O Data Center as a Service como diferencial competitivo

Como o Data Center como serviço vai otimizar vários processos e refletir nos resultados do seu negócio.

Muitas vezes as empresas se deparam com dilemas financeiros relacionados a investimentos necessários ou oportunidades de negócio. Neste post falamos mais sobre redução de custos através do data center como serviço. Ao mesmo tempo que surge a necessidade de renovação da infraestrutura de TI e/ou o incremento da demanda por recursos computacionais, podem surgir oportunidades de novos negócios e também necessidades específicas relacionadas ao dia a dia operacional da empresa.

Da mesma forma demandas do negócio podem ser prejudicadas e até mesmo inviabilizadas pela falta de agilidade e capacidade na entrega dos recursos computacionais necessários. É fato que cada vez mais a TI tem papel decisivo no lançamento de novos produtos, conquista de novos mercados, crescimento da carteira de clientes e do faturamento, enfim, de toda a estratégia corporativa. Por este motivo você precisa ter em suas mãos as opções e a disponibilidade de recursos correta para cada momento.

Imagine a seguinte situação:

Sua infraestrutura já está com uma taxa alta de utilização e você recebe uma nova demanda de negócio – traduza esta demanda para o que você vive no dia a dia – que exigirá a disponibilização de um conjunto de recursos computacionais (máquinas virtuais, armazenamento e licenças de software). Em um mundo “tradicional” seria preciso especificar os recursos necessários, acionar sua rede de fornecedores, passar por uma série massiva de reuniões de alinhamento, definir a tecnologia, encaminhar ao departamento de compras, aguardar a negociação, resolução de possíveis problemas burocráticos, entrega, instalação e finalmente você terá os recursos disponíveis. São muitos passos e podem levar na melhor das hipóteses dois meses para serem concluídos.

Agora, imagine-se na mesma situação onde a partir do momento em que recebeu a demanda do negócio, sua única preocupação seria acionar seu fornecedor de data center como serviço onde este, a partir de valores já acordados disponibilizará estes recursos em questão de horas. Como ficará a reputação da área de TI perante os demandantes? Quanto tempo sua equipe terá disponível para pensar em melhorias e inovações? Quantos processos poderão ser otimizados?

Outro efeito da contratação do data center como serviço é a possibilidade de, através da otimização do fluxo de caixa, permitir a liberação de recursos para investimentos necessários ao dia a dia da empresa, a aquisição de novas máquinas diretamente relacionadas a produção/operação, a implementação contínua da inovação e uma série de outras necessidades que irão impulsionar o negócio.

Este é um dos exemplos de como o Data Center as a Service pode ser um diferencial competitivo para qualquer negócio.

Mais vantagens

O Data Center as a Service através de uma abordagem dinâmica e flexível fornece todas as demandas de infraestrutura de TI que habilitam o diferencial competitivo no mercado atualmente. A aquisição de Servidores, Storages, Rede, Software e consultoria especializada deixa de ser uma preocupação da sua equipe, que passa a ter foco total nas demandas de negócio.

Os principais benefícios:

  • Flexibilidade: Pague pelo que precisa, no momento em que precisa.
  • Agilidade: Tenha a sua disposição e de forma instantânea os recursos necessários quando estes forem requisitados.
  • Previsibilidade: Tenha controle total do crescimento das suas necessidades.
  • Otimização de fluxo de caixa: Libere recursos financeiros para manter sua empresa na vanguarda da competição.

O Data Center as a Service vai revolucionar a forma como você gerencia sua infraestrutura de TI, permitindo que seu foco esteja em ajudar cada vez mais sua empresa a crescer.