Marisol muda plataforma de armazenamento para aumentar disponibilidade e performance

A Marisol S.A. é líder nacional nos segmentos de confecção e franquias infantis. É uma empresa de capital fechado, com capacidade produtiva anual de 11 milhões de peças de roupa e 2,2 milhões de calçados. Fundada em 1964, busca renovar constantemente, procurando antecipar tendências, ousando, inovando e fazendo a diferença na vida de seus clientes, consumidores, fornecedores e colaboradores. A Marisol conta com três unidades de negócios que gerenciam as marcas: Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Marisol e Mineral Kids e com sete canais de distribuição.

Atualmente, a informatização atinge os mais diversos setores de atividade e está cada vez mais presente no cotidiano das organizações. Desta forma, a área de TI, atua de forma estratégica, de modo a colaborar para a evolução dos resultados do negócio. Uma prática realizada no dia a dia da Marisol.

O armazenamento de arquivos dentro das empresas é uma atividade cotidiana importante. Dentro desse contexto, na Marisol, os recursos internos de armazenamento de ambientes produtivos foram reavaliados e foi constatado que o equipamento em uso há seis anos, não está preparado para o crescimento da companhia, uma vez que não suporta as versões mais recentes de sistemas operacionais.

Além disso, financeiramente o alto custo de manutenção do equipamento, que não possui tecnologia de otimização de economia de dados e de desempenho autonômica, torna o TCO muito alto em relação a um equipamento mais moderno.

Oscar Barufaldi, CIO de TI da Marisol, conta como ocorreu a escolha da Sercompe: Além de eliminar os riscos de paradas, precisávamos de incrementos na área de armazenamento dos dados e aumento da performance do ambiente. Diante disso, fomos ao mercado para conhecer as melhores práticas. Identificamos a HPE, empresa de liderança mundial no segmento de armazenamento com a família de Storage 3PAR. A empresa Sercompe foi a nossa escolha mais segura, porque, além de ter um time de profissionais altamente capacitados e certificados, trouxe a experiência de outros projetos similares implementados com sucesso na região.

Para a evolução do projeto, contando com o apoio técnico do time interno da Marisol, dos arquitetos da Sercompe e da HPE, foi possível refazer o desenho da arquitetura de storage e SAN (rede de acesso ao storage), que irá contar com um novo sistema de armazenamento 3PAR híbrido (SSD para Cache e SAS para armazenamento geral).

Os principais diferenciais são:

  • Suporte às tecnologias de otimização de dados (Thin Technologies);
  • Suporte à tecnologia de otimização de performance (Adaptive Flash Cache);
  • Suporte aos mais modernos sistemas operacionais;
  • Maior capacidade líquida de armazenamento.

Para completar a solução, a rede de armazenamento de dados (SAN) foi atualizada, dobrando de velocidade, dos 8G atuais para 16G na nova estrutura, o que visa potencializar o desempenho do novo sistema de armazenamento, otimizando ainda mais o TCO e a vida útil da nova solução.