O que fazer em caso de desastre em TI?

180717_OqueFazer-desastre-em-TI

Desastres em TI, sejam eles naturais, como inundações e desabamentos, ou causados pelos seres humanos, como incêndios e outros acidentes, acontecem nas empresas com maior frequência do que imaginamos. Estar preparado para lidar com as consequências desses eventos é fundamental, por isso, ter um bom plano de recuperação de desastres, é imprescindível para que as atividades da companhia sejam restauradas rapidamente, com a menor quantidade de danos possíveis, mantendo a produtividade e os resultados. Neste blogspot vamos dar dicas para a sua empresa se preparar em caso de desastres de TI.

1) CONHEÇA OS RISCOS
O primeiro passo para a construção de um plano de recuperação de desastres em TI é identificar as ameaças mais graves à sua infraestrutura, como por exemplo, falta de energia, falhas no sistema, possíveis inundações no local em que a companhia está localizada, erros da equipe, entre outros. Isso pode ajudar a identificar os procedimentos mais adequados para aumentar a segurança de sua empresa.

180717_Conheca-os-riscos

2) TENHA UMA ROTINA DE BACKUP
Manter os arquivos da empresa seguros é fundamental para a saúde do seu negócio. Por isso, recomenda-se que o backup (na nuvem e em unidades físicas) das informações seja realizado com frequência, evitando, assim, que os dados sejam perdidos. Além disso, é muito importante verificar a qualidade das gravações.

180717_Tenha-rotina-de-backup

3) TREINE SUA EQUIPE
Depois de reconhecer os riscos e identificar as soluções necessárias para proteger sua empresa, promova treinamentos simulando desastres. O objetivo destas ações é sanar as dúvidas da equipe, descobrir falhas nos processos e aprimorar o plano de recuperação.

180717_Treine-sua-equipe

4) BUSQUE AJUDA ESPECIALIZADA
Além de preparar sua equipe para detectar e agir em casos de desastre em TI, é importante contar com a experiência e o trabalho de uma empresa especializada no assunto para a construção de um plano focado nas ameaças mais graves e com as melhores soluções tecnológicas.

180717_Busque-ajuda-especializada

Perder dados pode ser fatal para o seu negócio. Por isso, investir em um bom plano de recuperação de desastre é fundamental para garantir o funcionamento normal da companhia, no menor tempo possível. A restauração, além de ágil, deve assegurar que a perda de dados seja mínima ou nenhuma.