20 de fevereiro de 2018
O que é Disaster Recovery?
O Disaster Recovery (DR) ou Recuperação de Desastre é um plano que existe para garantir que o seu sistema, site, dados e informações estejam sempre disponíveis. Deixando a sua empresa e todos os seus recursos em pleno funcionamento.
A segurança das informações da sua empresa sempre foi muito importante. Porém, atualmente, a quantidade de informações produzidas aumentou e a competitividade nos setores é muito acirrada, isso faz com que qualquer falha tome uma proporção gigantesca.
Fenômenos naturais, infiltrações, incêndios, quedas de energia, são muitos os incidentes que podem atingir o seu data center. E se alguma dessas coisas acontecer, você sabe quanto dinheiro você vai perder se o seu e-commerce ou sistema ficar fora do ar? Essa resposta deve estar na ponta da sua língua, mas se não estiver, fique atento a essas duas métricas que te darão um panorama real sobre o impacto de um desastre no seu negócio:
-
RTO (Recovery Time Objective):
Determina a quantidade de tempo que os seus serviços podem ficar fora do ar, sem prejudicar a continuidade do seu negócio. Imagine um e-commerce na Black Friday, por exemplo, qualquer tempo sem o site é muito prejudicial para a empresa. Tanto na parte financeira como na reputação da marca.
-
RPO (Recovery Point Objective):
Determina a quantidade de dados que podem ser perdidos durante um desastre. Em um sistema bancário por exemplo, quantas transações podem ser perdidas se o sistema ficar fora do ar. Para empresas assim, deve-se buscar que o RPO fique em zero, ou seja, nenhum dado pode ser perdido.
Todas as empresas devem buscar zerar os RTO e RPO, fazendo com que a sua disponibilidade chegue a 100%. Porém, quanto mais medidas para alcançar esse 100%, mais caro o seu Plano de Recuperação de Desastre vai custar. Por isso, deve-se sempre analisar o negócio e os impactos que o RTO e o RPO causarão, optando pelas medidas com a melhor relação custo benefício.
Essas duas métricas, que parecem complicadas em um primeiro momento, são apenas uma parte de uma Plano de Recuperação de Desastre, que envolve muitos conhecimentos técnicos e comerciais.
Se tudo isso parece novidade para você, procure saber o que a sua equipe de TI está fazendo para se prevenir e se recuperar de uma parada.
Se tratando de desastre em data center, seguir o ditado “É melhor prevenir do que remediar” pode salvar o seu negócio.