Gestão de containers – Um passo adiante

A utilização de containers já avançou do nicho para a utilização no dia a dia e cresce a cada dia a necessidade de gestão eficiente deste modo de “deployment”. É fato que existe um abismo na taxa de adoção entre empresas distintas onde vemos empresas com praticamente 100% de suas aplicações baseadas em containers e outras com 0%. Também é notável que soluções implementadas em containers tem vantagens relacionadas a velocidade e facilidade de implementação e manutenção, assim como flexibilidade inigualável permitindo sua movimentação fluida em um mundo híbrido. 

Segundo um estudo do Gartner chamado Predicts 2021: Building on Cloud Computing as the New Normal, até 2025, 85% das organizações irão executar containers em produção, muito alinhado a crescente demanda de utilização do princípio “Cloud First” e do modelo de “Cloud Híbrida”.

The figure shows a cloud being accelerated by the 2020 tailwind into new use cases and best practices

Para ajudar no avanço da adoção precisamos resolver o que atrapalha a utilização. Se olharmos fatores que contribuem para a dificuldade da adoção, passamos por questões técnicas (incompatibilidade), de pessoal (curva de aprendizado) e relacionadas a percepção de complexidade (gerenciamento). A questão de gerenciamento e orquestração é fundamental e tem tido muita atenção de diversos fornecedores, não por acaso, pois trata-se do fator mais importante para o sucesso da adoção da tecnologia.

É cada vez mais frequente a aquisição de startups por empresas já consolidadas sendo necessário a absorção de tecnologias e disciplinas já em uso nestas startups de forma transparente pois na maioria das vezes, é este conjunto de características que apoiou a jornada da startup até aquele momento. Esta fusão, somada a outras e ao crescente uso de “Cloud Pública e Privada” faz a adoção de uma solução de gestão de containers cada vez mais necessária e com total sentido.

Com o avanço da utilização temos um incremento na oferta de soluções deste tipo, em Cloud ou “on-premises” onde muitas vezes nos deparamos com soluções sobrepostas onde umas causam sombra sobre as outras. Neste cenário observamos algumas soluções que se destacam por ir além da gestão pura de containers, avançando desde a borda até as Plataforma como Serviço (PaaS), orquestrando todo o processo desde a concepção até a entrada em produção. Este avanço junto a adoção de soluções de Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial abre um universo de possibilidades junto a arquitetura de gerenciamento de containers. 

A condução do ciclo de vida de um projeto deste tipo passa por diversas fases e envolve diversos times, com muitos processos repetitivos que estão sujeitos a erros quando executados de forma manual. Além de todo o desafio técnico a demanda por recursos para implementação deste tipo de projeto sofre oscilações para cima ou para baixo. Num primeiro olhar podemos pensar que a solução para este tipo de desafio pode ser endereçada por provedores de cloud pública, que tem um modelo simples de pagamento pelo uso, mas, ao avaliar a criticidade da informação em uso muitas vezes nos deparamos com problemas de segurança. Para estes casos a utilização de infraestrutura privada se apresenta mais adequada. Então temos a flexibilidade de pagamento da nuvem pública e a segurança da infraestrutura privada. Por qual delas decidir?

Neste sentido alguns fabricantes trazem alternativas viáveis e preparadas para este desafio. A HPE por exemplo, com sua solução HPE Ezmeral Container Platform entrega uma plataforma de nível Enterprise para entrega de Kubernetes em escala para um escopo abrangente de casos de uso, em servidores físicos, virtuais ou cloud. Através do HPE Ezmeral seu time tem a disposição uma solução de gestão Multi Cluster Kubernetes com armazenamento persistente integrado e provisionamento sob demanda. Ao mesmo tempo a HPE oferece através do HPE GreenLake a solução de containers HPE Ezmeral na modalidade de pagamento por uso. Nesta modalidade, engenheiros da HPE farão a instalação e configuração da solução e todo o gerenciamento através de um único ponto de contato, técnicos que conhecem seu ambiente. Através de Hardware e Software de última geração você pode ter seus projetos saindo do papel em pouco tempo e pagando apenas pelo uso.

Quer saber mais? Fale com a gente!