HP irá se dividir em duas empresas líder e com ações listadas em bolsa

hpHeadquarters600x200

A HP anunciou ontem pela manhã planos para se dividir em duas novas companhias com ações listadas em bolsa e com tamanho para figurar na lista Fortune 50, que indica as 50 maiores empresas do mundo em faturamento: uma que irá reunir as unidades de infraestrutura corporativa, software e serviços, que passará a opera como Hewlett-Packard Enterprise, e outra que reunirá os negócios de impressão e sistemas pessoais e irá operar como HP Inc.

Esta ação vai permitir que cada empresa dê foco em segmentos específicos de mercados acelerando o ritmo de inovação da HP e simplificar as formas de interação. O resultado será portfolios mais maduros e bem posicionados, que todos os parceiros poderão aproveitar para atender às demandas dos seus clientes.

A Hewlett-Packard Enterprise terá como base um portfólio único e um sólido programa de inovação de longo prazo que passa por serviços, infraestrutura e software para permitir às empresas tirar o máximo de vantagem das oportunidades representadas pelo computação em nuvem, big data, segurança e mobilidade trazidas pelo Novo Estilo de TI. Ao tirar proveito também da capacidade financeira da HP Financial Services, a companhia estará muito bem posicionada para criar novos e inéditos modelos de entrega de tecnologia para as necessidades específicas de aos clientes e parceiros.

A HP Inc. será uma empresa líder nos mercados de PC e impressão com um sensacional horizonte de novas tecnologias a sua frente. A alta lucratividade e fluxo de caixa livre da nova companhia vão permitir investimentos significativos em mercados em expansão como impressão 3D e novas experiências computacionais. Ao mesmo tempo a HP Inc. irá continuar a executar um plano estratégico bem definido, entregando aos clientes e aos acionistas valor e a certeza de continuidade no trabalho que vem sendo feito nos últimos trimestres.

Meg Whitman será a Presidente e Chief Executive Officer (CEO) da Hewlett-Packard Enterprise e Cathie Lesjak sera a Chief Financial Officer (CFO). Outra novidade é que Pat Russo irá mudar de sua posição atual, como principal diretora independente, para a posição de Chairman da Hewlett-Packard Enterprise. Meg Whitman continuará a atuar como membro do Board de Diretores.

Na HP Inc., Dion Weisler, atual vice-presidente executivo da unidade de negócios de Impressão e Sistemas Pessoais da HP, será o Presidente and Chief Executive Officer (CEO). Meg Whitman assumirá o cargo de Chairman Não-Executiva do Board de Diretores da HP Inc.

O anúncio do dia 06/10 é parte dos planos da HP de reorganização de 5 anos, que se aproxima de seu 4º ano de execução. Ao longo desse tempo a HP resgatou e acelerou fortemente o seu programa de inovação, reforçou seu modelo de go-to-market e saneou o balanço da empresa.

Se você tiver dúvidas, por favor não hesite em entrar em contato conosco.