O que é importante na hora de escolher um fornecedor de Backup?

Se na sua empresa, as rotinas de backup estão caras e complicadas demais, você deve procurar um parceiro que possa te ajudar nessa missão.

Criar políticas e rotinas de backup para a sua empresa é algo muito importante. Nesse post você conheceu os tipos de backup disponíveis e como eles são compatíveis com as necessidades de cada empresa.

Mas, muitas vezes, dentro da organização, não há tempo e nem profissionais para se preocupar e gerenciar isso.

Veja a seguir alguns pontos que você deve avaliar na hora de escolher um fornecedor de backup:

Procure indicações

Em qualquer parceria, para qualquer tipo de serviço, você deve procurar uma empresa sólida, com cases de sucesso. Ao começar a cogitar a contratação de uma empresa para te oferecer backup, solicite a ela uma lista de empresas para as quais esse serviço é prestado. Em seguida, contate essas empresas e pergunte sobre a solução. Quanto mais a empresa pesquisada possuir demandas semelhantes às suas, maior será a sua assertividade nessa parceria.

Acordo de Níveis de Serviço (SLA)

relação custo x benefício sempre deve ser levada em consideração. Não adianta contratar um plano que ofereça coisas demais, sem necessidade, nem um plano que não contemple tudo que você precisa. O SLA (Service Level Agreement) é o que vai firmar entre as partes o que o fornecedor do backup vai oferecer. A solução deve ser de acordo com as necessidades do seu negócio. Há empresas, fornecedoras de backup, que já oferecem rotinas de backup customizadas, ou seja, se adequam às necessidades que surgem diariamente na sua empresa.

Tempo de restauração

Um fator muito importante dentro da sua rotina de backup é o tempo de restauração. Isso significa o tempo que o fornecedor de backup leva para colocar o seu sistema de volta no ar quando ele for afetado. Quando mais tempo fora do ar, mais prejuízo para o seu negócio. Verifique quais as práticas que o fornecedor utiliza para a restauração do seu sistema.

Monitoramento e operação 24×7

Problemas na sua rotina de backup, podem acontecer quando não há ninguém disponível. Na hora de procurar um parceiro para backup, veja se ele oferece serviços 24×7. Afinal, você procura um serviço completo, que não te deixe na mão nos piores momentos.

Backup é coisa séria e não pode ser deixado para depois.

Se atente a esses pontos e vá para o mercado procurar o melhor parceiro para as necessidades do seu negócio.