvem,
dispositivos móveis e IoT

A transformação digital dos negócios requer uma infraestrutura capaz de atender às possibilidades de expansão da nuvem, suporte para uma implementação simplificada e que ofereça desempenho e automação. Os switches Aruba foram criados especificamente para a nuvem, dispositivos móveis e IoT.

As plataformas que são escaláveis fornecem a potência necessária e capacitam a rede para as crescentes demandas de usuários, dispositivos e aplicativos do futuro.

As ferramentas de gerenciamento intuitivas e análises integradas que facilitam a TI, reduzem o tempo de utilização na implementação de alterações e na solução de erros.

Mais inteligência e rapidez na criação e gerenciamento de redes

Desenvolvidos para nuvem

O software de switching da Aruba simplifica as operações de rede, oferecendo automação, segurança e alta disponibilidade às redes e ao data center. O valor agregado vem da segmentação conduzida por políticas e recursos IA (Inteligência Artificial).

Desenvolvidos para IoT

A segmentação dinâmica presente nas soluções Aruba foi projetada para atender de forma flexível e escalável toda aplicação em qualquer local, tanto para redes com fio quanto para redes sem fio, incluindo IoT.

Esse recurso permite que administradores forneçam políticas consistentes e seguras em todo o tráfego dentro da rede, independente de usuário, dispositivo, aplicativo ou serviço, sendo indicado para o usuário que deseja unificar o controle de políticas em redes com e sem fio. 

Análise e solução de problemas 

Os operadores de rede se deparam com diversos desafios no mundo digital, especialmente com a inserção de novas tecnologias, como por exemplo, a Internet das Coisas. A IoT está inserindo um número expressivo de dispositivos que a TI deve integrar e proteger.

A adoção da nuvem criou diferentes padrões de tráfego na rede e os operadores muitas vezes perdem a visibilidade de desempenho. Por fim, a mobilidade da força de trabalho significa que os funcionários acessam aplicativos em várias redes, cada uma oferecendo diferentes níveis de desempenho e segurança.

Uma rede sempre disponível e que recebe o acesso de vários usuários é motivo de preocupação para as empresas, no que refere-se às questões de segurança, pois com mais usuários conectados as redes estão mais vulneráveis a falhas e invasões que ameaçam a sua proteção.

As operadoras de rede exigem atualmente melhor visibilidade para resolver os problemas à medida que eles ocorrem. Para suprir essa necessidade, a Aruba desenvolveu o Network Analytics Engine (NAE), como parte do sistema operacional de rede AOS-CX.

O NAE fornece uma estrutura interna para monitoramento e resolução de problemas de redes. Investiga automaticamente e analisa eventos de rede para fornecer visibilidade sem precedentes em interrupções e anomalias. Usando essas ideias, a TI pode detectar problemas em tempo real e analisar tendências para prever ou mesmo evitar futuros problemas de segurança e desempenho.

Componentes do NAE

O NAE é executado no sistema operacional AOS-CX, nos sistemas suportados em plataformas como Aruba CX 6000 e Aruba CX 8000 Switch Série.

Ele monitora a configuração de um computador usando agentes que extraem dados de dois bancos de dados principais:

  • Banco de dados de configuração e estado: fornece agentes NAE com acesso total à configuração, estado do protocolo e estatísticas de rede – todas expostas por meio de APIs REST.
  • Banco de dados de séries temporais: contém dados históricos relevantes correlacionado às mudanças na configuração. Isso fornece aos operadores a capacidade de capturar, arquivar e acessar rapidamente o estado da rede em torno de um evento na mesma.

Agentes do NAE testam as condições do computador, seus dispositivos vizinhos  ou no tráfego que está passando pela rede e em seguida, executam ações com base nos resultados do teste.

Por exemplo, uma alta contagem de ocorrências em uma ACL que é acionada por um host desconhecido é a indicação de uma possível violação na segurança. Nesse caso, o NAE poderia alertar os operadores para o problema, criando uma mensagem Syslog ou gerando um relatório personalizado com os resultados da análise, que é facilmente acessível através de uma interface da Web.

Os operadores também podem combinar várias ações nos fluxos de trabalho existentes para realizar diagnósticos mais seletivos ou recomendados. Isso inclui a capacidade de entregar notificações para sistemas de gerenciamento de serviços de TI, como ferramentas de colaboração ou ServiceNow, como o Slack, quando um problema de interesse ocorrer na rede.

Além de fornecer a capacidade de monitorar o status, a interface da Web também permite que as equipes de rede vejam e configurarem agentes, scripts e alertas do NAE.

Encontrando o problema e a causa dele 

Encontrar a causa que origina um problema de rede tradicionalmente envolve muitas tarefas discrepantes. Para começar, operadores de rede podem usar uma série de comandos para investigar o status atual ou eles podem tentar executar testes para recriar o problema.

Principais benefícios 

Visibilidade mais rápida e completa: série temporal incorporada ao banco de dados, fornecendo uma timeline de eventos e histórico de acessos em tempo real a informações de toda a rede para ajudar os operadores a oferecerem melhores experiências.

MTTR rápido: monitoramento baseado em regras e em tempo real e notificações inteligentes se correlacionam automaticamente às mudanças na configuração para ajudar a acelerar rotinas de diagnóstico.

Gerenciamento simplificado: integrações com Aruba NetEdit e ferramentas de terceiros como o ServiceNow e Slack, que fornecem a inteligência para integrar notificações do NAE aos processos de gerenciamento de serviços de TI.

Inovação contínua: acesso a uma biblioteca crescente de NAE com curadoria da Aruba Soluções e uma comunidade de especialistas que trabalham em inovações adicionais.

Se a telemetria estiver disponível a partir do momento em que o problema ocorre, as configurações manuais com ferramentas externas são necessárias para realizar uma análise adequada.

No geral, os dados que trafegam na rede não são filtrados, criando atrasos na transferência e processamento de dados. Em segundo lugar, ferramentas de monitoramento de terceiros mostram os dados, em vez de captar todos os detalhes, criando lacunas adicionais na visibilidade.

Desenvolvidos para dispositivos móveis

A instalação de switches em uma rede pode ser feita sem dificuldades. O aplicativo para celular Aruba CX acelera a configuração e a implantação de switches executando o AOS-CX, oferecendo empilhamento virtualizado e monitoramento simplificado com o uso de PoE.

Implante e gerencie switches Aruba com um dispositivo móvel

Com o aplicativo para celular Aruba CX, você pode usar o seu dispositivo móvel IOS ou Android para implantar e gerenciar os switches Aruba.

O aplicativo para celular Aruba CX também facilita a importação de switches para o Aruba NetEdit que oferece gerenciamento inteligente de configurações, validação contínua de conformidade e integridade da rede.

Os switches da Aruba são fortes aliados para a transformação digital ao integrar-se com a nuvem, dispositivos móveis e IoT. Com expertise de mercado, a Sercompe oferece as melhores soluções de switches Aruba para a sua infraestrutura. Entre em contato com nossos especialistas para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *