Os impactos da infraestrutura de TI dentro do seu negócio

Não é novidade o quanto a tecnologia tem ocupado espaço nas empresas. Ela está presente em praticamente todos os setores, seja na camada operacional ou estratégica, a verdade é que as organizações se tornaram completamente dependentes da sua infraestrutura de TI para se manterem ativas e competitivas no mercado.

Esta dependência reforça a preocupação dos gestores em manter um ambiente de TI sempre saudável, atualizado e seguro. Vamos analisar neste post 6 exemplos de como a infraestrutura de TI impacta nos resultados do negócio, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.

Indisponibilidade de serviços

A indisponibilidade dos serviços é um dos riscos mais graves de uma infraestrutura de TI. Quando ocorre, ela pode deixar vários usuários ou até mesmo toda a empresa sem acesso aos seus principais serviços, afetando diretamente a produtividade, comprometendo a produção, vendas e entrega dos seus produtos e serviços.

Quando a TI atua na camada estratégica do negócio, como um e-commerce por exemplo, a indisponibilidade pode causar prejuízos ainda mais graves, pois os clientes da empresa deixam de comprar imediatamente, além de prejudicar a imagem do negócio.

Queda no desempenho

É comum empresas apresentarem problemas de desempenho em sua infraestrutura de TI. Este tipo de situação pode acontecer por várias razões, mas pode ser um sintoma para um problema futuro mais grave, ou um sinal de que a infraestrutura não suporta mais a demanda necessária e precisa de melhorias.

A queda no desempenho dos recursos de TI afeta diretamente a produtividade dos colaboradores. E quando o problema afeta os clientes, pode ser ainda mais grave. Imagine vários consumidores acessando um aplicativo da empresa que apresenta problemas de lentidão e instabilidade. Muitos deixarão de utilizar imediatamente e dificilmente retornarão a acessar.

Comprometer a segurança

A infraestrutura de TI é responsável por armazenar e disponibilizar todas as informações necessárias para as pessoas corretas, da maneira correta e na hora certa.

Uma falha no ambiente de TI, seja na fase de projeto ou de implantação, pode comprometer a segurança dos dados e até mesmo a continuidade do negócio.

A infraestrutura de TI precisa estar preparada para se proteger contra ataques externos à rede corporativa, tentativas de invasão e introdução de arquivos maliciosos na rede, como vírus e malwares. É fundamental também uma solução de backup de confiança, e planos de contingência que garantam a continuidade do negócio em casos de incidentes mais graves.

Alinhamento com as estratégias de governança de TI

Nem todo impacto precisa ser negativo quando falamos de infraestrutura de TI, afinal, a tecnologia tem evoluído para oferecer vantagens às empresas, e não para trazer problemas. Quando a infraestrutura de TI segue uma estratégia clara de gestão, que esteja alinhada com as estratégias de governança corporativa, traz uma série de benefícios para o negócio, como:

Diferencial competitivo

A infraestrutura de TI pode ser um dos principais pilares de um negócio na busca de um diferencial competitivo. Seja para melhorar seus processos produtivos, para auxiliar as tomadas de decisão, para criar uma nova oferta ou uma nova estratégia de comunicação.

A tecnologia apoia o negócio em todos os níveis da organização, e quando bem utilizada, destaca uma empresa da concorrência, a aproxima dos clientes e abre um novo leque de oportunidades.

SERCOMPE_corpo_eduardo infraestrutura de TI

Aumento da produtividade

Um dos benefícios mais perceptíveis ao se fazer novos investimentos na infraestrutura de TI é o aumento da produtividade dos colaboradores. Isto porque de um modo geral, novos investimentos garantem equipamentos e recursos melhores e que suportem uma maior demanda dos seus usuários.

Além da infraestrutura de TI interna, novos recursos de mobilidade e conectividade também facilitam a utilização e comunicação com usuários remotos, que tendem a apresentar melhores rendimentos.

Garantia de conformidade

Estar de acordo com as normas e leis do seu mercado de atuação é uma obrigação de qualquer empresa, a fim de evitar multas e problemas legais, e a infraestrutura de TI tem uma grande parcela de responsabilidade sobre isto.

Além das normas específicas, ter um controle rigoroso sobre o ambiente de TI irá evitar que usuários ou analistas mal informados instalem softwares não autorizados nos equipamentos da empresa. Este tipo de ação aparentemente inofensiva, pode comprometer a segurança de todo ambiente além de gerar multas com valores estratosféricos em casos de auditoria.

Considerações finais

Problemas na infraestrutura de TI são relativamente comuns e podem gerar impactos negativos ao negócio quando ocorrem, por isso, este ambiente requer cuidados e a gestão de uma empresa competente para garantir o seu melhor funcionamento.

Quando deixam de focar nos problemas e nos impactos negativos, os gestores passam a enxergar a infraestrutura de TI como um fator estratégico ao negócio, encontrando cada vez mais benefícios e investindo em diferenciais competitivos. Por isso, a governança de TI está cada vez mais próxima das estratégias de governança corporativa.

E você, quer saber mais sobre como a infraestrutura de TI pode melhorar os resultados do seu negócio? Converse com a Sercompe!