Nova rede sem fio pode tornar o seu Wi-Fi 100 vezes mais veloz

Desenvolvida por cientistas da Universidade Brown, nos Estados Unidos, essa nova tecnologia promete abrir caminho para aplicação de altas frequências na transmissão de dados. A radiação de terahertz, como é chamada, terá velocidades 100x maiores do que os padrões de comunicação sem fio atuais, que são baseados em micro-ondas no espectro dos gigahertz.

Utilizando multiplexers, essa nova tecnologia permite que centenas de dados sejam transmitidos pelo mesmo cabo sem que nenhuma informação seja perdida, similar à forma como um mesmo cabo pode transmitir incontáveis conversas telefônicas ao mesmo tempo, e, no final do fio, cada usuário ouve apenas a chamada que lhe diz respeito.

Para isso, uma antena especial foi desenvolvida. A antena conta com duas placas metálicas dispostas paralelamente e um espaço vazio, composto de ar, entre elas. É por esse vão que as ondas emitidas se propagam. Além disso, os cientistas desenvolverão um padrão de transmissão que gera ondas em diferentes frequências. Cada onda representa um canal de informação, o que, no fim do cabo, significa que uma dessas ondas será compreendida como uma cadeia de dados independente, aliminando o problema da mistura de canais.

Os obstáculos para a criação de padrões tecnológicos que usem frequências elevadas em plataformas de comunicação ainda são enormes. Na avaliação dos cientistas, sistemas que usem redes com essas velocidades só devem começar a aparecer dentro de 10 anos.
A aplicação dessa tecnologia seria útil, principalmente, em redes domésticas e espaços corporativos, já que a comunicação via terahertz gera sinais que só podem ser transmitidos sem perdas em algumas centenas de metros, o que significa que redes 4G e 5G, e o que vier depois disso, ainda funcionarão nos gigahertz.

Via techtudo – clique no link e confira a matéria na íntegra