Por que investir em infraestrutura de TI como serviço?

Hoje em dia, o investimento em tecnologia e inovação tem influência direta na saúde financeira das companhias. A área de Tecnologia da Informação passou a ser estratégica, colaborando para a conquista de novos mercados e para a fidelização de clientes.

Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), em parceria com a consultoria IDC, o mercado de TI no Brasil cresceu 4,5% em 2017. Além disso, o país está na nona posição no ranking global de investimentos no setor, com aporte de US$ 38 bilhões no ano passado.

Existem formas diferentes e eficazes de operar e manter uma infraestrutura tecnológica segura e de alta performance, desde a aquisição e operação on-premise até opções de contratação em nuvem, como IaaS (IaaS, da sigla em inglês para Infrastructure as a Service).

Recentemente, uma nova modalidade vem surgindo com força para trazer os benefícios das duas opções citadas acima: o IT as a Service, que possibilita a contratação de uma infraestrutura plenamente adequada às demandas atuais e permite crescer à medida que o negócio exige, além de contemplar serviços de sustentação especializados, capazes de garantir a operação correta dos ativos, a análise ágil dos problemas e a manutenção constante do ambiente de TI.

Listamos, abaixo, alguns dos principais motivos para sua empresa investir em infraestrutura de TI como serviço. Confira!

1) TECNOLOGIA SOB MEDIDA

Por meio do modelo IT as a Service, é possível investir em serviços de TI de maneira pontual e inteligente, de acordo com o objetivo específico ou determinado momento da companhia, favorecendo, por exemplo, o investimento em outras áreas. Esta modalidade reúne a flexibilidade do cloud e a segurança, além de economia e performance, de um serviço on-premises.

2) ECONOMIA GARANTIDA

Investir em um ambiente próprio para a Tecnologia da Informação pode implicar em custos elevados e pesar no orçamento das companhias. Com a contratação da infraestrutura de TI como Serviço, todo o trabalho, incluindo a manutenção da área, é terceirizado. Ou seja, o cliente paga mensalmente e usufrui das soluções contratadas. Caso precise expandir ou reduzir a infraestrutura contratada, basta renegociar o valor pago à empresa especializada.

3) GESTÃO EFICIENTE

Armazenar todos os dados em um sistema de nuvem ou datacenter garante acesso simplificado às informações da empresa, o que implica em uma gestão mais eficiente. Isso porque, o responsável pela área irá detectar possíveis problemas com mais agilidade, além de acompanhar a produtividade dos funcionários com mais precisão.

4) AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS

Investir em TI faz com que diversos processos, antes realizados de forma manual, sejam automatizados, garantindo maior eficiência bem como a redução do risco de falhas. O modelo IT as a Service permite também a otimização do tempo e, consequentemente, o aumento de produtividade.

A partir desta nova realidade, conhecida como IT as a Service, você e sua empresa terão acesso à tecnologias de ponta, com custos previamente estabelecidos, capazes de suprir as necessidades de economia, funcionalidade e agilidade da companhia. Precisa estruturar a sua área de TI? O modelo IT as a Service pode ser um grande aliado.