Blog Sercompe

Fique por dentro das novidades

9 de abril de 2021

Conheça a anatomia do HPE Nimble

Quando o assunto é inovação, as limitações de capacidade não podem interromper o próximo passo dos seus negócios. 

As empresas precisam cada vez mais de aplicativos para que as suas operações funcionem corretamente, desde o processo de desenvolvimento de novas soluções até a interação com o cliente.

O que acontece quando os sistemas sofrem com problemas de indisponibilidade? Além de todo o atraso na execução das atividades, as paralisações geram custos altíssimos para as empresas. De acordo com a pesquisa do Aberdeen Group,  o custo médio de uma hora de paralisação está se aproximando de meio milhão de dólares.

De olho lá no futuro, o HPE Nimble evita que você perca noites de sono com os problemas de armazenamento e interrupções, oferecendo uma disponibilidade garantida de 99,9999% em todos os arrays, com a ajuda  do HPE InfoSight 86% dos problemas são resolvidos automaticamente e 54% dos problemas encontrados fora do armazenamento são solucionados também. 

Conheça a anatomia do HPE Nimble e saiba porque ele é inteligente e altamente disponível 

A arquitetura da plataforma de armazenamento do HPE Nimble não possui nenhum ponto de falha, pois tolera as falhas com componentes redundantes. Os dois controladores possibilitam atualizações sem interrupção ou prejuízos na performance em caso de falha no controlador.

Com a arquitetura de software tolerante a falhas, a infraestrutura é robusta e dispõe da integridade de dados, incluindo o Triple+ Parity RAID e a validação de integridade de uma extremidade a outra. 

O HPE Nimble está em constante evolução para melhorar a medida da disponibilidade dos arrays com a análise preditiva. 

Como a disponibilidade é medida? 

Ao falar em disponibilidade, a dúvida que surge é: como o HPE Nimble consegue medir a disponibilidade com tamanha precisão em tão pouco tempo? A resposta está nos dados coletados nos arrays de armazenamento para que a medição seja feita em microssegundos.

Grande parte dos arrays não sofrem períodos de inatividade, mas quando ocorrem são identificados, categorizados e arquivados automaticamente, rastreando toda a base instalada. 

Desta forma, é possível investigar e assegurar qual é o impacto com precisão para você. O rastreamento de disponibilidade inclui todos os arrays, só ficam de fora os sistemas internos utilizados  para desenvolvimentos e testes. As falhas que causam tempo de inatividade não planejado também são inclusas, mesmo se forem originadas de terceiros.

HPE InfoSight: a análise preditiva que evita paralisações!

O aumento da quantidade e complexidade de aplicativos, infraestrutura e gerenciamento contribuíram para que as paralisações também acontecessem.  

Para ajudar na prevenção de paralisações, o HPE InfoSight utiliza a análise preditiva. O que ela faz? Bem, essa análise é capaz de correlacionar milhões de pontos de dados de sensor na infraestrutura por segundo em sua base instalada.

A ciência de dados do InfoSight atua na identificação e prevenção de problemas usando algoritmos de equivalência de padrões e a busca por assinaturas nos sistemas.

Após a identificação das causas, os problemas de armazenamento, fornecimento de dados e máquinas virtuais são resolvidos. Por causa do aprendizado inteligente (conduzido pela Inteligência Artificial) do HPE InfoSight, os casos de paralisações são cada vez menos frequentes.

Suporte para além do sistema!

Além da ciência de dados e automação do InfoSight, você tem todo o suporte da equipe experiente PEAK.

A PEAK é composta por engenheiros que fazem a análise e avaliação da causa principal, determinando as regras de automação e monitorando a resolução de problemas que atinjam os clientes.

Acompanhe o processo operacional padrão:

1. Análise de dados: O InfoSight supervisiona e analisa constantemente a telemetria de sensores na base global instalada – milhões de sensores por segundo de mais de 10.000 clientes.

2. Criação de caso: O InfoSight prevê um problema em potencial ou um cliente informa um caso. (90% dos casos são autocriados e 86% dos casos são resolvidos automaticamente e finalizados antes que o cliente identifique um problema).

3. Análise da causa principal: Para casos complexos, o engenheiro PEAK trabalha com a engenharia e o InfoSight para diagnosticar rapidamente a causa principal, incluindo problemas fora do armazenamento. Uma assinatura é criada para identificar os fatores, incluindo SO, métricas de desempenho, perfis de aplicativo e carga de trabalho, além de configurações de terceiros.

4. Resolução de problemas: O engenheiro PEAK desenvolve o plano de resolução, confere a conclusão das correções e finaliza o caso.

5. Prevenção da base instalada: O InfoSight aplica algoritmos de correspondência de padrões na assinatura para identificar, prever e evitar que o mesmo problema  aconteça em outros sistemas.

Figura 1. Análise rápida da causa principal para prevenção automatizada

Fonte: HPE (2017)

Suporte preditivo com acesso direto ao nível 3

Ao utilizar a análise preditiva, o HPE Nimble elimina as etapas de suporte de nível 1 e 2, oferecendo o acesso ao nível 3, isso quer dizer o contato direto com os engenheiros especializados.

A consequência deste procedimento é de 85% menos tempo gasto na solução de tíquetes de problemas relacionados ao armazenamento e 69% menos tempo na resolução de eventos que requerem suporte de nível 3.

O armazenamento que simplifica a vida do usuário

A instalação automática do HPE Nimble Storage pode ser feita em minutos. Com os serviços de dados e inteligência de detecção de aplicativos atuando continuamente, a TI é muito mais simples em todo o ciclo de vida do armazenamento – desde a instalação até os upgrades.

O resultado é uma boa economia de tempo e recursos, tendo 79% menos despesas operacionais de TI.

Agora pense num armazenamento feito para os desafios que a sua empresa enfrenta hoje e que ao mesmo tempo está preparado para as próximas necessidades.

Conte com o suporte que elimina as barreiras encontradas nos padrões tradicionais. A inteligência chegou até o armazenamento em uma plataforma rápida, de gerenciamento automático e flexível o suficiente para nuvem híbrida.

Quer saber mais sobre as características e vantagens do HPE Nimble? Entre em contato com nossos especialistas. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e preparar o seu negócio para o futuro.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades. Até a próxima!

Compartilhe essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *