Backup: 3 alternativas eficientes para proteger seus dados

Os gestores de TI e administradores de empresas entendem o quanto as informações e dados estratégicos são ativos valiosos e como deles, dependem partes vitais do negócio.

Por isso, critérios cautelosos com o armazenamento de dados e segurança da informação corporativa precisam ser adotados a fim de que a empresa não tenha sua estabilidade ameaçada, nem perca vantagem competitiva.

O desafio de garantir maior disponibilidade, sem comprometer o fator segurança é uma das principais barreiras a serem transpostas. Por isso, cada vez mais as empresas buscam boas formas de backup, seja completo ou parcial, compreendendo somente as informações vitais para o negócio. Analise algumas sugestões e saiba por qual optar.

  1. Drives e cartuchos

Unidades de leitura e gravação (drives) e cartuchos (fitas) de última geração trazem a vantagem de unir alta velocidade de processamento com maior capacidade por unidade, o que torna possível realizar mais em um tempo muito menor. A segurança e a flexibilidade são as principais características desta solução, pois permite várias opções de configuração. Veja algumas:

  • Implantação local com uma cópia de cartucho armazenada no Datacenter;
  • Implantação local com duas cópias de cartucho: uma armazenada no Datacenter e outra em um cofre externo;
  • Implantação redundante, com um sistema local e um sistema em um site de contingência, que pode ser um outro prédio no mesmo endereço ou até mesmo em outra cidade;
  • Implantação híbrida, com um sistema local com replicação (cópia adicional) na nuvem;
  1. Armazenamentos em disco

Por mais que a tecnologia evolua, a velocidade de processamento de uma solução composta por drive e cartucho está longe de alcançar a performance potencial de uma solução em disco. As altas demandas de armazenamento atuais, provenientes de aplicações de Big Data, Bancos de Dados, ERP´s, CRM´s, etc. muitas vezes exigem velocidades de respostas que só podem ser atingidas com uma solução em disco. Isso porque se a informação demorar para ser copiada, ela pode ser tornar obsoleta antes mesmo de ficar protegida.

Demandas de negócio que exijem este nível de performance podem contar com soluções em disco tão flexíveis que podem chegar a efetuar a cópia de segurança em tempo real, ou seja, no mesmo momento em que a informação estiver sendo gerada, ela já é copiada para o sistema de backup e protegida.

  1. Backups em nuvem

O tema ainda é controverso, mas vem sendo cada vez mais desmistificado. Atualmente existem disponíveis diversas soluções de backup em nuvem confiáveis com relação à performance e disponibilidade.

Mas é preciso prestar muita atenção ao contrato com o prestador de serviços, e os compromissos com relação ao SLA (Service Level Agreement). Caso os termos do serviço não estejam aderentes às necessidades do negócio, corre-se o risco de se tornar apenas mais um número de chamado dentro da burocracia, e sofrer perdas com a impossibilidade de se recuperar uma informação no tempo necessário.

Uma solução que vem sendo adotada com bastante inteligência é a utilização de soluções híbridas, ou seja: as informações e aplicações críticas para o negócio utilizam uma infraestrutura própria, seja em cartuchos ou discos, e as informações menos críticas utilizam serviços de backup em nuvem.

Quando bem utilizadas, todas estas alternativas trazem inúmeros benefícios para o negócio. Por isso, é extremamente importante ter o apoio de uma consultoria técnica especializada e experiente para ajudá-lo a descobrir qual opção é a melhor para sua empresa.

E você, já faz backup de seus dados com segurança? Quais opções você utiliza para maior proteção? Compartilhe sua experiência conosco pelos comentários