Pequenas e médias empresas: a TI é para todas

Começamos esta conversa com uma provocação: quão importante é sobreviver a um desastre de TI para uma pequena e/ou média empresa? No mínimo, podemos dizer que é importante. 

A dependência de TI não escolhe tamanho de empresa e para muitas delas, eventos catastróficos significam nada menos que seu fim, o derradeiro encerramento das atividades, onde na melhor das hipóteses restarão algumas poucas disputas jurídicas em torno das implicações desse desastre.

Para nos situar no tempo, no momento em que escrevo este artigo, vivemos o rescaldo de um incêndio de grandes proporções que simplesmente varreu do mapa um Datacenter comercial completo e afetou outros na mesma localidade impactando centenas de clientes diretamente e milhões de clientes destes clientes ao redor do mundo. 

Segundo comunicado da própria empresa, ela detém hoje 1,6 milhão de clientes. Somente por este número já conseguimos ter uma dimensão da quantidade de pequenos (até micro) negócios que têm (ou tinham) sua infraestrutura de TI neste provedor. Com certeza, momentos de tensão e apreensão tomaram conta destes pequenos e médios empresários até o comunicado oficial da empresa, recomendando que acionassem seus planos de DR (Disaster Recovery), pois a infraestrutura naquele local foi completamente destruída.

Nem preciso citar que muitos, senão a grande maioria não estava preparada para isso. Para ser bem específico, a grande maioria não tinha sequer um backup externo que pudesse resguardar os seus dados. Além de tudo o que o mundo vive atualmente, mais um desafio a ser superado por estes pequenos negócios. Muitos não existirão mais, outros vão recomeçar iguais a um computador “formatado” e outros preparados estão seguindo suas vidas e evoluindo seus planos de DR.

Usei este exemplo para trazer à luz o fato de que a dependência de TI por uma empresa do segmento SMB (Small and Medium Business) é tanta quanto a de uma empresa de grande porte.

Segundo o estudo do GartnerTarget Small Businesses During COVID-19 to Build Strong Brand Loyalty for the Long Run, publicado em junho do ano de 2020, o mercado SMB seria afetado de diversas formas pela situação global, sendo algumas delas:

  •  Os gastos com TI pelo mercado SMB reduziriam 10,4% em 2020 se comparado a 2019 em virtude da desaceleração da economia;
  • O número de novos pequenos negócios reduziria nos próximos 4 anos.

Somado a todos os desafios, o mercado SMB é extremamente sensível a custo e cuidados na compra de produtos e serviços de tecnologia. Desta forma, podemos explorar um pouco mais o assunto e trazer também para a conversa o fato de que cada empresa pode estar em um estágio diferente de maturidade, com realidades e demandas específicas.

Segundo o mesmo estudo do Gartner, o mercado SMB pode ser dividido em quatro estágios de acordo com seu ciclo de vida:

  •  Startup (até dois anos de operação);
  •   Expansão (três a cinco anos);
  • Estabelecimento (seis a nove anos);
  • Maturidade (Acima de dez anos de operação).

E as respectivas demandas de TI variam para cada estágio:

Portanto, fica muito claro que independentemente do porte ou estágio em que uma empresa se encontra, existe a dependência de TI e é importante que os parceiros de negócio destas empresas entendam isso. Neste sentido, a HPE possui um direcionamento de aproximação ao mercado SMB, alinhando sua liderança em tecnologia de infraestrutura de TI às demandas e a realidade do mercado SMB.

Quer você seja uma pequena empresa sem equipe de TI ou uma empresa de médio porte em crescimento com generalistas de TI, essas soluções de tecnologia para pequenas empresas, fáceis de adquirir, implementar e manter, que combinam servidores, armazenamento, software, rede e recursos de nuvem em uma experiência completa. 

O apoio financeiro da HPE Financial Services é crucial para que você não deixe seu orçamento atrasar o desenvolvimento do seu negócio. Além disso, com as soluções HPE GreenLake, a HPE ajuda as empresas a obterem mais flexibilidade, controle e redução do custo operacional de TI.

Entre em contato conosco para conversarmos a respeito e encontrar a solução ideal para o seu momento, pensando sempre em como manter seu negócio operacional mesmo diante de situações adversas como as que estão ocorrendo recentemente.