Faça o BYOD trabalhar para você

Young_Professional_Break_Room_2R2A3439A realidade de trazer dispositivos móveis para dentro da empresa é inevitável. Se a sua organização ainda tem que implementar uma estratégia de BYOD, você pode tomar algumas medidas para começar. Mas antes, saiba que a pergunta não é mais se você vai suportar BYOD, mas como fazer, de forma segura e de gerenciamento amigável.

Uma pesquisa realizada pela Forbes Insights and Google descobriu que até 2016 mais da metade dos líderes esperam poder utilizar dispositivos móveis aos invés de PCs como sua plataforma primária de negócios.

Uma estratégia bem trabalhada de BYOD pode facilitar um aumento na produtividade e no engajamento dos funcionários, e isso pode ser um grande diferencial, considerando que estamos em uma era que as vezes as linhas das exigências do trabalho são ultrapassadas e vão para o uso pessoal. Para desenvolver uma estratégia apropriada para sua organização, você deve encarar o fato que não existe uma solução genérica para este desafio.

“É importante lembrar que BYOD não é uma tecnologia” diz Dragana Beara, Senior Marketing Manager da HP mundial. “É um comportamento, o desafio que as organização estão encarando é decidir como responder a este comportamento e quais as soluções tecnológicas elas precisam para permitir essa resposta”.

Formando uma estratégia

“Mobilidade pode ser descrita como prover acesso universal à pessoas, apps e dados. No entanto, muitas redes estão completamente despreparadas para entregar o serviço desta maneira.” diz Beara. “O maior objetivo do BYOD é entregar produtividade e engajamento, e isso só pode ser totalmente realizado quando o comportamento é aceito e sua infraestrutura for transformada para acomodar isso.

Você e seu time deveriam considerar em resolver uma série de questões que irão guiar o desenvolvimento de uma estratégia de BYOD:

  • Quais dispositivos serão permitidos? Na era dos tablets, telefones da empresa, telefones pessoas, e outros mais, sua política deve informar quais destes dispositivos serão suoprtados e quais não serão.
  • O que sua política de segurança irá incluir? Você deveria exigir que seus colaboradores usassem travamento de tela? Você vai permitir que os dispositivos possam ser usado por outras pessoas fora da organização? Considere todas as potenciais ameaças de segurança quando estiver montando sua política.
  • O que sua política de serviço irá abranger? Como seus empregados utilizam mais seus dispositivos para fins de trabalho, eles também devem ficar cientes sobre quais questões técnicas sua empresa vai, ou não, ajuda a resolver.
  • Quais apps serão permitidos e quais serão proibidos? Serão permitidos aplicativos de redes sociais? Os empregados poderão utilizar outros e-mails ou VPN?
  • Como você determinará e controlará os dados que pertencem a organização? Saber quais dados e informações pertencem a organização, que em caso de roubo ou perda do dispositivo devem ser apagados.
  • Como será sua política de uso? Se um colaborador enviar um material inapropriado, ele sofrerá alguma consequência? Destacar o que é aceitável ou proibido fornece à sua organização uma proteção muito necessária.
  • Como você tratará os dispositivos moveis após um empregado sair da empresa? Ter um processo para ser tomado em caso de saída de um colaborador é vital para prevenir brechas na segurança e conter o risco de informações caírem em mãos erradas.

Não se esqueça de auditar sua política de BYOD depois que você implementá-la. Além disso, é recomentado também incorporar uma política de tolerância-zero, para garantir que todos possam aderir a sua nova estratégia.

Para saber mais sobre as soluções de BYOD, acesse o site da HP Brasil ou entre em contato com um de nossos consultores.

Fonte: HP Technology at work