Blog Sercompe

Fique por dentro das novidades

20 de abril de 2020

Desktop Virtual: mobilidade e segurança para suas aplicações corporativas

Apesar de estarem disponíveis no mercado já a algum tempo, as soluções de VDI – Virtual Desktop Infrastructure vinham sendo tratadas com pouca ou nenhuma importância no planejamento estratégico das empresas. Em muitos casos motivadas pelos custos da mudança, muitas empresas acabaram “não mexendo no time que estava ganhando” e mantiveram estruturas tradicionais baseadas em desktops e notebooks para disponibilizar suas aplicações corporativas para os colaboradores.

De repente, uma situação emergencial inimaginável coloca estes projetos de volta à mesa. Uma pandemia que colocou mais da metade do mundo em quarentena por tempo indeterminado obrigou empresas anteriormente bem estruturadas, de uma hora para outra, a mandar funcionários para casa com desktops completos debaixo do braço – CPU, monitor, teclado, mouse, nobreak, etc. para que o trabalho possa continuar sendo executado. 

Porém, esta solução paliativa precisa ser agora reavaliada. As VPN´s – Virtual Private Networks – configuradas às pressas para atender à demanda urgente não são suficientes para prover a segurança adequada às operações, independentemente do nível de regulamentação do negócio da empresa. Nem todos os colaboradores possuem uma conexão de internet doméstica de qualidade. Nem todas as residências possuem espaço adequado para comportar um desktop com segurança. E mesmo que todos estes desafios sejam de alguma forma equacionados, ainda existe a dor de cabeça da volta: trazer tudo de volta para dentro da empresa também será um desafio.

Com o amadurecimento das soluções de desktop virtual e consequente redução de custos de aquisição, seus benefícios relacionados à segurança, mobilidade e produtividade tornam-se uma alternativa viável para a maioria das empresas.

Mas como funciona um desktop virtual? 

A virtualização de servidores é uma prática largamente utilizada pela maioria das empresas espalhadas pelo globo. A virtualização de desktops utiliza dessa experiência de sucesso para levar também o ambiente de trabalho dos colaboradores para dentro do Datacenter. Isso significa que os níveis de segurança de um Datacenter agora podem ser replicados individualmente para todos os colaboradores. Além disso, reduções de custos de hardware podem ser obtidas com o compartilhamento de recursos, incrementos de performance podem ser disponibilizados de forma centralizada e políticas de backup e proteção de dados passam a ser implementadas de forma independente de ação e recursos de conectividade dos usuários. 

E como esse desktop virtual pode ser acessado?

A partir de qualquer dispositivo: um desktop físico, um notebook, um tablet e até mesmo um smartphone pode ser usado para acessar o desktop virtual. Isso é possível porque as tecnologias disponíveis de desktop virtual criam uma espécie de bolha, onde todas as aplicações corporativas são instaladas, obedecendo às políticas de segurança da empresa. Uma vez acessada a bolha, todo o processamento das aplicações passa a ocorrer dentro do Datacenter, ou seja, mesmo que o dispositivo de acesso tenha baixa capacidade de performance ou a qualidade da conexão de internet seja baixa, a performance das aplicações não será comprometida.

Em uma situação de quarentena como a que estamos vivendo, ou em outras situações emergenciais que dificultem o deslocamento de pessoas, como inundações provocadas por chuvas, manifestações populares ou eventos de qualquer natureza, um dispositivo que o colaborador já tenha na sua casa poderia ser rapidamente configurado para acessar ao desktop virtual na empresa, sem prejuízo de segurança ou performance.

Então, quais são as vantagens de se adotar o uso de desktop virtual?

Redução de custo

Através do compartilhamento e otimização de recursos, a utilização de desktops virtuais reduz diversos custos operacionais, inclusive os investimentos com dispositivos de acesso, que passarão a atender à demanda de performance por mais tempo.

Performance

Por ser instalado em um ambiente com alto poder computacional, os desktops virtuais têm a possibilidade de escalar seu desempenho a patamares que jamais serão atingidos por desktops convencionais. E isso pode ocorrer de forma flexível, no momento certo.

Mobilidade

A mobilidade é uma das principais vantagens da virtualização de desktops, pois você consegue acessar por meio de uma interface, de qualquer dispositivo (PCs, tablets e smartphones), visualizar e acessar seus arquivos como está habituado a acessar em seu desktop tradicional, sem dificuldades.

Muitas empresas têm adotado, em conjunto com o desktop virtual, o conceito de BYOD – Bring Your Own Device, ou traga seu próprio dispositivo, em tradução livre. Neste conceito a empresa dá liberdade para o colaborador utilizar seu dispositivo de preferência para acesso, e garante a padronização e segurança na camada de virtualização do desktop.

Gerenciamento simples 

Dentro do Datacenter os desktops virtuais são gerenciados a partir de templates padronizados que contém tudo que o colaborador irá utilizar no trabalho: desde sistemas operacionais a aplicações corporativas. Desta forma, se reduz muito o esforço necessário para resolução de problemas, alteração de permissões por setor, inclusão/exclusão de usuários, etc. 

Segurança dos dados

Uma das maiores preocupações das organizações diz respeito a sua segurança de dados. Constantes ataques cibernéticos, invasões, sequestro de dados e até mesmo negligência dos usuários podem causar grandes prejuízos. 

Com a virtualização de desktops, as informações importantes ficam protegidas dentro do Datacenter ao invés de circular por dispositivos de acesso. A proteção de dados é feita de acordo com as políticas definidas por sua empresa com todos os protocolos de segurança necessários para a proteção dos dados, inclusive backup e criptografia.

Casos de uso de um desktop virtual

Um desktop virtual é uma tecnologia importante para diversos setores e tipos de atividades a serem desempenhadas. Funcionários remotos e móveis, prestadores de serviços e tarefas rotineiras, técnicos de campo, profissionais médicos, professores e muitos outros dependem regularmente da VDI para acessar um desktop virtual confiável em um ou mais locais.

Graças à versatilidade de um desktop virtual, esta tecnologia pode se adequar a praticamente qualquer tipo de demanda de trabalho remoto, podendo ser personalizado de acordo com cada tipo de negócio e usuário. Com sua flexibilidade, situações emergentes como as que estamos vivendo agora podem rapidamente ser respondidas mantendo todo o time conectado e produtivo.

Para quais empresas a virtualização é indicada? 

Para que todos os benefícios apresentados anteriormente sejam extraídos da solução é importante entender cada demanda para o correto direcionamento.

Ao considerar a possibilidade de investir na virtualização, é importante levar em conta o número de usuários bem como a sua infraestrutura de TI. Os resultados satisfatórios em investimento de virtualização de desktop tendem a atingir as empresas que estão em busca de flexibilidade e produtividade em trabalhos remotos.

O aumento na demanda de usuários torna a virtualização de desktops uma opção para atender a todos eles, para que possam executar suas tarefas cotidianas de acordo com as exigências da empresa, necessitando somente do acesso à internet.

E quem pode me ajudar? 

Atualmente, várias empresas fabricantes de tecnologia possuem soluções de desktop virtual em seu portfólio. A Sercompe, juntamente com seus parceiros HPE e Microsoft disponibiliza soluções de ponta e sob medida para atender a essas demandas com a garantia de todos os benefícios que a VDI traz para as empresas. Temos um portfólio completo de infraestrutura de datacenter, além da expertise necessária para tornar realidade o seu projeto de VDI.

Para mais informações entre em contato com nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *