Saiba como reduzir o consumo de energia usando os dispositivos corretos

Toda empresa enfrenta o desafio de gerir seus recursos com excelência e promover uso consciente e planejado, visando sempre geração de maior receita e eliminação de gastos desnecessários ou desperdícios que representem desvantagem para o negócio.

Dentre itens que merecem atenção, existe a importância de haver cuidados com o consumo de energia – indispensável para o funcionamento da empresa, mas também responsável por boa parte das despesas e preocupação com má utilização – como forma de redução de custos e possível utilização de tecnologia de ponta que facilite a economia e melhor aproveitamento, medida também importante para o fator Sustentabilidade.

Por isso, neste post trazemos recomendações para que você consiga implementar métodos mais eficazes de consumo de energia em sua empresa por meio da adoção de dispositivos específicos de hardware e de uma infraestrutura de TI que lhe traga grandes diferenciais. Confira:

Otimize sua infraestrutura

Conte com uma consultoria especializada para analisar e propor melhorias em sua infraestrutura. Comece por identificar onde estão as falhas recorrentes, os equipamentos que mais apresentam problemas e dispositivos que possam ser substituídos para otimizar o  consumo (como por exemplo adotar tecnologia LCD). Empresas que utilizam  tecnologias mais sustentáveis e inteligentes possuem vantagem competitiva em relação às demais.

É possível diminuir custos consolidando sua infraestrutura e utilizando a virtualização para reduzir a complexidade do seu ambiente de TI, de modo a programar seu uso para que economize energia. Recursos integrados também permitem reduzir a quantidade de  equipamentos e  realizar tarefas que possam ser centralizadas ou unificadas.

Virtualize para economizar

Atualmente é grande a adoção de virtualização, distribuindo recursos de um servidor físico em diversos servidores virtuais, o que permitirá que várias operações sejam executadas a partir de um mesmo hardware físico, eliminando a necessidade de mais servidores deste tipo em funcionamento e consequentemente reduzindo o consumo geral de energia (menos máquinas – menos gastos).

Invista em hardware diferenciado

Aposte em soluções completas e adequadas para seu negócio – projetos de infraestruturas customizados. Já existem no mercado diversos dispositivos de hardware que consomem menos energia e que possuem um excelente aproveitamento, nível de desempenho e eficiência. Um exemplo são os modelos chamados convergentes, como a linha Converged Systems da HPE.  

Hardwares mais modernos são focados em tecnologia verde, que procura dotá-los da capacidade de processar dados sob demanda (mesmo altamente crescente) sem que isso signifique aumento  de consumo (ou seja, dão conta de mais trabalho sem  demandar mais energia) e também capacitá-los com funções automatizadas que os desliguem, por exemplo, após concluir a execução de tarefas.

Tenha controle sobre seu ambiente de TI

Adote um modelo de gestão centralizada e utilize ferramentas eficazes para controlar o uso dos equipamentos orientado à demanda e eficiência.

Atualmente, as ferramentas de gestão dos equipamentos de infraestrutura permitem monitorar a ocorrência de pequenas falhas e prever quando uma grande falha acontecerá. É possível fazer manutenções preventivas que irão manter o ambiente sempre em funcionamento com os menores custos.

Configure o gerenciamento da infraestrutura para operar de acordo com o tempo e intervalo necessário para cada tarefa, evitando desperdício de energia, paralisação ou prolongamento de operações que dependam de dispositivos específicos para serem realizadas.

E você, quais dispositivos utiliza e como costuma fazer a redução do consumo de energia em suas atividades? Tem alguma ideia ou dúvida que queira compartilhar conosco? Aproveite nosso espaço para nos enviar um comentário!