Backup: é melhor ter!

“Quem tem um, não tem nenhum”. Esse “ditado” é bastante popular no mundo da tecnologia para defender estratégias de backup, ou cópias de segurança, das informações importantes. A criação de cópias de informações relevantes garante que empresas possam manter os seus dados protegidos contra falhas de hardware, perda acidental ou problemas de sistema.

Ter backups garante a integridade dos dados mais importantes de uma empresa. A criação de cópias de banco de dados, planilhas, sistemas e outros registros permite que companhias consigam evitar os diversos prejuízos causados por falhas em sistemas de armazenamento. Quer saber como proteger os dados corporativos? Então leia o nosso post de hoje!

Principais tipos de backup

Do backup em fita ao armazenamento de dados na nuvem, as soluções disponíveis no mercado são inúmeras. Entender como cada uma funciona, as suas diferenças e pontos fortes e fracos permite que você faça a opção correta de acordo com a sua política de TI. Entre as principais formas de criar uma cópia de informações, podemos citar:

Backups em fita

Uma das formas mais antigas de executar um backup, o backup em fita se destaca pelo baixo preço por GB. Atualmente as fitas magnéticas possuem alta capacidade de armazenamento, e uma velocidade aceitável de performance de gravação e recuperação de dados para a maioria das demandas de negócios. Uma das formas mais utilizadas pelas empresas em virtude da excelente relação custo x benefício é a solução composta de servidor de backup e backup em Fita.

Backup em appliance de discos

Appliance de discos é um hardware projetado especificamente para backup. Vários fabricantes atualmente oferecem soluções de appliance de discos, entre eles a Hewlett-Packard Enterprise com o seu HPE StoreOnce. A arquitetura destes equipamentos permite explorar o máximo de performance do sistema de gravação e recuperação de dados, seja em discos mecânicos ou flash. Aplicações embarcadas nestes dispositivos tornam a solução a opção ideal para as demandas de negócio onde a performance é um fator crítico.

Backup em servidor de backup

Esse tipo de solução é normalmente utilizada pela maioria empresas. Com a criação de grandes sistemas de armazenamento local, companhias podem criar rotinas de backup automatizadas em todo o parque digital. Dessa forma, elas contarão com uma forma rápida e simples de recuperar bancos de dados, snapshots de sistemas operacionais e até planilhas e outros arquivos de usuário. Apesar de acrescentar custos à solução, a utilização de um servidor de backup em conjunto com o backup em fitas possibilita uma estratégia de backup híbrido de excelente relação custo x benefício. Na maioria das vezes, as empresas determinam como política uma data limite para que os dados fiquem armazenados no servidor de backup, uma mídia mais cara, e após esta data sejam transferidos para arquivamento em fita, uma mídia mais barata.

Cloud storage

O armazenamento na nuvem de arquivos e configurações pessoais ganhou força nos últimos anos. Com o baixo custo e a razoável segurança oferecidos por esse tipo de ferramenta, qualquer pessoa pode contratar o serviço rapidamente. Ele é altamente escalável e ainda permite que o usuário faça tudo sozinho, mesmo sem um profundo conhecimento técnico.

Entretanto, como depende exclusivamente de uma conexão de internet, essa solução pode não ser adequada para grandes volumes de dados corporativos. A necessidade de contratação de links com operadoras de comunicação que suportem grandes volumes de dados amplia consideravelmente o componente custo deste tipo de solução. E como falamos no início deste post, “Quem tem um, não tem nenhum”… será preciso contratar pelo menos duas operadoras de comunicação para o mínimo de confiabilidade da solução.

Para dados críticos, é necessário avaliar os riscos para o negócio: por ser um serviço de terceiros, muitas vezes não é possível encontrar SLA´s aderentes às necessidades de negócio das empresas, ou seja, a política interna de TI deverá se adequar à política do fornecedor do serviço.

Por outro lado, pela sua simplicidade e acessibilidade, este tipo de solução é cada vez mais recomendado para baixos volumes, de dados com baixo impacto para o negócio.

A importância do backup para empresas

Com o aumento da quantidade de informações que os gestores devem lidar diariamente, a necessidade de buscar formas eficientes de armazenar e proteger registros aumentou consideravelmente. Nesse cenário, gestores de TI passaram a procurar novas formas de efetuar o backup de informações corporativas sensíveis.

Seja por meio do backup em fita ou o armazenamento na nuvem, sempre é possível encontrar a solução ideal para a sua empresa. Ela deve conciliar confiabilidade, segurança digital e a capacidade de recuperar os seus arquivos rapidamente. Se você ainda possuir alguma dúvida sobre qual opção escolher, basta contratar uma consultoria em TI. Com a ajuda de profissionais qualificados, decidir a melhor solução será algo simples e rápido.

E você, já usa algum serviço de backup na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!